Implantação das coletas seletivas de resíduos sólidos de acordo com o Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PGIRS) é possível?

Programa Resíduos Sólidos: Compartilhando Responsabilidades

 

 

A Cidade de São Paulo com aproximadamente 11 milhões de habitantes gera 20 mil toneladas/dia de resíduos sólidos, sendo que boa parte desse lixo vai direto para o aterro sanitário. Essa realidade pode ser mudada através da implantação do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PGIRS) do Município de São Paulo. O PGIRS propõe que ocorram em todos os distritos ligados as subprefeituras as coletas seletivas de lixo domiciliar. As coletas seletivas são uma forma de coleta dividida em três frações: a cinza, onde são coletados os rejeitos pelo caminhão na cor cinza; a verde onde são coletados os resíduos domiciliares recicláveis secos, pelo caminhão verde e a marrom para os resíduos domiciliares orgânicos. Esse tipo de coleta facilita o encaminhamento dos resíduos recicláveis secos e os orgânicos para a reciclagem. Esses últimos podem ser reciclados no próprio local que são gerados, através do processo de compostagem.

Parceria: Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb)

 

Público: educadores; membros de associações; conselheiros; administradores de parques; membros de entidades de classe; coletivos jovens educadores; estudantes; lideranças comunitárias; membros de Organizações Não Governamentais (ONG’s).

Programação:
14h00 às 14h30 – Breve exposição sobre o PGIRS
Facilitadores: Miriam H B Falotico, diretora UMAPAZ-4 e Alessandro Mendonça Mazzoni, analista em meio ambiente UMAPAZ-4;
14h30 às 15h30 – Oficina: Montagem de Plano de Coletas Seletivas
Facilitadores: Miriam H B Falotico, diretora UMAPAZ-4 e Alessandro Mendonça Mazzoni, analista em meio ambiente UMAPAZ-4;
15h30 às 15h40 – Intervalo
15h40 às 17h00 – Oficina de Compostagem e Minhocário
Facilitadores: Leonardo Couto Pereira Cordeiro; Marta Samuel do Nascimento Evangelista; Marina Darezzo Paes.

Dia: 14 de agosto de 2015, sexta-feira
Horário: das 14h às 17h
Local: Núcleo Avançado de Gestão (NAG)/ Jaçanã-Tremembé
End.: Rua Conchita, 267 – Horto Florestal.

Inscrições: no local a partir do dia 06/08/2015 (quinta-feira) pelo telefone: (11) 2204-7898