Oficina da Palavra: A Arte Literária do Brasil - Modernismo

 

Ementa: Compartilhar certo conhecimento da Literatura Brasileira e contribuir, de modo geral, para a formação do cidadão-leitor contemporâneo tendo em vista o trabalho com a linguagem literária como forma de reintegração a uma base cultural. A literatura alimenta a leitura: quanto maior a dimensão cultural do leitor, melhor ele poderá ler e se capacitar para entender o mundo.

Justificativa: Na antiguidade clássica, a literatura, em prosa ou poesia, sempre se primou por um conteúdo pedagógico ao veicular valores essenciais à civilização. Retomamos esse discurso fundador para também justificarmos a inserção desta proposta de trabalho à idéia de cooperar para a construção de uma sociedade melhor ao oferecer/compartilhar, nesse sentido, um panorama geral da literatura brasileira em suas fases e estilos.

Objetivos: Identificar os recursos culturais e lingüísticos utilizados pelos autores brasileiros. Propiciar reflexões que possam promover a melhor expressão da crítica ou da sensibilidade do participante na forma escrita e na falada, assim como a atualização do gosto pela leitura.

Facilitadora: Profa. Dra. Cladir C. Gabriel García graduada em História e Letras, com mestrado e doutorado em Filologia e Linguística pela USP/São Paulo. Foi professora de História do Brasil, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Portuguesa, na rede do ensino estadual e professora de Teorias do Texto e Redação nos cursos de Letras, Jornalismo, Radio e TV das faculdades FIAM/FMU e Anhembi-Morumbi. Além disso, é frequentadora da UMAPAZ na qualidade de participante das Danças Circulares e de alguns eventuais cursos oferecidos pela entidade.

Coordenação: Estela Maria Guidi Pereira Gomes

Público: agentes culturais, educadores sociais e demais interessados

Vagas: 30 (primeiros inscritos)

Conteúdo Programático:

- Noções gerais sobre alguns conceitos de literatura: o que é, onde está, quais os valores e critérios de “literariedade”, a imposição dos cânones etc. O reconhecimento da Literatura como patrimônio cultural que pode ser apropriada para a construção de pactos de convivência, das ações afirmativas e da cultura de paz
- O Realismo e o romance
- O Pré-modernismo: a literatura de autores descendentes de africanos como Lima Barreto e Augusto dos Anjos
- A Semana de Arte Moderna em São Paulo
- Os poetas modernistas
- A geração de 45: poesia e prosa

Metodologia:

Participativa com exposição dialogada, contextualização dos momentos históricos de cada período, leitura e análise de textos.

Dias: 3, 10, 17, 24 e 31 de agosto e 14 de setembro de 2015, segundas-feiras
Horário: das 9h às 12h

Inscrições encerradas.