Comunicação Não Violenta na Mediação de Conflitos

 

Ao abrir espaço de conversa com o diferente na construção de uma vida justa em comum, a Mediação convida a transformar as relações e trabalhar com potências criativas do sujeito. Trata-se de um exercício de cidadania, desafio do nosso tempo, pelo qual cada um aprende a conviver com o outro, reconhecendo legítimas suas diferenças, em vista da construção de uma ação política comum como resposta a dilemas coletivos.

Vamos compreender os fundamentos da mediação de conflitos e explorar algumas de suas ferramentas, pensando concretamente nas suas aplicações no cotidiano em que se inserem os participantes do curso.

A proposta deste curso é oferecer um campo de reflexões e partilha de práticas aos profissionais da saúde que lidam diariamente com as questões da violência. Uma ação profissional amparada na Cultura de Paz busca desenvolver conhecimentos, habilidades, atitudes e valores necessários para a introdução de mudanças no comportamento das pessoas, levando em conta o equilíbrio da coletividade e amparando o desenvolvimento de um ser humano autoconsciente, apto a gerenciar seus estados internos e exercer sua ação no mundo de maneira equilibradora.
A carga horária do curso totalizando 24 horas é a considerada necessária para a apresentação dos conteúdos descritos em seu programa. Como instituição de educação ambiental informal, dirigida às pessoas de diferentes faixas etárias e formações, em caráter complementar e suplementar a educação do sistema formal de ensino, a UMAPAZ define a carga horária de seus cursos de acordo com os conteúdos definidos pela equipe no planejamento dos mesmos. Cabe ao palestrante desenvolver os conteúdos acordados.

Vagas: 40
Facilitação: Elvira Maria Leme
Coordenação: Glacilda Pinheiro Corrêa Pedroso
Público: Educadores, Conselho Tutelar, Estudantes GCM, líderes comunitários, agentes de saúde e outros interessados em desenvolver habilidades para lidar construtivamente com situações de impasse ou conflitos.

 

Para se inscrever, é necessário preencher o formulário (disponível aqui) e enviá-lo para: inscricoesumapaz@prefeitura.sp.gov.br

 

Dias: 17 e 24 de outubro, 14, 21 e 28 de novembro e 5 de dezembro, sextas-feiras
Horário: das 15h às 19h
Endereço: Sede do DEA|UMAPAZ– Parque Ibirapuera.
Pedestres: Portão 7A - Av. Quarto Centenário, 1268.
Estacionamento: Portão 7, Av. República do Líbano, estacionamento (Zona Azul).

Inscrições: inscricoesumapaz@prefeitura.sp.gov.br
Ficha de Inscrição: clique aqui