Curso Gestão de Resíduos Sólidos: a política, os atores e os mecanismos

 

 

A questão dos resíduos é ainda um dos maiores desafios das cidades. A Política Nacional de Resíduos Sólidos, editada em 2010, ainda requer maior compreensão sobre sua implementação. A UMAPAZ tem trazido o tema em diversos momentos, tendo sido realizadas no ano de 2013 palestras com grande participação. Entendemos que o tema continua na pauta e que é preciso maior investimento na sua disseminação. A abordagem da questão do consumo individual e coletivo e seus impactos socioambientais, assim como aquela que diz respeito à questão da gestão e minimização de resíduos resultantes desse consumo se destacam hoje como dois temas relevantes no âmbito dos processos de educação ambiental para a sustentabilidade. Desse modo, a UMAPAZ incluiu no Planejamento de suas atividades o desenvolvimento de um Programa voltado ao tema Consumo e Resíduos em três linhas de ação: Consumo Responsável e Escolhas, Gestão e Minimização de Resíduos, Sustentabilidade na Administração Pública. Na atualidade, os impactos ambientais decorrentes do volume de resíduos gerados pela sociedade têm reflexos diretos na qualidade ambiental do nosso planeta. Se considerarmos o fato de que no Município de São Paulo, o de maior população do Brasil, são gerados, diariamente, cerca de 18 mil toneladas de resíduos, bem como o fato de que processos de redução, reciclagem e reaproveitamento desses resíduos possibilitariam a redução de até 70% desse volume, é possível verificar a importância da opção pelo consumo responsável e escolhas conscientes pela sociedade contemporânea.

Este curso propõe uma reflexão sobre a gestão ambientalmente correta de resíduos sólidos através da instrumentalização dos participantes, por meio de palestras voltadas a ampliar o conhecimento e as informações sobre as políticas, os objetivos, as diretrizes e metas dessa gestão. Visa ampliar a discussão sobre a atual Política Nacional de Resíduos Sólidos e sobre os planos (nacional, estaduais e municipais) decorrentes dessa política, bem como sobre os desafios e oportunidades envolvendo a sensibilização e mobilização da população para a participação.

 

PROGRAMA:

Dia 06.10.14 - Aula 1 (Eng.º Sérgio Forini – SVMA)
A Política Nacional de Resíduos Sólidos – Objetivos, Diretrizes e Metas da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Dia 13.10.14 - Aula 2 ( Eng.º Sérgio Forini - SVMA)
Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos – Objetivos, diretrizes e metas do Plano Nacional. O Plano de Gestão de Resíduos Sólidos do Município de São Paulo.

Dia 20.10.14 - Aula 3 ( Adão Luiz Castanheiro Martins – UMAPAZ/SVMA)
Compostagem de Resíduos: Aspectos técnicos. – Prática da compostagem.. Demonstração de montagem e condução de uma leira compostagem.

Dia 27.10.14 – Aula 4 (Dra. Arlete Stucchi – Projeto Biologia Reciclando Ideias/ FMU)
Resíduos de Serviços de Saúde: Legislação sobre RSS: classificação, coleta, tratamento e disposição final. Visita monitorada na Estação de tratamento ( a data será informada no final da aula).

Dia 03.11.14 - Aula 5 (Jetro Menezes – Consultor Ambiental)
Coleta Seletiva – experiências de sucesso na implantação de programas de coleta seletiva abordando os procedimentos para sua realização e buscando apontar caminhos para um Programa bem sucedido.

Dia 10.11.14 - Aula 6 (Wilson Santos Pereira - COOPERVIRALATA)
Cooperativas e Catadores – Histórico e uma reflexão sobre os desafios da gestão compartilhada com inclusão social.

Dia 17.11.14 - Aula 7 (Marcelo Suster – Consultor da ECOUNIVERSO)
Reciclagem e Logística Reversa – Produtos e materiais que podem ser reciclados, ciclo de vida dos materiais reciclados, histórico e contexto atual do mercado de reciclados no Brasil.

Dia 24.11.14 - Aula 8 ( Glacilda – Educadora da UMAPAZ)
Mediação de conflitos na gestão de resíduos urbanos – Aula teórica sobre Cultura de Paz e Comunicação não violenta e simulação de casos com técnicas de mediação.

Dia 08.12.14 - Aula 9 ( Arqta. Regina Barros – UMAPAZ/SVMA)
Gestão de Resíduos Sólidos no Município de São Paulo – O sistema de gestão de resíduos sólidos do Município de São Paulo: o estado da arte. Avaliação e encerramento do Curso.

 

Vagas: 80 (com seleção tendo como critério a ordem de inscrição e o objetivo de atingir todo o público alvo de todas as áreas de formação (estudantes, público em geral, catadores, professores, gestores públicos e privados, dentre outros)).
Coordenação: Arqta. REGINA LUISA FERNANDES DE BARROS – Arquiteta pela Universidade Mackenzie (1982), com Mestrado em Administração Pública e Governo (Administração e Política Urbana) pela EAESP/FGV e Especialização em Gestão Ambiental pela FSP/USP. É funcionária efetiva da Prefeitura de São Paulo e trabalha na SVMA há 18 anos. Na SVMA foi Diretora da Divisão de Políticas Públicas, Diretora da Divisão de Licenciamento Ambiental de 2001 a 2005, e Diretora do Departamento de Controle da Qualidade Ambiental - DECONT de 2006 a 2012. Atualmente faz parte da equipe da Divisão de Formação da UMAPAZ.
Público: Gestores de instituições públicas e privadas, técnicos da área ambiental, pessoas que atuam na gestão de resíduos sólidos, educação e comunicação ambiental. Educadores, docentes de segundo e terceiro graus e demais interessados no tema.

 


Dias: 6, 13,20 e 27 de outubro, 3,10,17 e 24 de novembro e 8 de dezembro, segundas-feiras
Horário: das 14h às 17h
Carga horária: 27h com 9 encontros de 3h/a. (FREQUENCIA MÍNIMA: 75 %)
Endereço: Sede da UMAPAZ – Parque Ibirapuera. Av. Quarto Centenário, 1268.
Pedestres: Portão 7A.
Estacionamento: Portão 7 – Av. República do Líbano (Zona Azul)

 

Inscrições encerradas.