Palestra: Sequestro de Carbono: A responsabilidade socioambiental como cidadania

 

A forma mais comum de sequestro de carbono é a naturalmente realizada pelas florestas. Na fase de crescimento, as árvores demandam uma quantidade muito grande de carbono para se desenvolver e acabam tirando esse elemento do ar. Esse processo natural ajuda a diminuir consideravelmente a quantidade de CO2 na atmosfera.

A palestra visa apresentar uma experiência de sequestro de carbono desenvolvida pela professora Wilma Helena Francisco Penna Sallovitz com os alunos de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental de São Paulo.
Ha nove anos, a professora começou a trabalhar o tema do aquecimento global com seus alunos tratando de temas fundamentais como o Clima e sua influencia no desenvolvimento das civilizações e o agravamento da poluição atmosférica.
Considerando a necessidade de avançar da teoria para a prática, no sentido de chamá-los à responsabilidade socioambiental como exercício de cidadania, esse trabalho evoluiu para a prática de uma ação concreta com o plantio de mudas de árvores visando o sequestro do carbono por eles emitido durante o ano letivo.

 

Vagas: 80
Facilitação: Wilma Sallovitz é professora de geografia da Escola Municipal de Ensino Fundamental - EMEF Professora Esmeralda Salles Pereira Ramos (DRE Jaçanã-Tremembé)
Coordenação: Regina Barros.
Público: Educadores, professores do ensino fundamental, estudantes e pessoas interessadas no tema.

 

Para se inscrever, é necessário preencher o formulário (disponível aqui) e enviá-lo para: inscricoesumapaz@prefeitura.sp.gov.br

 

Dia: 8 de setembro de 2014, segunda-feira
Horário: das 14h às 17h
Endereço: Sede do DEA|UMAPAZ– Parque Ibirapuera.
Pedestres: Portão 7A - Avenida IV Centenário, 1268.
Estacionamento: Portão 7, Av. República do Líbano (Zona Azul).

Inscrições: incricoesumapaz@prefeitura.sp.gov.br
Ficha de Inscrição: clique aqui