Curso Língua e Literatura do Brasil: Reencontro e Retomada

 

 

Na antiguidade clássica, a literatura, em prosa ou poesia, sempre se primou por um conteúdo pedagógico ao difundir valores essenciais à civilização. Retomando esse discurso, este trabalho se propõe a refletir sobre a necessidade de cooperar para construir uma sociedade melhor, contribuir para a formação do cidadão-leitor contemporâneo identificando os recursos culturais e lingüísticos através da leitura e produção de textos. A oficina pretende propiciar reflexões sobre os valores da cultura de paz que possam promover a melhor expressão da sensibilidade do participante na forma escrita.

 

Programa:

1. O reconhecimento da Língua Portuguesa e da Literatura como patrimônios culturais que podem ser apropriados para a construção de pactos de convivência, das ações afirmativas e da cultura de paz.

2. Noções como os principais conceitos de língua, linguagem e discurso, a história e a expansão da Língua Portuguesa pelos continentes africano e sul-americano, as diversidades do português falado no Brasil e as formas de preconceito linguístico.

3. Leitura e interpretação de textos (utilização de técnicas com bases teóricas da Linguística aplicada ao ensino da língua escrita).

4. Prática de produção textual. A contribuição das criações literárias para uma sociedade humanística.

 

Referências Bibliográficas

BRANDÃO, H. N. (coord.) Texto, gêneros do discurso e ensino. In Gêneros do discurso na escola. São Paulo, Cortez Editora, 2002.

COUTINHO, I. L. Gramática Histórica, Editora ao livro técnico, Rio de Janeiro, 1976.

GNERRE, M. Linguagem, escrita e poder, Martins Fontes, São Paulo, 1998.
KOCH, I. G. V. A construção dos sentidos no texto: intertextualidade e polifonia. In: O texto e a construção do sentido. São Paulo: Contexto, 1997.

KOCH, I. G. V. A Inter-Ação Pela Linguagem. São Paulo Editora Cortez, 1997.

KOCH, I. G. V. Desvendando os segredos do texto. São Paulo, Cortez Editora, 2002.

MAINGUENEAU, D. Análise de textos de comunicação. Trad.: Cecília P. Souza-e-Silva e Décio Rocha. São Paulo, SP: Cortez ed, 2005.

 

Facilitação: Dra. Cladir Costa Gabriel Garcia é graduada em História e Letras, com mestrado e doutorado em Filologia e Linguística pela USP/São Paulo. Foi professora de História do Brasil, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Portuguesa, na rede do ensino estadual e professora de Teorias do Texto e Redação nos cursos de Letras, Jornalismo, Radio e TV das faculdades FIAM/FMU e Anhembi-Morumbi. Além disso, é frequentadora da UMAPAZ na qualidade de participante das Danças Circulares e de alguns eventuais cursos oferecidos pela entidade.

 

 

Para se inscrever, é necessário preencher o formulário (disponível aqui) e enviá-lo para: inscricoesumapaz@prefeitura.sp.gov.br

 

 

Datas: 17, 24 e 31 de março; 07, 14 e 28 de abril de 2014, segundas-feiras. (Visita externa ao Museu da Língua Portuguesa no dia 15 de abril, terça-feira)
Horário: das 9h às 12h
Carga horária: 21 horas/totais
Vagas: 30 (haverá seleção)
Público focalizado: educadores, agentes culturais e outros interessados.
Coordenação: Estela Maria Guidi Pereira Gomes e Thereza Christina Rosa
Local: Sede do DEA|UMAPAZ – Parque Ibirapuera.
Pedestres: Portão 7A para pedestres. Avenida IV Centenário, 1268.
Estacionamento: Portão 7, Av. República do Líbano (Zona Azul).

Inscrições: inscricoesumapaz@prefeitura.sp.gov.br
Ficha de inscrição: clique aqui