Oficinas “Carolineando”

Inscrições Abertas

 

A Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ) oferece de 6 à 27 de maio, das 13h às 17h, as oficinas “Carolineando” ministrada por Paola Prandini.

O ciclo de oficinas tem como mote os 50 anos da publicação do livro “Quarto de Despejo – Diário de uma favelada”, de Carolina Maria de Jesus. A autora foi uma catadora de papel, negra, semianalfabeta e favelada e que, a despeito de todas as dificuldades, registrou sua realidade em diários que deram origem ao livro que vendeu, na época, mais de 100 mil exemplares, traduzida em 13 idiomas. A publicação até hoje se mantém atual no retrato que fez da discriminação social e racial que a própria Carolina viveu.

O objetivo das oficinas é realizar encontros baseados na educomunicação, que tem como fundamento utilizar as ferramentas comunicativas em prol da educação, instrumentalizar os participantes para o cumprimento da Lei Federal nº 11.645/08, que torna obrigatório o estudo da História e Cultura Afro-brasileira e Indígena nas escolas brasileiras e atender a necessidades pessoais e profissionais sobre o tema para os demais interessados.

Cronograma
A duração da oficina é de um mês, com atividades semanais, totalizando quatro encontros, cada um com até três horas de duração.
• O que é literatura negra?
• Revisitando os clássicos: de Cruz e Souza à Carolina de Jesus
• A obra de Carolina
• Dando asas à imaginação

Paola Prandini é Jornalista, mestranda em Ciências da Comunicação e pós-graduada em Gestão da Comunicação pela Universidade de São Paulo, tendo como tema de sua pesquisa a aplicação da Lei Federal nº 11.645/08 nas salas de aula, a partir da Educomunicação. Graduada pela Faculdade Cásper Líbero, é co-criadora do projeto Dandaras (composto por fanzine e programa de rádio de mesmo nome, veiculado na rádio Gazeta AM, entre os anos de 2005 e 2008). Atualmente, é integrante da Comissão dos Jornalistas pela Igualdade Racial – COJIRA-SP e do Núcleo de Comunicação e Educação da USP, além de atuar como Educomunicadora no Programa Nas Ondas do Rádio, projeto da Prefeitura da Cidade de São Paulo, e ser sócia-fundadora da consultoria AfroeducAÇÃO (www.afroeducacao.com.br).

 Bibliografia

BARBOSA, Francisco de Assis. Vida de Lima Barreto. Belo Horizonte: Itatiaia, 1988, 7ª ed.
BARRETO, Lima. Triste fim de Policarpo Quaresma. Cotia: Ateliê Editorial, 2004.
BRASIL. Lei Federal nº 11.645/08, de 10 de março de 2008.
Disponível em:

Serviço:
Oficinas “Carolineando”
Data e horário:
de 6 à 27 de maio, às sextas-feiras, das 13h às 17h
Coordenação: André Luis Moura de Alcântara
Público focalizado: Educadores de todas as disciplinas dos Ensinos Fundamental e Médio e a interessados em geral
Local: UMAPAZ – Av. IV Centenário, 1268 - Portão 7A - Parque Ibirapuera
Vagas: 25
Para fazer sua inscrição nos cursos e oficinas da UMAPAZ ACESSE AQUI