Curso: Alfabetizando pela Paz

Um curso para refletir sobre Frentes para Alfabetização valorizando a supremacia da Palavra e o poder do educador como Agente da Paz.

A alfabetização é um marco na vida de uma criança. Decifrar o código alfabético apreendendo e estruturando conteúdos pode ser um processo prazeroso quando o educador se torna um verdadeiro mediador da paz integrando pensamento, afetividade, percepção, intuição e imaginação.

 

”Educar é encharcar de sentido o prazer“.
- Paulo Freire

Objetivos

• Refletir sobre as práticas de Alfabetização e Letramento;
• Conscientizar os educadores sobre o alcance da Palavra Viva, como estratégia alfabetizadora, nas Rodas de Conversa;
• Incrementar a interação Família – Escola favorecendo projetos alfabetizadores integrados.
• Enfatizar o uso de práticas que utilizem estimulação multissensorial e múltiplas linguagens para otimizar a aquisição da consciência fonológica, condição essencial para a alfabetização;
• Valorizar a Arte Narrativa como ferramenta alfabetizadora disseminando a literatura infantil.
• Ressaltar a importância da educação humanista na promoção de um ambiente saudável na sala de aula;
• Instrumentar educadores para a confecção de um Portfólio Alfabetizador.
• Através do empoderamento dos educadores promover a formação de alunos leitores e escritores, condição essencial para o alcance da cidadania;

Vagas: 40
Facilitação: Maria Cecília Martin Ferri, graduada em Fonoaudiologia pela PUC-SP; Pós-graduada em Terapia Ramain pelo IAL- Instituto ASRI-Labyrinthe e Universidade Metodista; Atua como Fonoaudióloga Clínica / Educacional da FUNSAI - Fundação Nossa Senhora Auxiliadora do Ipiranga; Responsável pelas Oficinas de Linguagem da ENSG – Escola Nossa Senhora das Graças; Contadora de Histórias; Coautora do livro “Contando e desenhando histórias... ouvindo o gênero”, da Editora Hepsykhé (2007);Professora do SIEEESP – Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de São Paulo; Palestrante da UMAPAZ – Universidade do Meio Ambiente e Cultura de Paz. Ministrou cursos e oficinas na Associação Viva e Deixe Viver, na Oficina de Cultura Amácio Mazzaropi, na DRE-Itaquera pela SME-PMSP e no Centro de Cultura da Índia.
Coordenação: Maricy Montenegro.
Público: técnicos da área da Educação, Cordenadores Pedagógicos, Eucadores da Educação Infantil e Fundamental da rede pública, fonoaudiólogos e psicopedagogos.

Dias: 30 de julho e 6, 13, 20, 27 de agosto e 3 de setembro de 2016, sábados
Horário: das 9h às 13h
Local: Sede da UMAPAZ – Parque Ibirapuera. Av. Quarto Centenário, 1268.
Pedestres: Portão 7A.
Estacionamento: Portão 7 da Av. República do Líbano (Zona Azul).

Inscrições encerradas!

Curso validado para progressão funcional (nível médio e superior)