Minicurso: Resíduos Sólidos, ambiente e saúde: diálogos e estratégias para a mobilização social e educação ambiental no Parque Benemérito José Brás

Sobre

A problemática atual em torno dos resíduos sólidos demanda ações urgentes. A educação ambiental constitui-se em um importante caminho para melhor compreensão destes problemas e para a busca compartilhada de estratégias voltadas ao seu enfrentamento, por meio do estímulo à processos dialógicos, reflexivos e que favoreçam oportunidades interdisciplinares de aprendizagem social ativa e de mobilização social. O que é necessário conhecer e caminhos metodológicos para a implementação de programas e ações sobre resíduos sólidos são preocupações deste minicurso.

 

Objetivos

Sensibilizar, formar e instrumentalizar os participantes frente à problemática dos resíduos sólidos, contribuindo para a implementação de programas e ações voltadas para a busca compartilhada de soluções, por meio de estratégias participativas de educação ambiental e mobilização social.


Conteúdo

» Relações entre Saneamento, Saúde e Ambiente.
» Contextualização da problemática atual dos resíduos sólidos: caracterização, disposição inadequada, impactos socioambientais e à saúde humana.
» Marco legal: Política Nacional de Saneamento Ambiental (Leis Federal 11.445/2007), Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei Federal 12.305/2010) e Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da cidade de São Paulo.
» Mobilização social e educação ambiental: estratégias participativas para abordar e enfrentar questões relacionadas aos resíduos sólidos.

Facilitação: Renata Ferraz de Toledo, Tatiana Matuk, Adriana Coradello
Coordenação: Instituto Macuco

Público: profissionais da educação e da saúde, representantes de associações, organizações e grupos sociais, lideranças comunitárias, moradores da região e demais interessados na temática.
Vagas: 35

Dias: 9, 16 e 23 de junho de 2016, quinta-feira
Horário: das 8 às 12h
Local: Parque Municipal Benemérito José Brás
Endereço: Rua Piratininga, 365, Brás, São Paulo, SP.

Inscrições: pelo email poloeabras@institutomacuco.com.br, ou pelo telefone (11) 2507-3798