Você conhece o Novembro Azul?

Realizada em muitos países do mundo, a campanha contra o Câncer de Próstata reúne atividades de conscientização sobre a importância da doença.

 O Novembro Azul é uma campanha internacional, que procura alertar a sociedade sobre os perigos causados pelo Câncer de Próstata e quais os modos de prevenção da doença. Durante todo mês são realizadas atividades para lembrar sobre a importância dos exames preventivos e também quais são as formas de tratamento. Em parceria com o Instituto de Oncologia Santa Paula, a UMAPAZ participa da campanha através da arrecadação de bonés, que serão doados aos pacientes deste câncer que estão em tratamento no Instituto Santa Paula.

Na cidades brasileiras, alguns monumentos históricos recebem uma iluminação na cor azul, fazendo referência à campanha Novembro Azul. Locais como o Cristo Redentor, o Congresso Nacional e o Monumento às Bandeiras, localizado em frente ao Parque Ibirapuera, adotaram a cor azul durante alguns dias do mês.

A campanha foi criada com o objetivo principal de sensibilizar os homens a procurar consultar periódicas para tratar do câncer. Uma dificuldade ainda enfrentada é a resistência de muitos homens ao exame do toque retal, essencial para que a doença seja detectada em fase inicial.

Tratado como tabu, o Câncer de Próstata é resultado de uma multiplicação desordenada das células da próstata, uma glândula presente no corpo masculino responsável por produzir 70% do sêmem dos homens, líquido que contém os espermatozóides. As causas reais do câncer ainda são desconhecidas. Entretanto, sabe-se que a enfermidade está ligada a fatores como a alimentação saudável e a prática de atividades físicas.

Em 95% dos casos, o câncer é detectado em fase avançada, o que dificulta e deixa o tratamento mais invasivo. Por isso, é muito importante que os homens prestem atenção em seu organismo. Fazer o exame do toque retal, que muitos homens ainda têm receio de realizar, é a melhor forma de detectar a doença em sua fase inicial.