Curso: Mãos que tecem, vozes que clamam

 

 

 Agulhas e linhas costurando as nuances da vida. Uma oficina na qual o Fio da Palavra, conduzido pela Arte Narrativa e a livre expressão das nossas histórias, vai se entrelaçar formando tecidos plenos de cores e possibilidades.


Há milênios os seres humanos de todos os países e culturas tecem mundos fabulosos com palavras e fios de variados tipos. Desde os humildes farrapos dos mendigos até as vestes suntuosas do rei, desde o linho comum até o valioso tecido dos tapetes cravejados de pedras, tudo nos fala dos intrincados caminhos da natureza humana na trama da vida.

As ações de fiar e tingir os fios até a tecelagem do pano sempre foram regadas a muitas conversas, recheadas de confidências, canções e histórias. Ao ouvirmos as narrativas vivemos as aventuras e emoções dos personagens nos deparando com diferentes perfis, deslocando-nos. A literatura abre as portas para sermos outros, diferentes de nós mesmos. Temos a oportunidade de adotar outros pontos de vista e este é o primeiro passo rumo à humanização.

E no delicado universo do bordado muitas virtudes vão sendo desenvolvidas, pois para tecer sempre foi preciso ter paciência, persistência e sensibilidade na escolha cuidadosa de cores e fios. E quanto se pode aprender quando este afazer se torna coletivo, pois unir para recontar com arte traz beleza e harmonia.

Portanto pretendo utilizar a ferramenta da costura e do bordado na partilha de narrativas, ideias e ideais promovendo reflexões dentro da Cultura de Paz e Sustentabilidade, almejando transformações e melhoria de qualidade de vida.


Há muito tempo, entre as tramas e urdiduras do mundo, quando rendas e brocados enfeitavam a terra, quando o céu do dia era cetim azul real e o céu da noite veludo escuro... havia um lugar, enfurnado entre os vales e as colinas, onde os tecelões e artífices de palavras, costureiras e contadoras de histórias davam vida aos tecidos dos contos.”
Tanya Robin Batt


Objetivos:

• Promover a interação e livre expressão dos participantes, valorizando a troca de experiências, o trabalho coletivo e o respeito às diferenças;
• Refletir sobre a ancestralidade da Arte do Bordado e sua estreita relação com a Arte da Palavra;
• Introduzir (ou aperfeiçoar) as técnicas básicas de costura manual e bordado instrumentando-os a tecer as imagens;
• Bordar memórias a fim de resgatar emoções positivas fortalecedoras, reconhecendo suas potencialidades;
• Incentivar a costura do cotidiano expressando a cada ponto e desenho as representações da vida real ou almejada, imprimindo sentimentos, sonhos, desejos e esperança, trilhando a Cultura de Paz e Sustentabilidade;
• Contar histórias propondo aos participantes criar o tecido do conto maravilhoso, unindo arte e beleza, promovendo a ampliação da consciência e humanização;


Programa:
O programa desta oficina será desenvolvido em seis encontros semanais de quatro horas cada, com um total de 24 horas. O conteúdo englobará as seguintes ações:

1ª aula: Entrelaçando o Fio da Palavra e o Fio do Bordado;
2ª aula: Bordando memórias;
3ª aula: Tecendo painéis coletivos trilhando a Cultura de Paz e a Sustentabilidade;
4ª aula: Arte Narrativa;
5ª aula: Aquarelas Bordadas e Xale de Retalhos;
6ª aula: Apresentação dos trabalhos e reflexões finais;

Vagas: 30
Facilitação: Maria Cecília Ferri é graduada em Fonoaudiologia pela PUC-SP; Pós-graduada em Terapia Ramain pelo IAL - Instituto ASRI-Labyrinthe e Universidade Metodista; Ministrou cursos sobre contação de histórias na UMAPAZ.
Coordenação: Maricy Montenegro e Lourdes Diniz
Público: Educadores, terapeutas, agentes de saúde, assistentes sociais e demais interessados pelo tema;

 

TURMA I:
Dias: 3, 10, 17 e 24 de outubro, sextas-feiras
Horário: das 8h às 13h
Carga horária: 20 horas/totais | 4 aulas
Inscrições encerradas.


TURMA II:
Dias: 14 e 28 de novembro, 5, 12 e 19 de dezembro, sextas-feiras
Horário: das 14h às 18h
Carga horária: 20 horas totais | 5 aulas
Inscrições encerradas.

  

Endereço: Sede do DEA|UMAPAZ - Parque Ibirapuera.
Pedestres: Portão 7A – Av. Quarto Centenário, 1268.
Estacionamento: Portão 7, Av. República do Líbano, estacionamento (Zona Azul).