Jogos Cooperativos e pedagogia da Cooperação

 

 

Os Jogos Cooperativos estão pautados na Pedagogia da Cooperação que permite o desenvolvimento da aprendizagem participativa e em cooperação sendo que os educandos aprendem e exercitam o compartilhar como instrumento de crescimento pessoal e como metodologia para exercitar trabalhos em grupo. Estes jogos surgiram a partir da reflexão do quanto a cultura ocidental valoriza o individualismo e a competição em contrapartida à necessidade de praticar a troca, a partilha e a cooperação. Os Jogos Cooperativos já eram praticados em diversos grupos antigos e segundo Fábio Brotto, "alguns povos ancestrais, como os Inut (Alasca), Aborígenes (Austrália), Tasaday (África), Arapesh (Nova Guiné), os índios norte americanos e brasileiros, entre outros, ainda praticam a vida cooperativamente através da dança, do jogo e outros rituais.

Segundo Reinaldo Soler “Quando a pessoa joga, aprende a se colocar no lugar do outro, priorizando os interesses coletivos. São jogos para unir pessoas e reforçar a confiança em si mesmo e nos outros que jogam. As pessoas podem participar autenticamente, pois ganhar ou perder são apenas referências para um coletivo aperfeiçoamento pessoal e coletivo. Os jogos cooperativos resultam numa vontade de continuar jogando e aceitar todos como são verdadeiramente, pois as pessoas estão mais livres para se divertir. Jogar cooperativamente é re-aprender a conviver consigo mesmo e com as outras pessoas.”

Estes jogos são instrumentos valiosos para se trabalhar os temas relativos às questões socioambientais e de cultura de paz contribuindo com o cultivo de valores necessários às mudanças de atitude e comportamentos visando a sustentabilidade.

O curso de Jogos Cooperativos tem como objetivos:
- Conhecer e praticar os Jogos Cooperativos;
- Compreender os fundamentos da Pedagogia da Cooperação;
- Estimular a reflexão crítica sobre COMPETIÇÃO X COOPERAÇÃO;
- Desenvolver maior empatia e capacidade de cooperar;
- Desenvolver a cooperação nos relacionamentos entre os membros da equipe;
- Vivenciar alguns Jogos Cooperativos e aprender a focalizá-los;
- Vivenciar e praticar a PAZ EM AÇÃO;
- Praticar comportamentos e atitudes cooperativas para a construção de um mundo melhor e mais fraterno.

Conteúdo Programático:

AULA 1: Jogos Cooperativos e Pedagogia da Cooperação.
AULA 2: Cooperação X Competição: A Emergência de um Novo Paradigma.
AULA 3: Jogos Cooperativos, Inteligências Múltiplas, Transdisciplinaridade e Cultura de Paz.
AULA 4: CAV – Ciclo de Aprendizagem Vivencial e a Dinâmica dos Grupos.
AULA 5: A Focalização em Jogos Cooperativos – Presença, Inclusividade, Amorosidade e Respeito.
AULA 6: Feedback e Comunicação Interpessoal – Auxiliares Linguísticos (PNL), CNV – Comunicação Não-Violenta, Assertividade e Apreciação.


A metodologia prevê 3 horas para cada aula teórico-prática utilizando exposição dialogada, leitura de textos, exercícios corporais, prática de jogos e diálogo.

Vagas: 40 (haverá seleção entre os 80 primeiros inscritos)
Facilitação: Adriano Galhardo
Coordenação: Estela Gomes e da Mirian M. Okada
Público: educadores ambientais, educadores em geral, profissionais da saúde e demais interessados na UMAPAZ

 

Para se inscrever, é necessário preencher o formulário (disponível aqui) e enviá-lo para: inscricoesumapaz@prefeitura.sp.gov.br

 

Dia: 15, 22, 29 de setembro, 13 e 20 de outubro e 3 de novembro de 2014, segundas-feiras
Horário: das 9h às 12h
Endereço: Sede da UMAPAZ – Parque Ibirapuera. Av. Quarto Centenário, 1268.
Pedestres: Portão 7A.
Estacionamento: Portão 7 – Av. República do Líbano (Zona Azul)

Inscrições: inscricoesumapaz@prefeitura.sp.gov.br
Ficha de inscrição: clique aqui

 

 

Bibliografia sugerida:

BOHM, David. DIÁLOGO – Comunicação e Redes de Convivência. São Paulo: Palas Athena, 2005.

BROWN, Guilhermo. JOGOS COOPERATIVOS – TEORIA E PRÁTICA. São Leopoldo, RS: Sinodal, 1994.

BROTTO, Fábio. JOGOS COOPERATIVOS – Se o importante é competir, fundamental é cooperar. Santos: Projeto Cooperação, 2002.

CASTILHO, Áurea. A DINÂMICA DO TRABALHO DE GRUPO. Rio de Janeiro: Qualitymark Editora, 1998.

DEACOVE, Jim. MANUAL DE JOGOS COOPERATIVOS. Santos: Projeto Cooperação, 2002.

DeAQUINO, Carlos Tasso Eira. COMO APRENDER – Andragogia e as Habilidades de Aprendizagem. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

DISKIN, Lia, e ROIZMAN, Laura Gorresio. PAZ, COMO SE FAZ?: Semeando Cultura de Paz nas Escolas. Rio de Janeiro: UNESCO, Associação Palas Athena, 2002.

FALCÃO, Paula, e VILA, Magda. FOCALIZAÇÃO DE JOGOS EM T&D. Rio de Janeiro: Qualitymark Editora, 2002.