Natal ecológico e moderno

Secretaria do Verde promove oficinas de enfeites, histórias, folguedos, brinquedos e ceias sustentáveis

 

 

 

 

 

Tem gente que pensa no Natal como aquela época do ano em que se gasta mais com comida, presentes e festa. Que tal resgatar o verdadeiro espírito natalino e transformar as festividades em algo sustentável, econômico e saudável?

 

A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, através da Universidade Aberta de Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ), e a Sociedade Vegetariana Brasileira promovem, nos dias 12 e 13 de dezembro, Oficinas para um Natal Sustentável. As oficinas são abertas ao público em geral e gratuitas, bastando fazer inscrições cerca de uma hora antes do início de cada uma delas, na sede da UMAPAZ.

 

Enfeites e cartões de boas festas podem ser únicos e resgatar o espírito do Natal. Oficinas de criação de estrelas de Natal, enfeites e cartões em papel e linha são opções para quem quiser confeccionar peças baratas, bonitas e únicas.

 

Para animar as festas natalinas, é possível aprender danças brasileiras a partir de oficinas que desenvolvem a expressão corporal com ritmos como samba, frevo, caboclinhos, maracatu, coco, ciranda, pastoril e boi.

 

E para aqueles que não aguentam mais histórias natalinas importadas, o evento oferece um passeio pelas histórias de personagens que povoam a literatura e os causos brasileiros, como João Grilo, Pedro Malazarte, Mateus, Catirina, Cumadre Fulozinha e Saci-Pererê.

 

Pra quem se preocupa com uma ceia saudável e ecológica, serão promovidas oficinas com chefs de cozinha, em parceria com a Sociedade Vegetariana Brasileira. São sugestões de ceias bem apetitosas. Os chefs ensinam como preparar uma ceia sem desperdiçar alimentos transformando seu natal mais sustentável e econômico.

 

Programe-se para um Natal saudável, ecológico, barato e consciente. Menos consumo e mais celebração da vida e do planeta Terra. Fique de olho nos horários e escolha sua oficina. Basta fazer inscrição no local cerca de uma hora antes do início de cada oficina.

 

 

 

Programação:

 

 

12 de dezembro, sábado

 

Oficina de Enfeites para a Celebração de Final de Ano

Facilitadora: Karina Campos Tisovec

Horário: 10h às 12 horas

O que é: Serão confeccionados enfeites transparentes com papel de seda para colocar em janela.

Até 25 participantes

Jovens e adultos

Sala Nova

 

Oficina de Estrelas de Natal

Facilitadora: Maricy Montenegro e Nívea

Horário: 14h às 16 horas

O que é: Vivência com o tema LUZ, atividade criativa e transformadora, que visa transformar nossas “obscuridades" e "apagões" em Luz, luminosidades, através da construção de uma linda estrela de papel.

Até 25 participantes

Jovens e adultos

Auditório Grande

 

 

Oficina Folguedos e Brinquedos

Facilitadora: Maria Rosa Caldas Lira

Horário: 10h às 12 horas

O que é: Expressão corporal nas danças do Brasil. Foco no desenvolvimento da expressão e consciência corporal a partir do jogo rítmico e passo de alguns dos principais folguedos brasileiros: samba, frevo, caboclinhos, afroxé, maracatus (baque solto e baque virado), coco, ciranda, arrastapé, xaxado, cavalo marinho, pastoril e boi.

Jovens e adultos

Auditório Grande

Até 25 participantes

 

Celebração Sustentável

Horário: 10h às 17h

O que é: Podemos fazer dessas festas uma celebração sustentável, celebrando também a vida e o planeta Terra. Se você quer trocar idéias sobre como a celebração pode ser sustentável, venha participar do nosso programa.

 

 

CEIA SUSTENTÁVEL

 

14h às 15h30

André Vieland - Vegacy
Chef e um dos proprietários do melhor restaurante vegano da cidade de São Paulo, segundo o blog Vegetariana, da MTV. Desde 2005 o restaurante vem conquistando admiradores, inclusive onívoros que trabalham pela região da Av. Paulista.

 

15h30 às 17h

Leila D - Galeria Orgânica

Artista experimentalista da culinária vegetariana há mais de 20 anos, desenvolve pesquisa alimentar em gastronomia funcional. Traz em seu trabalho toda sua experiência de viver em outros países como Japão, França, Alemanha e EUA ,onde começou seu interesse pela culinária viva. Criadora do restaurante Galeria Orgânica, 100% orgânico e vegetariano, que também oferece todos os dias um menu cru, tem como proposta oferecer ao público um novo conceito de alimentação: o "corpo sustentável", uma nova atitude alimentar.

 

17h às 18h30

Ricardo e Valéria – Wheat Orgânica

Valéria é farmacêutica, mestrado em Química de Produtos Naturais pela Universidade de São Paulo e vegetariana desde adolescente. Conhecedora de botânica e amante da riqueza das plantas medicinais brasileiras incorpora no seu dia a dia tudo aquilo que faz bem à saúde do corpo e da mente. Além de praticante e instrutora de yoga é sócia do Wheat Organics.

Ricardo é cozinheiro desde criança, além de amante da natureza, da aventura e da vida saudável. Ainda jovem, após quase concluir seu curso de Agronomia, viajou por países e cozinhas, aperfeiçoando sua arte culinária. Há cerca de dois anos decidiu reunir suas experiências de vida, unindo a gastronomia, sustentabilidade e saudabilidade, no projeto Wheat Organics.

 

13 de dezembro, domingo

 

Oficina Flores com jornal para enfeites de Natal

Facilitadora: Liane Bittencourt

Horário: 10h às 12 horas

O que é: Aprenda a fazer flores de jornal que poderão ser usadas para enfeitar a árvore de Natal, em lugar das tradicionais bolas. Igualmente lindas em arranjos de mesa para sua ceia, em guirlandas ou mesmo para reforçar a mágica atmosfera do Natal.

Até 25 participantes

Jovens e adultos

Auditório Grande

 

Oficina de Enfeites para a Celebração de Natal

Facilitadora: Ana André, artista plástica, arte educadora

Horário: 14h às 16 horas

O que é: Serão confeccionados anjinhos com material reciclável

Até 20 participantes

Jovens e adultos

Sala Nova

 

 

Oficina de Cartões de Boas Festas

Facilitadora: Karina Campos Tisovec

Horário: 15h às 17 horas

O que é: Serão confeccionados cartões com papel e linha de bordado

Até 20 participantes

Jovens e adultos

Sala Gaia

 

 

Oficina Folguedos e Brinquedos

Facilitadora: Maria Rosa Caldas Lira

Horário: 15h às 16 horas

O que é: Expressão corporal nas danças do Brasil. Foco no desenvolvimento da expressão e consciência corporal a partir do jogo rítmico e passo de alguns dos principais folguedos brasileiros: samba, frevo, caboclinhos, afroxé, maracatus (baque solto e baque virado), coco, ciranda, arrastapé, xaxado, cavalos marinhos, pastoris e boi.

Até 25 participantes

Crianças e Jovens

Auditório Grande

 

Oficina Histórias, Folguedos e Brinquedos

Facilitadora: Maria Rosa Caldas Lira

Horário: 16:30h às 17:30 horas

O que é: Um passeio pelas histórias das personagens que encantam a literatura, contos e causos brasileiros - João Grilo, Pedro Malazarte, Mateus, Catirina, Cumadre Fulozinha e Saci-Pererê.

Até 25 participantes

Crianças e Jovens

Auditório Grande

 

Celebração Sustentável

Horário: 10h às 17h

O que é: Podemos fazer dessas festas uma celebração sustentável, celebrando também a vida e o planeta Terra. Se você quer trocar idéias sobre como a celebração pode ser sustentável, venha participar do nosso programa.

 

 

CEIA SUSTENTÁVEL

 

14h às 16h

Tatiana Cardoso - Moinho de Pedra
Chef formada pela Escola de Culinária Natural Gourmet Cookery School, em Nova York, e pelo Instituto de Gastronomia e Nutrição. Em seu restaurante natural/vegetariano gourmet Moinho de Pedra só entra produtos orgânicos e nada de carne nem industrializados. Em seus pratos, a chef busca receitas que, além de saudáveis, são saborosas e elaboradas, desfazendo a idéia de quem acha que verduras e legumes são alimentos sem graça.

 

16h às 18h

Alberto Gonzalez - Oficina da Semente

Chefe formado pela Estácio de Sá, possui mestrado e doutorado em micro-circulação, realizado na Alemanha. Há 7 anos, iniciou seus estudos em alimentação viva com Ana Branco, mas foi em Campos do Jordão que começou com a oficina da Semente. Atualmente encontra-se morando em uma das ecovilas de Porangaba, onde tem pretensão de montar um consultório de germinação, tipo verde etc.