Leon Tolstoi

Novembro de 2010

 

Leon Tolstoi, Escritor russo, um dos maiores de todos os tempos, nascido na propriedade da família - Yasnaya Polyana - em 9 de setembro de 1828 e falecido na cidade russa de Astapovo, em 20 de novembro de 1910.


Cedo, ficou orfão dos pais e foi educado por preceptores. Aos 23 anos, alistou-se no exército e dessa experiência resultou seu 1º romance, "Infância",cujo sucesso o encorajou a seguir nos trabalhos literários e, mais tarde, colaboraria para que se tornasse um pacifista.

 

Assim, seus escritos que são acima de tudo pacifistas, aqueles posteriores aos livros que o tornaram célebre, fizeram de Tolstoi uma referencia também pela Paz, fazendo com que Gandhi, enquanto morava na Àfrica do Sul, tivesse corr espondencia com Tolstoi.

Aos 82 anos, cansado da vida em família, das riquezas que sua família sempre solicitava e desejando uma vida mais simples, foge de casa, rumo a um convento, mas faleceu a caminho, na estação ferroviária de Astapovo.

Tolstoi repudiou o Estado, condenou a propriedade privada, o uso do dinheiro e a exploração do homem sobre o homem, além de pregar o vegetarianismo e que Deus está dentro de cada um, deduzindo daí que a felicidade deve ser conseguida pelo bem, pelo amor de todos os homens e pela abstenção de todas as formas de violencia e ódio.

Junto a Dostoiéski, Gorki e Tchecov, Tolstoi é também um dos Grandes da literatura russa no séc XIX.