Sobre

Formação em Educação Ambiental e Cultura de Paz

A Formação em Educação Ambiental e Cultura de Paz da Umapaz desenvolve programas de formação e de difusão em Meio Ambiente e Cultura de Paz. Visa despertar o interesse, promover a reflexão e estimular a mudança de valores, hábitos e posturas do ser humano frente às questões socioambientais, com vistas à construção coletiva de uma sociedade mais cooperativa, equânime, sustentável e pacífica para todos os seus habitantes.

Os programas da Formação são: Metodologias Integrativas, Saúde e Meio Ambiente, Carta da Terra em Ação Mediação em Conflitos Socioambientais, Educação para a Gestão Ambiental e Educação e Natureza e oferecem cursos, palestras, oficinas, seminários, trilhas, exposições e vivências.

A metodologia de livre percurso da Formação busca oferecer a oportunidade de cada pessoa iniciar seu processo de ensino/aprendizagem por onde escolher e, por meio dos diferentes programas, montar seu próprio caminhar. Neste contexto de constantes reflexões, desconstruções de atitudes e práticas, geram transformações e inovações no campo do saber e do fazer.

A programação é oferecida a qualquer pessoa interessada, independentemente de sua idade, formação e ocupação. Uma pessoa pode ser atraída por uma proposta de sensibilização ou formação, bem como por atividades corporais, lúdicas, artísticas, ou reflexivas sobre Educação Ambiental e Cultura de Paz.

Acolhendo as orientações da Carta da Terra, do Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global, ODS – 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, das Leis Federal, Estadual e Municipal de Educação Ambiental, da Declaração e Programa de Ação sobre uma Cultura de Paz e a perspectiva de uma Educação Ambiental crítica e inclusiva, afirmamos que a Formação em Educação Ambiental e Cultura de Paz busca ensinar e aprender na esfera da identidade terrena, por modos sustentáveis e pacíficos de viver e de conviver no planeta; com encantamento e consciência.

Em consonância à transdisciplinaridade da Educação Ambiental, a equipe da Formação é composta por profissionais de diferentes áreas do conhecimento: biologia, geografia, pedagogia, nutrição, fonoaudiologia, direito, agronomia, artes plásticas, química, turismo, engenharia, psicologia, arte educação e serviço social.



Segue apresentação dos Programas:
 

Programa Metodologias Integrativas

Vivenciando abordagens, métodos e técnicas que buscam integrar/recompor as dimensões corporal, mental, emocional e espiritual do ser humano, tanto no âmbito pessoal quanto no coletivo; trabalham o corpo e o intelecto, a arte e a sensibilidade, o diálogo e a escuta ativa na direção da construção de uma sociedade mais equânime e sustentável.
 

Programa Saúde e Meio Ambiente

A partir da perspectiva da integralidade do ser enquanto parte do Universo, visa promover a prática do cuidado consigo e com o meio. Favorece e estimula um processo permanente em busca do equilíbrio dinâmico de todos os fatores que compõem a vida humana em prol da promoção da saúde e qualidade de vida.
Dentre os temas abordados, destacam-se Agroecologia, Medicinas Tradicionais, Plantas Medicinais e Segurança Alimentar e Nutricional.

Programa Carta da Terra em Ação

Contribui na formação de uma Rede de cidadãos preparados para atuar na cidade enquanto agentes socioambientais urbanos, abertos a percorrer um processo de aprendizagem contínuo e integrado, fundado na revisão de conceitos para a construção de uma sociedade sustentável. Volta-se ao fomento da participação, formação do coletivo e na incorporação da cultura de paz.
 

Programa Mediação em Conflitos Socioambientais

Visa formar cidadãos que atuem em conflitos socioambientais, oferecendo um campo de reflexões e partilha de práticas apoiadas numa cultura promotora de paz, do diálogo, da resolução pacífica de conflitos, sob uma ótica não violenta, e da revisão de acordos que legitime a convivência.
 

Programa Educação para a Gestão Ambiental

Oferece instrumentos de gestão ambiental que preparem para a atuação cidadã em espaços político-institucionais, na defesa dos interesses coletivos de bem-estar e das políticas públicas de proteção ambiental.
 

Programa Educação e Natureza

Tem como foco sensibilizar as pessoas com relação à natureza, aproximando-as deste precioso universo de ciclos de vida, que coexistem em cooperação constante. O objetivo deste Programa é despertar a conexão entre seres humanos e todas as formas de vida existentes em nosso planeta para que possamos conhecer e respeitar todos que se desenvolvem e pertencem a Terra.

 

 

Clique aqui para ver a programação mensal da Divisão de Formação.

Clique aqui para ver a programação permanente.

 

CONTATO | UMAPAZ | COMO CHEGAR