VIRADA POR VALORES 2020

topo

ATIVIDADE CANCELADA EM VIRTUDE DO CORONAVÍRUS

 

 VIRADA POR VALORES 2020

Dia: 21 de março, sábado
Horário: 9h às 17h45

 

Descrição

Esse dia de encontro dentro da UMAPAZ tem por objetivo contribuir e informar sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) em comunidades e organizações. Teremos palestras com conceitos gerais sobre desenvolvimento sustentável, voltados para a educação de qualidade, seguindo as orientações da agenda 2030-ONU, que foi criada para dar continuidade e ampliar os trabalhos iniciados com os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).
A VIRADA POR VALORES é um evento que busca agir local para atingir resultados no global, através de encontros semestrais, que estimulam novas descobertas de parcerias sustentáveis ligadas a valores universais
 

Objetivo

O objetivo principal do evento é tratar de valores ou questões subjetivas que influenciam ou podem influenciar na implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) em suas comunidades e organizações.

1. Inspirar a implementação da Agenda 2030 da ONU - Objetivos do Milênio e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), prioritariamente, em ambientes educacionais.
2. Estimular o participante a ser protagonista e agente de transformação local, criando um ciclo virtuoso de prosperidade coletiva e sustentável.
3. Valorizar iniciativas sustentadas por valores humanos universais, cultura de paz e educação ambiental.
4. Promover o sentimento de pertencimento ao reconhecer saberes pessoais e coletivos, agindo de maneira cooperativa, nas dimensões micro (pessoal) e macro (coletiva).

 

Metogologia

1. Acolhimento
2. Roda de Abertura
3. Partilhas de Saberes, Experiências e Projetos (workshops e vivências com facilitadores convidados)
4. Aulas expositivas e dinâmicas em grupo com o objetivo de expandir a desenvolverem os próprios projetos.
5. Avaliação
Uma das metas da VIRADA por VALORES é criar uma massa critica onde cada participante possa impactar o meio onde vive, criando um ciclo virtuoso de prosperidade sustentável.
 

 

Conteúdo Programático


 Apresentação de vídeo sobre a Agenda 2030, Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS.
A integração e a regionalização dos objetivos sustentáveis através da educação.
Comunicação sobre educação ambiental e consciência de ações coletivas transformadoras.
Impactos ambientais das comunidades e organizações.
Crescimento populacional, padrões de consumo e níveis de urbanização.
Pressão por terra, água e alimentos.
Mudanças climáticas

Cronograma
Das 09:00 às 09:30 horas - Eliane Terezinha dos Santos Bosio – Acolhimento , apresentação da UMAPAZ


Das 09:30 às 10:30 horas – Antonio Carlos Antunes – O Propósito da Virada por Valores e a Agenda 2030, e dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável - ODS.


Das 10:30 às 11:30 horas - Silvia Jara – Autodesenvolvimento e Qualidade de Vida – Uma ponte entre quem almeja contribuir e quem procura saber e ter inspiração na vida pessoal.

Das 11:30 às 12:30 horas - Dra. Monica Rossalia Silva Porto - SAÚDE , BEM-ESTAR E LONGEVIDADE. Proporcionar ao participante a compreensão sobre a correlação e a importância entre Saúde x Bem-Estar para atingir Longevidade produtiva e saudável.


Das 14:00 às 15:00 horas – Edinelson das Merces Silva – O MindSet do futuro e as Quatro Habilidades Criativas para a vida. Objetivo: Reconhecer e refletir na prática como podemos desenvolver estas habilidades!


Das 15:00 às 16:00 horas – Eliane Terezinha dos Santos Bosio – “A Arte como agente de consciência ambiental”. Oficina – sugestões sobre o reaproveitamento de resíduos têxteis.


Das 16:00 às 17:00 horas - Elaine Santana e Antonio Carlos Antunes – Ser e Educar e as 4 funções Psicoespirituais na matriz de autocuidado.


Das 17:00 às 17:45 horas – Avaliação final com Eliane Bosio e Antonio Carlos Antunes

 

Facilitação

Antonio Carlos Antunes Administrador de Empresas, Pós Graduado em Marketing, Empreendedor, Consultor, Professor, Coach Educacional, Palestrante, Terapeuta em Terapia de Vidas Passadas, Colunista Site Eu Sem Fronteiras. Cofundador da Academia Confluência e Cocriador das Metodologias 4 A, CIPE e MYLE. Voluntário na UMAPAZ desde 2017. Metodologias Integrativas em Educação Ambiental. Curso de Implementação das ODS Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. www.academiaconfluencia.com.br

 Eliane Terezinha dos Santos Bosio Professora de Artes Industriais (PUCRS), Artes Plásticas (UFRGS), Especialização em Arte terapia e Oficinas Pedagógicas na Educação Especial. Atua, há seis anos, na UMAPAZ, na equipe de Formação como coordenadora e facilitadora em Educação Ambiental.
 

Silvia Jara – Editora de Conteúdo do site EuSemFronteiras.com.br, Terapeuta Integrativa: Reikiana, Thetahealer e Facilitadora de Constelações Sistêmicas Familiares e Organizacionais. Workshops em: PNL, Arquétipos e Propósito de Vida (Quantum Academy), Feng Shui. Cursos de Formação em: Mind Mapping, Educação Mediúnica e Formação de Palestrantes. Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda. Atuou, durante 27 anos, como Moderadora e Analista de Pesquisa de Mercado Qualitativa. www.eusemfronteiras.com.br

Dra. Monica Rossalia Silva Porto Fisioterapeuta. Mestre e doutora em Neurologia. Terapeuta Ayurvedica. Fitoterapeuta clínica. Aromaterapeuta. Terapeuta Floral sistema Bach e da Lua. Pos graduada em Uroginecologia. Capacitação em Ginecologia Natural. Mestre em Reiki. Palestrante em Universidades e Empresas. Palestrante na UMAPAZ. Colunista site Eu Sem Fronteiras.


Edinelson das Merces Silva – Criador do Método Espera Criativa - Formado em Educação Física - Congressista 37º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte. Extensão Universitária em Transformational Design Thinking pela PUC-SP. Criador do Método Espera Criativa e Edtech. Cursos livres de Implementação: Arte Educador Social Poronga- Ação Educativa. BNCC: do Currículo a Sala de Aula na Educação Infantil - Instituto Singularidades; Agente Sócio Ambiental Urbano - UMAPAZ. Elaboração de Projetos- Ação Educativa. Pesquisa e Desenvolvimento: Tecnologia para avaliação de Estilo Emocional de Crianças e Adolescentes. (Formação e Implementação no Terceiro Setor) Palestras e oficinas em Escolas com centenas de professores impactados. www.esperacriativa.com.br

Elaine Santana é Terapeuta na Abordagem Integrativa Transpessoal e Theory U. Pós-graduada em Psicologia Transpessoal pela ALUBRAT e Programas de Liderança e Gestão de Mudanças “Leading Change in Times of Disruption” e “Leading from the Emerging Future – Theory U” (MIT). Cursou Magistério e graduou-se em Administração de Empresas. Dedica-se ao estudo e disseminação de práticas terapêuticas que contribuam para o reconhecimento e integração da individualidade. “Espiritualidade é o conjunto de todas as emoções e convicções de natureza não material que pressupõem que há mais no viver do que pode ser percebido ou plenamente compreendido, remetendo o indivíduo a questões como o significado e o sentido da vida, não necessariamente a partir de uma crença ou prática religiosa.” https://expandeampliandosentidos.com.br/
 

Coordenação

 Eliane Terezinha dos Santos Bosio

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

                 

 

Sobre

Público:  Lideranças de comunidades, professores, Educadores, pessoas responsáveis por acompanhamento da articulação social com os ODS em empresas e organizações públicas. Pessoas com desejo de atuar como agentes de mudança na sociedade à partir de valores universais

Vagas: 200

Dias: 21/3

Horário: 9h às 17h45

Local: Sede da UMAPAZ – Parque Ibirapuera.

Endereço: Av. Quarto Centenário, 1268.

Pedestres: Portão 7A.

Estacionamento: Portão 7 da Av. República do Líbano (Zona Azul).

Vagas esgotadas

 

Como chegar na UMAPAZ

 

Confira nossas redes socias

 

  •