Encontros Fórum Mundial da Água (FMA) e Fórum Alternativo Mundial da Água (FAMA): Quais Foram as Repercussões Pós-Eventos?

topo

Entre os meses de outubro e novembro de 2017 aconteceram na UMAPAZ, os encontros preparatórios para o 8º Fórum Mundial da Água (para saber mais clique aqui) onde foram discutidas questões distribuídas em 6 eixos-temáticos em consonância com o que foi elaborado no FMA, porém focados nos cenários da Cidade de São Paulo. Os eixos-temáticos são listados a seguir: clima – segurança hídrica e mudanças climáticas; pessoas – águas, saneamento e mudanças climáticas; desenvolvimento – água para o desenvolvimento sustentável; urbano – gestão integrada de água e resíduos urbanos; ecossistemas – qualidade da água, subsistema de água e resíduos urbanos e finanças – financiamento para segurança da água.
Nos encontros que ocorrerão em julho e agosto de 2018 na UMAPAZ, iremos conversar sobre o que foi o FMA e o FAMA, suas diferenças e complementaridades além de estabelecer cenários futuros com relação as repercussões sobre o que foi discutido nos dois eventos que ocorreram em Brasília em março de 2018.

 

Conteúdo Programático:

  • 31 de julho, terça-feira - 14h às 17h
    8º Fórum Mundial da Água (FMA): o que aconteceu? Síntese do acorrido e cenários futuros 
    Facilitação: Miriam Falótico - Bióloga pela UNESP; pedagoga pela UFSCar, e Educadora Ambiental na UMAPAZ.
    Ricardo Fraga - Engenheiro Agrônomo e Advogado, ambos Educadores Ambientais na UMAPAZ
  • 7 de agosto, terça-feira - 9h às 12h
    Fórum Alternativo Mundial da Água (FAMA): o que aconteceu? Síntese do ocorrido e cenários futuros
    Facilitação: Angelo Lima, Secretário Executivo do Observatório da Governança das Águas; Biólogo (UFRRJ); Especialização em Recursos Hídricos (UFPB); Mestre em Planejamento Ambiental (COPPE/UFRJ) e Doutor em Geografia (UNICAMP).

Isabelle Sucena, Ecóloga formada pela UNESP, possui experiência em Agroecologia, Educação Ambiental e Permacultura, Estudante de Licenciatura em Artes Visuais.

  • 14 de agosto, terça-feira - 14h às 17h
    FMA e FAMA: O que vem depois? Quais os documentos gerados nesses eventos? Como fazer com que o discutido se torne parte da agenda governamental e da vida da sociedade civil?

Facilitação: Katharine Oliveira Ribeiro, Membro do Movimento Aliança Rio Doce em São Paulo, Técnica Ambiental e Estudante de Geografia;

Gabriela Canindé, Representante do Comitê pela Água (USP-IFSP) e Gestora Ambiental.

Coordenação:

  • Miriam Falótico - Bióloga pela UNESP; pedagoga pela UFSCar, e Educadora Ambiental na UMAPAZ. Acesso ao Currículo Lattes.
  • Ricardo Fraga - Engenheiro Agrônomo e Advogado, ambos Educadores Ambientais na UMAPAZ e convidados.
     

Público: Servidores públicos, estudantes, educadores, conselheiros de meio ambiente, administradores de parque, lideranças locais, público em geral
Vagas: 100
Certificado: para quem tiver 100% de presença.
Declaração de horas: será fornecida para quem necessitar.

Dias: 31 de julho e 14 de agosto de 2018, terças-feiras
Horário: 14h às 17h

Dia: 7 de agosto de 2018, terça-feira
Horário: 9h às 12h

Local: Sede da UMAPAZ - Parque Ibirapuera - Av. Quarto Centenário, 1268
Pedestres: Portão 7A
Estacionamento: Portão 7 da Av. República do Líbano (Zona Azul)
Inscrições encerradas

Qualquer alteração na atividade será informada via e-mail aos inscritos.

Como chegar na UMAPAZ

 

 Confira nossas redes sociais!