Curso: Resíduos Sólidos e Perigo da Fauna no Contexto Aeroportuário

topo

Estão sujeitas a adoção de boas práticas relacionadas ao tema resíduos sólidos as pessoas físicas ou jurídicas, de direito público ou privado, responsáveis, direta ou indiretamente, pela geração de resíduos, ações relacionadas à gestão integrada ou ao gerenciamento dos mesmos (resíduos sólidos). Nesse contexto, algumas premissas devem ser observadas na seguinte ordem de prioridade à luz da legislação aplicada: não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento e disposição final ambientalmente adequada.

No tocante às operações aeroportuárias e aeronáuticas, a gestão inadequada dos resíduos pode comprometer a segurança operacional da aviação, principalmente no que diz respeito a formação focos atrativos de fauna, como, por exemplo, vazadouros e atividades geradoras de rejeitos com potencial atração.

Por conseguinte, a fauna, uma vez atraída, pode ocasionar colisões com aeronaves e gerar danos materiais e à vida. Assim, diferentes ações podem ser realizadas com objetivo de reduzir a probabilidade dessas colisões, entre elas, aquelas voltadas à gestão e redução de fatores atrativos.
Neste sentido, o presente curso tem por objetivo apresentar informações básicas que permitam conscientizar a sociedade e demonstrar a importância do gerenciamento dos resíduos sólidos e da fauna no que se refere à segurança das operações aeronáuticas.

 

Conteúdo Programático:

  • 1ª aula – (4 horas)
    - Abertura: Aeroportos e suas interfaces ambientais (1h)
    - Curso (3h):
    - Legislação aplicada a Resíduos (Ex.: Lei n.º 12305/2010, Decreto nº 7404/2010, RDC 56/2008, Resolução Conama nº 05/1993);
    - Exemplos aplicados.
  • 2ª aula – (3 horas)
    - Tipos de Resíduos, Coleta seletiva e destinação final;
    - Estudo de Caso.
  • 3ª aula – (3 horas)
    - Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos;
    - Estudo de Caso.
  • 4ª aula – (3 horas)
    - Entendendo o risco da fauna;
    - Legislação básica aplicada (Ex. Lei 12725/2012; RBAC 164/2014; Resolução CONAMA 466/2015; PCA 3-3/2017; entre outros).
    - Ocorrências reportadas - Panorama Brasileiro;
    - Instrumentos de gerenciamento do risco da fauna (IPF, PGRF e PMF);
  • 5ª aula – (3 horas)
    - A área de Segurança Aeroportuária e o uso do solo no entorno dos aeroportos;
    - Empreendimentos focos atrativos de fauna na ASA e sua relação com o gerenciamento de resíduos sólidos;
    - Importância do processo de licenciamento ambiental dos empreendimentos potenciais focos atrativos de fauna na ASA
    - Principais espécies atraídas pelo descarte inadequado de resíduos sólidos e o risco para aviação;
    - Limpeza urbana e Instrumentos municipais de gerenciamento de resíduos sólidos;
    - Estudo de Caso.

Palestrantes:

Aula 1:

  •  Vinicio Rossi Sugui – Engenheiro Ambiental, com especialização em gestão, perícia e auditoria ambiental e mestrado em meio ambiente urbano e industrial. Desde 2010 atua na gestão ambiental em aeroportos da Infraero.

Aulas 2 e 3:

  • Viviane Martins Soares - Mestre em Ciências pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN (2011), na área de Química Ambiental e Limnologia. Possui MBA Executivo em Gestão Aeroportuária, pela AVM Educacional Ltda. (2014) Especialização em Engenharia de Segurança no Trabalho pela Universidade Cândido Mendes (2015). Graduada em Engenharia Ambiental pelas Faculdades Oswaldo Cruz (2007). Atualmente é Engenheira Ambiental na Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária - INFRAERO. Experiência em gestão ambiental; gerenciamento de áreas contaminadas; licenciamento ambiental, com elaboração de relatórios e estudos para atendimento aos órgãos ambientais.

Aulas 4 e 5:

  • Alice Maria Guimarães Fernandes Vilhena - Bióloga com especialização em gestão executiva ambiental e mestrado em ecologia e conservação de recursos naturais. Desde 2011 atua no gerenciamento do risco da fauna em aeroportos da Infraero.

Coordenação:

  • Renata Crivoi de Castro E Ricardo Fraga

Público: Com escolaridade superior completa ou incompleta – nas áreas de ciências exatas e da terra, biológicas, engenharias e agrárias que se interesse ou que esteja envolvido com a respectiva área objeto do curso
Vagas: 100 - Haverá seleção de inscritos

Dias: 7, 14, 21 e 28 de junho; 5 de julho de 2018, quintas-feiras
Horário: 9h às 12h

Local: Sede da UMAPAZ - Parque Ibirapuera - Av. Quarto Centenário, 1268
Pedestres: Portão 7A
Estacionamento: Portão 7 da Av. República do Líbano (Zona Azul)

Inscrições encerradas

Qualquer alteração na atividade será informada via e-mail aos inscritos.

Como chegar na UMAPAZ

 

 Confira nossas redes sociais!