Curso Cirandas de Saberes - 2ª edição

topo

O Programa Metodologias Integrativas convida para o Curso Cirandas de Saberes que será realizado em sua 2ª edição. A ciranda é uma dança tipicamente brasileira, tendo recebido influências das danças da Europa vindas através dos portugueses e espanhóis. Com origem em Pernambuco, enraizou em nosso solo e se espalhou por todo o Brasil. É considerada por alguns autores a dança mais democrática que existe, qualquer um pode entrar na roda independente de sexo, cor, idade, condição socioeconômica e cultural. Também não há limite de participantes: se o espaço fica pequeno, formam-se rodas concêntricas para incluir a todos.
Dançada em círculo onde existe um centro comum, os passos em ritmo cadenciado convidam ao vai e vem das ondas do mar, do movimento de ir e vir da vida, do fazer juntos a partir das mãos dadas nos passos realizados em comum.
Pela ciranda convidamos a refletir sobre o meio natural, a cultura, a produção da cidade e a vida. O curso é uma proposta transdisciplinar de mesclar os passos e movimentos das cirandas com os saberes diversos sobre a evolução da vida, arquitetura das plantas, equilíbrio, cultura de paz e educação.

 

 

 

Conteúdo Programático:

  • 6/agosto: ORIGEM DA VIDA NA TERRA com Débora Pontalti Marcondes – a vida surge em um mundo quente, quase letal para muitos dos que vivem na Terra hoje. Mas como numa Ciranda, a vida se desenvolve. Num ritmo lento e repetido, acolhendo o diverso, um mar de cores e formas surge, molda e é moldado pela Terra.
  • 13/agosto: INTEGRAÇÃO DA NATUREZA com Vitor Lucato - a arte de transformar espaços, buscando o equilíbrio nas relações, sempre esteve presente na história da Terra. Conhecer a arquitetura das plantas e como a natureza funciona instiga a reflexão e ampliação de consciência.
  • 20/agosto: CIRANDA DE CULTURAS com Rose Marie Inojosa - A arte de conviver. Como a biodiversidade, a diversidade de culturas é um tesouro vivo do Planeta, engendrado no diálogo da espécie humana com cada espaço e momento histórico. Também é caixa de Pandora, de onde pulam conflitos e pestes como os preconceitos. Como viver juntos? Vamos conversar sobre essas dimensões, cirandando.
  • 27/agosto: EXPERIMENTANDO PROCESSOS EDUCATIVOS NA CIDADE com Lia Salomão - Quais processos educativos experimentamos na Cidade? Que transformações urbanas podem ser sonhadas a partir de um olhar educativo sobre os territórios? Neste encontro olharemos a cidade, seus elementos e interações como centrais a processos educativos que pretendem construir novas relações entre o homem e o meio.
  • 3/setembro: CIRCULANDO NAS CIRANDAS com Estela Gomes - após o percurso em quatro encontros propomos rever os passos e movimentos das danças, resgatar sentidos, circular saberes, refletir sobre o processo, trocar, compartilhar e avaliar.

Facilitação:

  • Débora Pontalti Marcondes
  • Vitor Lucato
  • Rose Marie Inojosa
  • Lia Salomão
  • Estela Gomes

Coordenação:

  • Estela Gomes

Público: Prioritariamente agentes socioambientais urbanos formados pelo Programa Carta da Terra em Ação, educadores ambientais e educadores/professores em geral.
Vagas: 40 (haverá seleção)

Dia: 6, 13, 20 e 27 de agosto; 3 de setembro de 2018, segundas-feiras.
Horário: 9h às 12h.

Local: Sede da UMAPAZ - Parque Ibirapuera - Av. Quarto Centenário, 1268
Pedestres: Portão 7A
Estacionamento: Portão 7 da Av. República do Líbano (Zona Azul)

Inscrições encerradas

Qualquer alteração na atividade será informada via e-mail aos inscritos.

Como chegar na UMAPAZ

 

 Confira nossas redes sociais!