Curso de extensão - História Ambiental da Cidade de São Paulo: Água e Energia

Curso validado - Proposta Nº 098/2018 e Código de evento: 20180144

No curso será discutida a urbanização de São Paulo enfocando o relacionamento da cidade com as águas e as fontes de energia que sustentaram esse processo em diferentes épocas, ressaltando o seu impacto urbanístico e ambiental. Será realizada a articulação da história da cidade com as histórias regional e global, pois a forma como a cidade lidou com as águas e com a energia, não pode ser compreendida, exclusivamente, a partir do âmbito local, tanto no que se refere a como se chegou a tais escolhas, como a seus impactos no meio ambiente. Também serão apresentadas as fontes de água e energia utilizadas na cidade, desde sua fundação até fins do século XIX, o advento da rede de abastecimento público de água com a expansão dos mananciais e as constantes crises hídricas, o advento da eletricidade na metrópole, o uso crescente de derivados de petróleo ao longo do século XX e as propostas de fontes de energia alternativas que foram formuladas nos últimos anos.

Conteúdo Programático:

  • 6 DE JUNHO - Aula 1– A urbanização de São Paulo: história e natureza. (3 horas)
     
  • 13 DE JUNHO - Aula 2 – A cidade e as águas. (3 horas)
     
  • 20 DE JUNHO - Aula 3 – A energia que moveu a cidade: impactos sociais e
    ambientais dentro e fora de São Paulo. (3 horas)
     
  • 27 DE JUNHO - Aula 4 – O futuro da metrópole. (3 horas)

Facilitação:

  • Profº Dr. Janes Jorge - Bacharelado e licenciatura em História (USP). Mestrado em História (USP). Doutorado em história (USP). Prof. Dr. Professor do curso de graduação e do programa de pós-graduação do Departamento de História da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Pesquisador na área de História Ambiental. Autor do livro: “Tietê, o rio que São Paulo perdeu – São Paulo, 1890 – 1940”. Membro do Conselho Consultivo da Associação Nacional de História, Seção São Paulo (2014-2016 e 2016-2018). Coordenador do Grupo de Trabalho “História Ambiental da ANPUH/SP” (2014-2016 e 2016-2018). Vice Diretor da área Acadêmica do Campus Guarulhos da Unifesp (2017-2021).
  • Profª Dra. Dora Shellard - Bacharelado e Licenciatura em História (FFLCH - USP). Mestrado em História Econômica (FFLCH - USP). Doutorado em História Econômica pela FFLCH/USP. Pós-doutoranda no IEB (USP)

Coordenação:

  • Ruth Weg
  • Débora Pontalti Marcondes


    Parceria: UNIFESP

Público: Pessoas que tenham interesse pelo tema
Vagas: 50 para o público em geral e 50 para funcionários da Prefeitura de São Paulo

Vide relação de cargos que a validação favorece clicando aqui.

Dias: 6, 13, 20 e 27 de junho de 2018, quartas-feiras
Horário: 9h às 12h

Local: Sede da UMAPAZ - Parque Ibirapuera - Av. Quarto Centenário, 1268
Pedestres: Portão 7A
Estacionamento: Portão 7 da Av. República do Líbano (Zona Azul)

Inscrições: aqui

Qualquer alteração na atividade será informada via e-mail aos inscritos.

Como chegar na UMAPAZ

 

 Confira nossas redes sociais!