Curso: Vida Urbana e Saúde

topo

Avaliação dos importantes aspectos sociais, econômicos e políticos relacionados com a melhoria da qualidade do ar e da vida numa megacidade como São Paulo.
Se as nossas metrópoles fossem um corpo humano, ele estaria doente, obesidade pelo crescimento exagerado; calvície representada pela destruição da cobertura vegetal; bronquite por anos de inalação de um ar poluído; acrescentam-se a isso o diagnóstico de impotência para fazer as políticas certas e o “mal de Alzheimer político”, dado que os neurônios dirigentes esquecem rapidamente os compromissos assumidos.
Os inúmeros centros da cidade foram tomados por empreendimentos comerciais gerando uma grande necessidade de mobilidade de pessoas e com isso milhares de pequenas chaminés embutidas nos veículos.
As pessoas que moram na periferia da cidade acordam muito mais cedo para chegarem aos seus locais de trabalho. Isso significa horas de sono perdidas, o que prejudica a capacidade do indivíduo de estudar e ter lazer. O trafego excessivo gera congestionamentos, uma das condições mais predisponentes para desenvolvimento de doenças e stress.
Em seu livro recém-lançado, Paulo Saldiva analisa os problemas tipicamente urbanos e como atingem nossa saúde, indicando como sociedade civil organizada e políticas públicas viáveis são essenciais para tornar nossas cidades saudáveis.

Facilitação:

  • Professor Dr. Paulo Saldiva - Médico patologista especialista em poluição atmosférica, professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, com pesquisas em doenças respiratórias, patologia ambiental e antropologia médica. Ciclista por vocação, gaitista por superação e esforço, é apaixonado por São Paulo. – Presidente do Instituto de Estudos Avançados – IEA/USP.

“O caminho para que a gente chegue numa situação ideal passa por uma reavaliação, no sentido mais amplo, das formas de andar na cidade, considerando não somente a qualidade do ar, mas também questões relativas à poluição sonora, térmica e mental”. P. Saldiva

Coordenação:

  • Eliane Terezinha dos Santos Bosio

Público: Pessoas interessadas em ampliar suas expectativas de soluções e esperança para o bem-estar de nossa cidade.
Vagas: 80

Dias: 19, 21, 26 e 28 de junho e 14, 16, 21 e 22 de agosto de 2018, terças, quartas e quintas-feiras
Horário: 19h as 21h

Local: Sede da UMAPAZ - Parque Ibirapuera - Av. Quarto Centenário, 1268
Pedestres: Portão 7A
Estacionamento: Portão 7 da Av. República do Líbano (Zona Azul)

Inscrições encerradas

Qualquer alteração na atividade será informada via e-mail aos inscritos.

Como chegar na UMAPAZ

 

 Confira nossas redes sociais!