Curso: Antroposofia e Meio Ambiente

 

A Antroposofia, introduzida no início do século XX pelo austríaco Rudolf Steiner, pode ser caracterizada como um método de conhecimento da natureza, do ser humano e do universo. Derivada do grego Anthropós-homem e Sophia-sabedoria, ela propõe uma abordagem do ser humano em seus níveis físico, vital, anímico e espiritual, e mostra como essas naturezas, absolutamente distintas entre si, atuam em constante inter-relação. A Antroposofia chegou ao Brasil através de imigrantes europeus e é aplicada em praticamente todas as áreas da vida humana.

 

Conteúdo Programático:

  • 6/04 - Antroposofia: origem, história, conceito, áreas de aplicação: Contextualização histórica. Quem foi Rudolf Steiner. O que é Antroposofia. Principais conceitos. Desdobramentos práticos: áreas de atuação. Como a Antroposofia se relaciona com as necessidades sociais e existenciais da nossa época.          

Patrícia Busatto:  Coach e Faciltadora de processos de Desenvolvimento Humano, fundamentada pela Antroposofia e a fenomenologia de Goethe. Formação em Aconselhamento Biográfico (Sagres), Mediação de Conflitos (Trigon/IMO/EcoSocial). Diretora de Comunicação e Relacionamento na Sociedade Antroposófica no Brasil desde 2015.

 

Intervalo

 

  • Antroposofia e Meio Ambiente - Reconectando com os reinos da Natureza dentro e fora do Ser Humano. Da Cosmovisão as áreas da atuação da Antroposofia

 Ricardo Ghelman - Professor Colaborador e coordenador do Programa de Pediatria Integrativa da Faculdade de Medicina da USP, Pós-doutorado em Antroposofia e Saúde pela UNIFESP/ Escola Paulista de Medicina e Diretor do Consórcio Acadêmico Brasileiro de Saúde Integrativa em parceria com a Bireme/OPAS.
 

  • 13/04 - Agricultura Biodinâmica, Nutrição e Desenvolvimento Humano
    Abordagem sobre o Funcionamento Biodinâmico da Paisagem. Balanço entre natureza e sociedade, a nutrição humana, Agricultura Biodinâmica e Antroposofia. 

Andreas Attila de Wolinsk Miklós - Agrônomo pela Faculdade de Ciências Agronômicas – UNESP, Botucatu. PhD em Ciências da Terra pela Universidade Paris VI. Atualmente Professor Doutor do Departamento de Geografia da FFLCH/USP.

  • 20/04 - Medicina Antroposófica – Medicina Antroposófica é uma ampliação da Medicina Acadêmica, criada na década de 1920, por Rudolf Steiner e Ita Wegman. A prática baseia-se em métodos das ciências naturais, que se propõe a observar e descrever detalhes da natureza física - corporal do ser humano. -

Carmen Lígia Cucê Nobre - Médica pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto/USP; médica antroposófica pela Associação Brasileira de Medicina Antroposófica; Mestre em Educação em Saúde pela UNIP; docente do Curso de Formação em Medicina Antroposófica pela ABMA Nacional; docente colaboradora da Faculdade Rudolf Steiner-SP.

Intervalo

  • Farmácia Antroposófica/Weleda - Abordagem com foco principal nas substâncias da natureza e sua relação com o organismo humano. A escolha das matérias primas para a fabricação de medicamentos antroposóficos. Cuidados com o cultivo das plantas medicinais. Processo de obtenção das tinturas e reciclagem dos resíduos gerados. O papel do farmacêutico em todas as fases da produção, desde o cultivo até a dispensação do medicamento.  

Rodolfo Schleier - Fármaco-Bioquímico. Especialista em Fitoterapia. Colaborador do Departamento Médico-Científico da Weleda do Brasil desde 2005. Responsável pelos projetos de certificação orgânica e biodinâmica dos cultivos da Weleda do Brasil.

  • 27/04 - Pedagogia Waldorf – das 9h às 12h.
    A Pedagogia Waldorf acompanha e respeita o tempo de crescer. O conteúdo é transmitido respeitando a fase de desenvolvimento em que o aluno está, a fim de que ele possa reconhecer dentro de si as experiências para as quais está pronto a viver. Tem como propósito formar indivíduos em condições de zelar por sua liberdade, prontos a responderem por suas decisões e darem sua contribuição consciente ao mundo. - 

Deolinda Saraiva de Oliveira - Pedagoga e Psicopedagoga. Professora e Coordenadora do Ensino Infantil na Escola Waldorf SP.

Coordenação:

  •  Mirian M. Okada

Público: Público interessado
Vagas: 80

Data: : 6, 13, 20 e 27 de abril de 2018, sextas-feiras
Horário: 9h às 12h

Local: Sede da UMAPAZ - Parque Ibirapuera - Av. Quarto Centenário, 1268
Pedestres: Portão 7A
Estacionamento: Portão 7 da Av. República do Líbano (Zona Azul)

Inscrições encerradas

Qualquer alteração na atividade será informada via e-mail aos inscritos.

Como chegar na UMAPAZ

 

 Confira nossas redes sociais!