Curso: Práticas Pedagógicas e ODS: Como Promover Mudanças na Prática Escolar a Partir do Uso de Recursos Éticos

 

Curso com quatro encontros de três horas, para professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, visa compartilhar conhecimentos e construir reflexões relacionadas a metodologias e estratégias pedagógicas adequadas à questão da sustentabilidade socioambiental e aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) na unidade escolar. Especialmente voltado à questão do consumo consciente por parte do professor na unidade escolar, em relação ao uso do material pedagógico. 

 

Objetivo: 
Tem como objetivo proporcionar trocas de práticas pedagógicas, que podem contribuir ao estilo de vida da comunidade escolar no que se refere ao consumo de material pedagógico em sala de aula. Visa contribuir na ampliação do repertório de consumo de material pedagógico, com alternativas viáveis ao uso do EVA e do plástico.

  •  Propiciar a incorporação de práticas de sustentabilidade ao estilo de vida da comunidade escolar;
  • Compreender as questões ambientais e oferecer estratégicas em relação ao consumo consciente de material pedagógico em salas de aula com alternativas viáveis ao uso do EVA e do plástico entre outros materiais;
  • Contribuir na formação do professor visando levar alternativas ao cotidiano escolar no consumo e disposição adequada de resíduos.

Metodologia:
Aulas expositivas, estudos de caso, dinâmicas individuais e em grupo.

 

 

Facilitação:

  • Mirella Loayza: graduada em Pedagogia e Letras com habilitação em Inglês Pós-graduada em Neurociências Aplicadas a Educação-Faculdades Integradas Campos Salles. Integra o quadro de magistério da rede municipal de São Paulo desde 2015.
  •  Giovana Barbosa de Souza: Mestre em Direitos Humanos e Democratização pelo Centro de Direitos Humanos da Universidade de Padova, na Itália. Especialista em Educação Infantil, Relações Públicas de graduação, Coordena projetos voltados à infância, arte e natureza. Coordenadora de projetos e docente na UMAPAZ – Universidade Aberta de Cultura de Paz e Meio Ambiente, consultora de projetos voltados à Infância, Sustentabilidade e Direitos Humanos.

Coordenação

  • Giovana Barbosa de Souza

Público: Professores, educadores, pais ou pesquisadores que atuam em organizações públicas, privadas ou oriundas da sociedade civil, que queiram se aprofundar em técnicas de implementação de processos ligados a sustentabilidade e inovação.
Vagas: 25

Data: 4, 11, 18 e 25 de abril de 2018, quartas-feiras
Horário: 18h30 às 21h30

Local: Sede da UMAPAZ - Parque Ibirapuera - Av. Quarto Centenário, 1268
Pedestres: Portão 7A
Estacionamento: Portão 7 da Av. República do Líbano (Zona Azul)

Inscrições encerradas

Qualquer alteração na atividade será informada via e-mail aos inscritos.

Como chegar na UMAPAZ

 

 Confira nossas redes sociais!