Curso: Introdução à Comunicação Não Violenta



Curso com quatro encontros com duração de três horas. Para um público com o objetivo de contribuir para a criação de um clima de cooperação e valorização por meio da comunicação, através da mudança de padrões negativos e depreciativos em formas mais construtivas e positivas da linguagem.

Objetivo:
O curso visa a disseminação de ferramentas que contribuem na condução de reuniões, conversas e discussões de maneira construtiva, promovendo formas mais segurança para se comunicar com pessoas em situações difíceis e desafiadoras.

Objetivos Específicos:

  • Fortalecer o desenvolvimento de uma cultura de cooperação, valorização e confiança através de diálogos autênticos e empáticos;
  • Ampliar a compreensão de situações que promovem comportamentos agressivos;
  • Aprender a reconhecer as próprias necessidades;
  • Colaborar para o estabelecimento de uma comunicação empática no ambiente escolar, (corpo docente, discente, funcionários, diretivos e famílias).

Metodologia:
Metodologia utilizada será prático-construtivista, baseada na Andragogia (Pedagogia adulta), ou seja, experiencial, considerando a prática como parte essencial do processo “fazendo” que aprendemos melhor. Pois todos os adultos possuem um amplo repertório de conteúdo.
Isto faz com que, muitas vezes, a mera apresentação teórica crie a ideia de que “já se sabe” o que está sendo proposto. Com a experimentação, criam-se novas competências e identificam-se áreas de oportunidade de crescimento e desenvolvimento.

Conteúdo – Neste processo serão abordados os seguintes temas :

  • Relação EU-TU;
  • Reação versus Resposta;
  • Escuta empática e níveis de escuta;
  • Os 4 passos da CNV;
  • O poder da empatia;
  • Observar sem avaliar: fato versus julgamento;
  • Distinguir sentimentos, pensamentos e “pseudo-sentimentos” ;
  • Necessidades versus estratégias;
  • A arte de pedir: pedidos versus exigências.


Material didático:
Este trabalho será suportado com um kit de material didático, individual, para cada participante, do qual formam parte:

  • “Diário de Bordo” para registro das experiências;
  • Pasta com materiais de apoio aos exercícios para trabalhos individuais e em pequenos grupos;
  • Relação de bibliografia e material multimídia de apoio;
  • Como o livro do Dr. Rosenberg é a bibliografia básica e fundamental da CNV, costumamos levar 3 (três) exemplares do livro para sorteio entre os participantes, com o objetivo de estimular a sua leitura. Todo o material de suporte às aulas e exercícios será elaborado e oferecido pela facilitadora durante

Facilitação: Pamela Seligmann
Psicóloga e pedagoga. Argentina de nascimento e reside no Brasil há 30 anos. Atua como educadora de equipes há 15 anos, colaborando para o desenvolvimento de pessoas e equipes de trabalho em empresas multinacionais, no Brasil, América Latina e Europa, assim como em entidades de Terceiro Setor. É membro da International Coaching Community – ICC – e tem várias formações em coaching reconhecidas mundialmente. Formada há 12 anos em CNV, utiliza esta valiosa ferramenta na construção dos vínculos e relações entre os membros dos times nas empresas. Mãe de dois filhos.

Coordenação: Giovana Barbosa de Souza
Mestre em Direitos Humanos e Democratização pelo Centro de Direitos Humanos da Universidade de Padova, na Itália. Especialista em Educação Infantil, Relações Públicas de graduação, Consultora de projetos voltados à infância, membro do Conselho Deliberativo da Aliança pela Infância no Brasil, membro do Conselho Internacional da Aliança pela Infância, coordenadora de projetos e docente na UMAPAZ – Universidade Aberta de Cultura de Paz e Meio Ambiente, consultora de projetos voltados à Infância e Direitos Humanos.

Público: Educadores, servidores, profissionais de saúde, e todo tipo de prestadores de serviço que tenham contato com público em geral. Também a pessoas que queiram se aprofundar em técnicas de comunicação assertiva e desejem aprender a se relacionar de forma efetiva.

Vagas: 25 por turma

Cronograma:
Dias: 6, 13, 20 e 27 de março de 2018, terças-feiras
Horário: das 18h30 às 21h30

Local: Sede da UMAPAZ – Parque Ibirapuera. Av. Quarto Centenário, 1268.
Pedestres: Portão 7A.
Estacionamento: Portão 7 da Av. República do Líbano (Zona Azul).

 

Inscrições encerradas

Qualquer alteração na atividade será informada via e-mail aos inscritos.

 


» Clique aqui e veja todas as atividades da UMAPAZ

 

Como chegar na UMAPAZ:

Confira nossas redes sociais!