Biodanza e Conexão com a Natureza

 

 Vivemos cada dia mais um mundo virtual que nos distancia das relações humanas e da natureza. A Biodanza é um sistema criado pelo chileno Rolando Toro, que na década de 40-50 foi sensível ao levar seus alunos da escola primária para a natureza, compreendendo que a natureza é uma grande mestra: nela tudo se movimenta, tem ritmo, flui para manter e conservar a vida. A palavra “Biodanza” significa dança da vida, ou seja, compreende gestos, expressões e movimentos integrados plenos de sentido. É um sistema de desenvolvimento dos potenciais humanos, de integração afetiva, renovação orgânica e reaprendizagem das funções originárias da vida. Tem como objetivos integrar e expressar Identidade, melhorar o nível geral de saúde, facilitar o acesso a uma nova percepção da vida, melhorar as relações tanto pessoais como profissionais, melhorar a conexão com a natureza e com o Cosmos. Sentir que somos vida entrelaçada com todos os seres vivos. Sua base filosófica é o PRINCIPIO BIOCENTRICO, colocar a Vida no centro.
Sua Metodologia é vivencial: utiliza músicas específicas, canto, movimento/dança e o encontro humano, para induzir vivências integradoras que levam os praticantes a perceberem como está o seu relacionamento com as outras pessoas, consigo mesmo, com a natureza e com todos os sistemas viventes. Esta percepção permite que tenham oportunidade de aprender novamente as funções simples e básicas da vida, a vivenciar intensamente e por inteiro o momento presente, religando-se com o sagrado da Vida.

Numa aula de Biodanza, somos convidados a silenciar o verbo, aguçar os sentidos e descobrir outras formas de comunicação que entende os sinais da natureza. Vamos aos poucos nos alfabetizando no amor, na empatia, na cooperação, na aceitação da diversidade, no companheirismo, na qualidade humana, na criatividade e na criação de espaços de sustentabilidade amorosa.
Esta vivência acontece fora da sala de aula em conexão direta com a natureza.

Objetivos
• Vivenciar novas formas de integração com a natureza.
• Possibilitar momentos de expressão que facilitem perceber-se na relação consigo e com o outro de forma criativa, afetiva e solidária.
• Despertar a sensibilidade dos participantes, através do olhar que contempla, do silencio que escuta os mistérios da vida, do toque que nutre com amor a natureza.
• Criar condições para que os participantes sintam o pisar na terra, o descobrir os caminhos que desejam trilhar.
• Trabalhar a confiança e aliança da natureza humana com a natureza, gerando o espaço do cuidado, que propicia o semear, o regar novas formas de cuidado e sustentabilidade.
• Propiciar situações vivenciais que permitam a liberação de tensões e uma sensação de bem-estar, de paz e a motivação para continuar facilitando-se e facilitando os outros em uma ambiência natural e acolhedora.

Facilitação: Maria Angelina Pereira , Diretora e didata da Escola Paulista de Biodanza desde 1990, Titulada em 1986 formada pela Escola Paulista de Biodanza com o criador do Sistema de Biodanza, Rolando Toro Araneda e certificada pela International Biocentric Foundation. Foi membro do Conselho Científico da International Biocentric Foundation; assistente social aposentada pela prefeitura de São Paulo, especialista em Teorias e Técnicas de Cuidados Integrativos - UNIFESP, especialista em administração hospitalar e gerontologia social, consultora empresarial e educacional na área de Integração, Qualidade de Vida, Saúde, Criatividade e Desenvolvimento do Potencial Humano. Ministra cursos de Biodanza em grupos regulares semanais, escolas de Formação de vários estados do Brasil, América Latina, Europa, Japão, EUA, e trabalha como consultora e palestrante em Empresas, Escolas Públicas e Privadas, Universidades, etc.
Coordenação: Márcia Amélia Moura, Psicóloga, Educadora Ambiental, docente da UMAPAZ e Mirian Mayumi Okada, Assistente Social, Educadora Ambiental, docente da UMAPAZ.
Vagas: 40
Público: aberto a todos que queiram vivenciar o amor por si, pelo outro e pela natureza.
Importante: Vir com roupas esportivas que deem condições de movimento e calçados confortáveis. Trazer protetor solar e garrafa com água.
Dia: 30 de novembro de 2017, quinta-feira.
Horário: das 9h30 às 12h30 

 

Local: Sede da UMAPAZ – Parque Ibirapuera. Av. Quarto Centenário, 1268.
Pedestres: Portão 7A.
Estacionamento: Portão 7 da Av. República do Líbano (Zona Azul).

 

Inscrições: aqui

Qualquer alteração na atividade será informada via e-mail aos inscritos.

 


» Clique aqui e veja todas as atividades da UMAPAZ

 

Como chegar na UMAPAZ: