Oficina – A cultura de paz nas histórias para crianças

 

 Apresentar técnica da a narração de histórias, lidas ou contadas livremente, como um dos caminhos para a construção de uma Cultura de Paz, possibilitando a sensibilização e a reflexão dos ouvintes sobre os princípios que garantem a dignidade humana, levando em conta o respeito às diferenças, a superação das situações de exclusão, a tolerância e a solidariedade entre os povos, a rejeição à violência, a preservação do planeta e o diálogo como instrumento de negociação.
Serão dois encontros, durante as manhãs de sábados.  

Proposta:
• O ato de contar histórias através dos tempos e o resgate da tradição oral;
• A proposta de Cultura de Paz; • A psicologia dos contos: aspectos simbólicos presentes nas narrativas;
• A formação de repertório: a escolha de histórias que levem à paz;
• Aspectos gerais da arte de contar histórias: recursos pessoais do narrador, recursos externos (a utilização de objetos, bonecos, imagens, música, sonorização etc.);
• A “Roda de Histórias de Paz”.


Facilitação: Gislaine Caitano, pianista e educadora musical com especialização infantil nas áreas de canto coral, prática de grupo e flauta doce, com participação na gravação dos Cds “Som, Ritmo e Movimento” (2007) e “Tchbum” (2009) pela ONG Ação Comunitária. Ex-aluna da Mestra Enny Parejo e Gisele Cruz, atuou sob a coordenação da Profª Dra. Teca Alencar de Brito no Projeto "Um passo a mais" do Instituto Pão de Açúcar. Atualmente trabalha como educadora cultural em escolas da rede particular de ensino com musicalização para a Educação Infantil. Ministra oficinas de musicalização para educadores e é integrante da Cia Cantos & Contos, com apresentações que unem a linguagem musical às narrativas em espetáculos para crianças e adultos. Co-autora do cd “Saracuteia: Cantos & Contos para quem ainda usa fraldas”.
Ivani Magalhães, contadora de Histórias e Mestre em Educação pela PUC-SP com formação em Psicologia e Pedagogia. Há doze anos atua como docente no Centro Universitário Ítalo Brasileiro - UniÍtalo, ministrando aulas no curso de Pedagogia. É coordenadora das atividades de extensão e pesquisa ligadas à Brinquedoteca da Instituição. Pesquisa temas ligados à Educação Infantil, Cultura da Infância e Narração Oral. Ministra oficinas e Workshops sobre a Arte de Contar Histórias, Brinquedoteca, entre outros temas vinculados à infância e à ludicidade. Idealizadora e coordenadora do curso de Pós-Graduação Linguagens da Infância. Professora no curso de Pós-graduação "A arte de contar histórias: Abordagens poética, literária e performática". Autora dos livros de literatura infantil "Minhoca Dondoca" (Giostri, 2012) e "Papelito: Uma história de amor com o meio ambiente” (Giostri, 2012) e co-autora dos livros "A arte de contar histórias: Abordagens poética, literária e performática" (Ícone, 2010) e "Essa história eu conto assim" (Giostri, 2012). Atualmente desenvolve os projetos "Contar é preciso, ler é indispensável" (Biblioteca Belmonte/SP), "Conta Comigo" www.facebook.com/comunidadecontacomigo), "Hora do Conto para Bebês" (Livraria Casa de Livros/SP, desde junho/2012), com co-autoria e participação no cd "Saracuteia - Cantos e Contos para quem ainda usa fraldas".


Carga horária:
5 h/a divididos em 2 encontros, 3 horas no primeiro dia e 2 no segundo encontro.
Datas: 21 de outubro de 2017, das 9h às 12h – Apenas alunos do curso.  
            28 de outubro de 2017, das 9h às 11h – Alunos e convidados (realização da “Roda de histórias de paz”).

Coordenação: Giovana Barbosa de Souza – Mestre em Direitos Humanos e especialista em Infância.
Vagas: 30
Público: Profissionais da área da Educação, Cultura e Lazer e demais interessado no assunto.

REFERENCIAL TEÓRICO
BETTELHEIM, B. A psicanálise dos contos de fadas. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980. BRENMAN, I. A condenação de Emília: o politicamente correto na literatura infantil. Belo Horizonte: Aletria, 2012.
BUSSATO, C. Contar e encantar. Pequenos segredos da narrativa. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2003.
CASHDAN, S. Os sete pecados capitais nos contos de fadas. Como os contos De Fadas Influenciam Nossas Vidas. Rio de Janeiro: Campus, 1990.
CORSO, D. L.; CORSO M. Fadas no divã. Psicanálise nas histórias infantis. Porto Alegre: Artmed, 2006. (p. 161-182)
DISKIN, Lia. Paz, como se faz? - Semeando cultura de paz nas escolas Rio de Janeiro: Governo do Estado do Rio de Janeiro, UNESCO, Associação Palas Athena, 2002.
FARIAS, Carlos Aldemir. Contar histórias é alimentar a humanidade da humanidade. In: Contadores de Histórias: um exercício para muitas vozes/Organização Benita Prieto. - Rio de Janeiro: s. ed, 2011.
MACHADO, Regina. Acordais: fundamentos teórico-poéticos da arte de contar histórias. São Paulo: DCL, 2004.
MAGALHÃES, I. O. Era uma vez: Um breve histórico das histórias para crianças. In: TIERNO, G. (Org.) A Arte de Contar Histórias - Abordagens poética, literária e performática. São Paulo: Ícone, 2010.
RADINO, G. Contos de fadas e realidade psíquica. A importância da fantasia no desenvolvimento. São Paulo: Casa do psicólogo, 2003. VON, Cristina. Cultura de Paz. São Paulo: Peirópolis, 2014.
 

Local: Sede da UMAPAZ – Parque Ibirapuera. Av. Quarto Centenário, 1268.
Pedestres: Portão 7A.
Estacionamento: Portão 7 da Av. República do Líbano (Zona Azul).

 

Inscrições: aqui

Qualquer alteração na atividade será informada via e-mail aos inscritos.

 


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