Curso - Rio Tietê: Água, Biodiversidade, Poluentes e Perspectivas

Inscrições encerradas!

 

 Curso código 20170513 validado sob proposta 408/2017 para fins de promoção e progressão funcional.

O Tietê percorre um trajeto de cerca mais de 1.000 km, atravessa a atravessa a Região Metropolitana de São Paulo bem como o interior e desagua no rio Paraná. Durante este longo trajeto podem ser observadas diferentes paisagens que envolvem a biodiversidade, a qualidade da água e a questão dos poluentes.
Neste curso será possível compreender sua História, sua Geografia e os processos pelos quais passou este rio, além dos mecanismos possíveis para reverter sua situação, a de um local de despejo de resíduos e como isto afeta toda a biodiversidade ao longo de seu percurso.
Desta forma, será possível desenvolver projetos de Educação Ambiental, com o principal objetivo de minimizar os efeitos nocivos causados pelo ser humano a este rio, que antigamente era um local de lazer.

 

Cronograma e Conteúdo:

1º DIA – 07 de novembro – das 14h às 17h
A. Rio Tietê: Características e Importância – das 14h às 15:30h - Prof. Dr. Wanderley da Silva Paganini - Engenheiro Civil pela UNESP de Bauru/SP, Engenheiro Sanitarista, Mestre e Doutor em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP). Livre-Docente em Saneamento Básico e Ambiental pela Faculdade de Saúde Pública da USP. Autor do livro "A identidade de um rio de contrastes: o Tietê e seus múltiplos usos". Locais de trabalho: Sabesp - Superintendente de Gestão Ambiental da Companhia desde 2007. Professor Associado do Departamento de Saúde Ambiental da Faculdade de Saúde Pública da USP. É autor de livros e artigos técnicos relacionados ao tema Saúde, Saneamento e Meio Ambiente. Locais de trabalho: Faculdade de Saúde Pública da USP. Superintendente de Gestão Ambiental da SABESP.
B. História do Rio Tietê - das 15:30h às 17h – Profa. Dra. Antonia Terra de Calazans Fernandes - Doutora em História Social pelo Departamento de História, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP. Local de trabalho: Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas – USP.

2º DIA – 14 de novembro – das 14h às 17h
A. Biodiversidade ao longo do Rio TietêMestre Lucila Manzatti - Mestre em Ciências Florestais pela Universidade de São Paulo. Local de trabalho: Fundação para a Conservação e a Produção Florestal do Estado de São Paulo.

3º DIA – 21 de novembro - das 14h às 17h
A. Características das águas do complexo Tietê-Pinheiros-Billings- Guarapiranga
B. Tecnologias testadas para despoluição do complexo Tietê-Pinheiros-Billings-Guarapiranga
Ambas as palestras serão ministradas pelo Prof. Dr. Pedro Mancuso - Engenheiro Industrial Modalidade Química pela Faculdade de Engenharia Industrial da Universidade Católica. Especialização lato sensu: Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas e em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Mestrado e Doutor pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Local de trabalho: Faculdade de Saúde Pública da USP.

4º DIA – 28 de novembro – das 14h às 17h
A. Territórios e Conflitos na Área de Proteção Ambiental da Várzea do Rio Tietê – das 14h às 15:30h - Prof. Danilo Pereira Sato - Bacharel em Gestão Ambiental pela USP, e mestrando em Geografia Humana pela USP. Local de Trabalho: USP.
B. Perspectivas para o Rio Tietê – das 15:30h às 17h - Prof. Dr. Murilo Damato - Graduação em Ciências Biológicas (USP). Mestre em Ecologia pela Universidade (USP). Doutor em Engenharia Hidráulica e Sanitária (USP). Docente da Escola Politécnica (USP). Locais de trabalho: professor do MBA em Gestão Ambiental da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em qualidade da água e do solo. Atua, principalmente, nos seguintes temas: controle da poluição, indústria do petróleo, indicadores de sustentabilidade e avaliação de impactos ambientais.


Coordenação:
 Ruth Weg e Mirna B. Salazar Camacho
Vagas: 90 (50 para funcionários da Prefeitura de São Paulo e 40 para o público em geral)
4 módulos – carga horária total – 12 horas
Seleção: por ordem de inscrição e com base nas respostas à ficha de inscrição.
OBSERVAÇÃO: O CERTIFICADO SERÁ FORNECIDO AOS PARTICIPANTES QUE OBTIVEREM 100% DE FREQUÊNCIA NO CURSO.

Público: Pessoas que tenham interesse pelo tema
Dias: 07, 14, 21 e 28 de novembro de 2017, terças-feiras.
Horário: das 14h às 17h.

Para inscrição de servidores da PMSP, vide relação de cargos que a validação favorece clicando aqui.
 

Local: Sede da UMAPAZ – Parque Ibirapuera. Av. Quarto Centenário, 1268.
Pedestres: Portão 7A.
Estacionamento: Portão 7 da Av. República do Líbano (Zona Azul).

 

Inscrições encerradas!

Qualquer alteração na atividade será informada via e-mail aos inscritos.

 


» Clique aqui e veja todas as atividades da UMAPAZ

 

Como chegar na UMAPAZ: