Curso Segurança Alimentar e Nutricional – direito ou escolha?

6º Turma

 

 Com a proposta de difundir o conceito de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) e promover reflexão sobre práticas de acesso ao consumo de alimentos, interação com o ambiente e conhecimento das políticas públicas que norteiam a garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA), de acordo com os princípios da SAN, a UMAPAZ oferece o Curso Segurança Alimentar e Nutricional - SAN – Direito ou Escolha?

Serão abordados temas como: SAN, Soberania Alimentar (SA), DHAA, Alimentação e Sustentabilidade; Políticas intersetoriais para desenvolvimento das ações de SAN; Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, entre outros.

Objetivo:
Difundir e refletir sobre a temática de Segurança Alimentar e Nutricional, para subsidiar e promover ações de formas articuladas, entre as políticas, programas e serviços públicos.

Metodologia:
O curso fundamenta-se em método de trabalho ativo e participativo, por meio de ações dialógicas e apresentações expositivas.

 

Conteúdo Programático:


09/10: Conceitos: SAN, SA, DHAA; Elementos Conceituais de SAN: Dimensão Alimentar e Dimensão Nutricional; Marco Legal da SAN e DHAA no Brasil.
16/10: Alimentação e Sustentabilidade; Estratégias para promoção DHAA e SAN: Educação Alimentar e Nutricional; Mecanismos de exigibilidade do DHAA.
23/10: Intersetorialidade das Políticas Públicas e participação social; Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (PLAMSAN); Estratégias para promoção DHAA e SAN: Guia Alimentar e outros.

Referências bibliográficas:
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Coordenação-geral da política de alimentação e nutrição. Guia alimentar para a população brasileira. Brasília: Ministério da Saúde; 2014. 152 p.
BRASIL. Ministério de Desenvolvimento Social e Combate a Fome. Marco de referência de educação alimentar e nutricional para as políticas públicas. Brasília: Ministério de Desenvolvimento Social e Combate a Fome; Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional; 2012. 67 p.
CERVATO-MANCUSO, Ana Maria; FIORE, Elaine Gomes; REDOLFI, Solange Cavalcante da Silva. Guia de Segurança Alimentar e Nutricional. Baueri: Manole, 2015. 188 p.
BRASIL. Lei nº 11.346/2006, de 15 de setembro de 2006. Cria o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – SISAN com vistas em assegurar o direito humano à alimentação adequada e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, v. 143, n. 179, 18 set. 2006. p.1.
VALENTE, F.L.S. Do combate à fome à Segurança Alimentar e Nutricional: o Direito Humano à Alimentação Adequada. In: Direito Humano à Alimentação Adequada: desafios e conquistas. São Paulo: Cortez Editora, 2002; p.40-43.

 

 Facilitação:
Solange Cavalcante da Silva Redolfi, Pedagoga e Nutricionista, Pós-Graduação em Gestão Ambiental (FSPUSP), Nutrição nas DCNT (HIAE) e Gastronomia Funcional. Técnica da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente atua no Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável/CRSANS-BT. Conselheira do COMUSAN – SP. Autora do Livro: Guia de Segurança Alimentar e Nutricional.
Coordenação: Suely Feldman Bassi

Dias: 09, 16 e 23 de outubro de 2017, segunda-feira.
Horário: 13h às 16h
Vagas: 40

 Local: Sede da UMAPAZ – Parque Ibirapuera. Av. Quarto Centenário, 1268.
Pedestres: Portão 7A.
Estacionamento: Portão 7 da Av. República do Líbano (Zona Azul).

 

Inscrições: aqui

Qualquer alteração na atividade será informada via e-mail aos inscritos.

 
» Clique aqui e veja todas as atividades da UMAPAZ

 

Como chegar na UMAPAZ: