Oficina de Musiconsciência

 O sociólogo, músico e compositor Válter Pini realiza o Projeto Musiconsciência há mais de 30 anos propondo que o desenvolvimento integral humano também possa ser realizado a partir da ampliação da consciência musical e do exercício da escuta aberta, um dos caminhos de reinvenção do ouvir. Como pesquisador em expressão musical, lança mão do caráter psicopedagógico das canções para aproximar as pessoas e colocar a inventividade a serviço da qualidade de vida da comunidade humana e do meio ambiente. Válter Pini busca contribuir, assim, por uma educação para a cidadania e para a paz através da linguagem musical.
Segundo Pini, a Musiconsciência abre as pessoas ao prazer da criação, da interpretação, da movimentação física, da afetividade integradora, da gratificação cultural e do convívio comunitário, pela satisfação da escuta “sobre todas as fronteiras”.
Esta oficina tem como objetivo trabalhar os elementos básicos da música de uma maneira prática e simples para ampliar o desempenho tanto na dança quanto na vida. Serão abordados o ritmo, a melodia e a harmonia, os três elementos básicos da música, entre outros. De maneira prática e vivencial, a oficina propõe também o exercício da escuta e a ampliação da percepção musical.

Conteúdo:
- percepção musical
- ritmo
- melodia
- harmonia

Facilitação:
Válter Pini é músico, compositor e facilitador   em  expressão  musical  e criatividade. Formado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo. Com 21 CDs autorais gravados, desde que criou o seu Projeto Musiconsciência em 1989, "Te Ofereço Paz" é uma de suas canções mais conhecidas e, recentemente, criou uma música especial em homenagem à UMAPAZ  -  "O Bem Comum". Tem atuado como consultor em empresas e organizações diversas e ministrado palestras-show, oficinas e capacitações especiais para professores e interessados em geral em todo o Brasil. É também instrutor de Yoga com formação pelo IEPY com Marcos Rojo e nos primeiros passos da focalização em Danças Circulares com Estela Gomes pela UMAPAZ.  

Coordenação: Estela Gomes
Vagas: 40 (haverá seleção)
Público: participantes dos círculos de Danças Circulares e demais interessados

Dia: 29 de agosto de 2017, terça-feira.
Horário: das 9h às 12h.

Local: Sede da UMAPAZ – Parque Ibirapuera. Av. Quarto Centenário, 1268.
Pedestres: Portão 7A.
Estacionamento: Portão 7 da Av. República do Líbano (Zona Azul).

 

Inscrições: aqui

Qualquer alteração na atividade será informada via e-mail aos inscritos.

 


» Clique aqui e veja todas as atividades da UMAPAZ

 

Como chegar na UMAPAZ: