2º Ciclo de Palestras: Vegetarianismo e Meio Ambiente

 

 
Este ciclo visa possibilitar o compartilhamento de conhecimento, estudos e experiências sobre o Vegetarianismo e sua interface com o meio ambiente e a saúde.

É fato que se trata de uma relação permeada de conflitos, porém, há caminhos sendo trilhados apontando outras possibilidades de inter-relações, mais harmônicas, menos destrutivas e mais saudáveis. Muito se tem falado sobre o tema, entretanto, ainda há muitas dúvidas e necessidade de esclarecimentos e oportunidades de conversa e reflexão.

Cronograma:

Palestra: Impactos ambientais da indústria da carne
22 de junho de 2017, quinta-feira, das 9h às 12h

A produção massiva de carne que supre a nossa sociedade de consumo atual, está entre as atividades que mais consomem recursos naturais e causam impactos ambientais. Esta palestra tem como objetivo abordar esta temática e refletir sobre o potencial do vegetarianismo na melhoria do cenário ambiental atual.

Palestrante: Ravi Orsini - Bacharel em Gestão Ambiental pela USP, com formação complementar em Educação Ambiental e experiência em pesquisa científica, com participação em diversos projetos de pesquisa e extensão envolvendo questões ambientais. Atualmente é mestrando no Programa de Pós Graduação em Ciência Ambiental da USP, onde realiza pesquisa científica sobre a relação do vegetarianismo com o meio ambiente.

Palestra: Vegetarianismo, Veganismo e direitos animais
29 de junho de 2017, quinta-feira, das 9h às 12h

Na presente apresentação, o vegetarianismo é definido de uma maneira simples, clara e objetiva. De igual forma, serão tratados o surgimento do veganismo, a evolução da filosofia dos direitos animais, a ética prática e as considerações ambientais.

Palestrante: Sérgio Greif - Biólogo pela UNICAMP, especialista em gerenciamento ambiental pela ESALQ/USP, mestre em alimentos e nutrição pela UNICAMP, vegano desde 1998. Autor de diversos livros, artigos e ensaios referentes à nutrição vegetariana, ao modo de vida vegano, aos direitos ambientais, à bioética, à experimentação animal, aos métodos substitutivos ao uso de animais na pesquisa e na educação e aos impactos da pecuária ao meio ambiente, entre outros temas. Membro fundador da Sociedade Vegana.


Palestra: O que você precisa saber sobre alimentação vegetariana: mitos e verdades
06 de julho de 2017, quinta-feira. das 9h às 12h

Neste encontro as nutricionistas abordarão temas atuais da alimentação vegetariana além de demonstração prática de preparação de alimentos nesta abordagem.

Palestrante: Paula Gandin - Nutricionista graduada pelo Centro Universitário São Camilo; Pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional e Nutrição Esportiva Funcional pela VP Consultoria Nutricional e em Psicossomática pela FACIS; Presidente do Instituto Brasileiro de Nutrição Funcional (IBNF); Conselheira da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) e Docente do curso de Pós-graduação em Nutrição Vegetariana (FSH).
Renata Baldin Nutricionista graduada pelo Centro Universitário São Camilo; Pós-Graduada em Nutrição Clínica Funcional pela VP Consultoria; Membro do Instituto Brasileiro de Nutrição Funcional (IBNF).

Coordenação: Mirian Mayumi Okada e Suely Feldman Bassi

Vagas: 70
Público: aberto a todos os interessados

Dias: 22 e 29 de junho; 6 de julho de 2017, quintas-feiras
Horário: das 9h às 12h
Local: Sede da UMAPAZ – Parque Ibirapuera. Av. Quarto Centenário, 1268.
Pedestres: Portão 7A.
Estacionamento: Portão 7 da Av. República do Líbano (Zona Azul).

Inscrições encerradas.

Qualquer alteração na atividade será informada via e-mail aos inscritos.

 


» Clique aqui e veja todas as atividades da UMAPAZ

 

Como chegar na UMAPAZ: