Mesa-Redonda: Ar de Interiores: Visão Ambiental e de Saúde

Abordagens Médica, Jurídica, de Engenharia e Arquitetura

Sobre: Conheça mais sobre a qualidade do ar que respiramos em ambientes climatizados, sobre o conforto térmico e os riscos de formas inadequadas do uso de ar condicionado.
Você conhecerá visões a partir da saúde , engenharia, arquitetura e jurídico sobre o assunto e poderá discutir em grupos os aspectos que considerar relevantes.

 

Programação:

08:30 às 08:45hs – Abertura dos Trabalhos
08:45 às 10:30hs – Expositores
10:30 às 11:30hs – Formatação de cinco mesas redondas para análises e discussões
11:30 às 12:30hs - Debates

Expositores:

Arquiteto Marcelo Todescan
Médico Dr. Szymon Gartenkraut
Engenheiro Oswaldo Siqueira Bueno
Advogada Dra. Thais Leonel
Advogado Dr. Sidney de Oliveira

Presidência: Dr. Gilberto Natalini - Secretário Municipal do Verde e do Meio Ambiente.
Mesa Diretora: Dr. Carlos Sanseverino – Presidente da Comissão de Infraestrutura, Logística e Desenvolvimento Sustentável da OAB/SP.
Coordenadora: Dra. Rose Marie Inojosa, Diretora da UMAPAZ

 

Sidney de Oliveira
Advogado, Membro Efetivo no triênio 2016/2018 da Comissão Especial de Infraestrutura, Logística e Desenvolvimento Sustentável da OAB/SP , ex-docente do Curso Multidisciplinar de Qualidade do Ar e Poluição em Ambientes Interiores - PECE - USP, palestras técnicas proferidas no Instituto de Engenharia de São Paulo, Instituto de Arquitetos do Brasil, em Umea/Suécia, em Genève/Suiça, em Torino/Itália.

Thaís Leonel
Advogada; Doutoranda pela Universidad de Buenos Aires /UBA; Especialista em Direito Ambiental pela Universidad de Castilla-La Mancha - UCLM - Toledo/Espanha; Mestre em Direitos Difusos e Coletivos pela UNIMES; Professora nos cursos de Pós-Graduação: Direito Ambiental Empresarial do Complexo Educacional FMU Direito Ambiental na ESA/SP; Vice-Presidente da Comissão de Infraestrutura, Logística e Desenvolvimento Sustentável; Conselheira do Conselho Superior do Meio Ambiente - COSEMA - FIESP; Conselheira Suplente do Conselho Estadual do Meio Ambiente - CONSEMA; Conselheira Suplente do Conselho Municipal do Meio Ambiente –CADES.

Szymon Gartenkraut
Médico com especialização em Medicina do Trabalho, Perito assistente da 15ª Junta de Justiça do Trabalho de São Paulo, perito assistente do Ministério Público do Trabalho, ex-Subgerente de Vigilância em Saúde do Trabalhador da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo onde liderou entre outras coisas a Vigilância da Qualidade de Ar Interior. Participante na confecção do manual Legionelose segundo especialistas.

Marcelo Todescan
Arquiteto, formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Mackenzie, com 20 anos de experiência profissional, Energia Renováveis, Saúde nas Ecovilas e Ecologia Profunda. Membro da Ecovillage Network of the Américas – Brasil, Gaia Education e Transition Towns. Membro e Fundador do Instituto CRIS Referencia Integração Sustentabilidade, Membro e Fundador da revista GEA Global Ecologia Arquitetura.Membro e articulador da rede Brasileiras de Cidades em Transição.

Oswaldo Siqueira Bueno
Engenheiro Mecânico de Projeto, formado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, com pós-graduação em Ar Condicionado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Consultor na ABRAVA e Gestor do Comitê Brasileiro 55 da ABNT de Refrigeração, Ar-Condicionado, Ventilação e Aquecimento. Professor na Pós Graduação Latu-Senso em condicionamento de ar e de refrigeração na FEI – Faculdade de Engenharia Industrial. Membro das associações ABRAVA Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-Condicionado, Ventilação e Aquecimento, da ASHRAE American Society for Heating and Air Conditioning Engineers Inc; do IIAR International Institute of Ammonia Refrigeration e do SINDRATAR Sindicato da Indústria de Refrigeração, Aquecimento e Tratamento de Ar no Estado de São Paulo.

 

 
Dia: 04 de maio de 2017, quinta-feira
Horário: das 8h30 às 12h30
Local: Sede da UMAPAZ – Parque Ibirapuera. Av. Quarto Centenário, 1268.
Pedestres: Portão 7A.
Estacionamento: Portão 7 da Av. República do Líbano (Zona Azul).

Inscrições encerradas.

 


» Clique aqui e veja todas as atividades da UMAPAZ

 

Como chegar na UMAPAZ: