Meio Ambiente

INAD Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído em São Paulo, Brasil

Tema INAD Brasil 2017 "Conforto acústico e educação, um bem para você e sua audição"

 

» Programação tarde

Público Alvo: Estudantes, população em geral, organizações de bairros, convidados

14h00 - Abertura oficial

14h10 - “O silêncio e a paz”. Reflexão sobre o silêncio pelo convidado Monge Ryozan

14h25 - 60 segundos de silêncio

14h30 - Impactos da poluição sonora na saúde e vida dos indivíduos
Dra. Ana Claudia Fiorini, fonoaudióloga, epidemiologista, doutora em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública USP, professora doutora da Escola Paulista de Medicina UNIFESP e professora doutora da PUC-SP.

15h00 - Diagnóstico e gestão dos impactos da poluição sonora: ações técnicas, de comunicação, saúde, educação e o envolvimento da população 
Marcos Holtz, arquiteto e urbanista, Mestre em acústica pela FAU USP, coordenador do Comitê 
Acústica Ambiental da Associação ProAcústica.

15h30 - Convite para a caminhada rumo ao manifesto

16h30 - Manifesto do Silêncio no Monumento das Bandeiras
Participantes: Alunos de fonoaudiologia da PUC-SP, UNIFESP, USP, UMAPAZ e demais presentes

» Programação noite

Público Alvo: Prefeitura, Secretarias Municipais, Universidades, Organizações setoriais, outros

18h45 - Welcome coffee na UMAPAZ

19h15 - Solenidade de composição da mesa com a abertura de Sra. Leda Aschermann
Vice-Prefeito, Vereador, Secretários (SVMA, SMUL, SMT, SS, SC), Universidades e ProAcústica

19h30 - Diagnóstico e gestão dos impactos da poluição sonora: breve histórico até a regulamentação da
Lei Mapa de Ruído da cidade de São Paulo objetivando o compromisso público e político de combate a poluição sonora e a implementação do mapa de ruído (Arq. Marcos Holtz ProAcústica)

19h50 - Pronunciamentos
Bruno Covas - Vice-prefeito
Aurélio Nomura - Vereador 
Gilberto Natalini - Secretário Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA)
Heloisa M. Salles Penteado Proença - Secretária Urbanismo e Licenciamento (SMUL)
Edison Claro de Moraes - Presidente ProAcústica

20h30 - Encerramento

 

Dia: 26 de abril de 2017, quarta-feira
Horário: das 14h às 20h30
Local: Sede da UMAPAZ – Parque Ibirapuera. Av. Quarto Centenário, 1268.
Pedestres: Portão 7A.
Estacionamento: Portão 7 da Av. República do Líbano (Zona Azul).

Inscriçõesaqui

 

Sobre o evento:

O Dia Internacional da Conscientização Sobre o Ruído, International Noise Awareness Day (INAD), foi criado em 1996, nos Estados Unidos, pela League for the Hard of Hearing, hoje Center for Hearing and Comunication, para promover o evento mundial de conscientização, que consiste em 60 segundos de silêncio, a fim de demonstrar o impacto do ruído na vida cotidiana da população.

A cidade de São Paulo, através de organizações da sociedade civil preocupadas não somente em reconhecer o problema mas em buscar soluções de enfrentamento e combate às diversas formas de poluição sonora, já aderiu ao INAD, que vem crescendo com boa repercussão ao longo dos anos. Vereadores e entidades setoriais atuaram de forma intensa e, em esforço conjunto, realizaram em 2016, 2015 e 2014, as três edições da Conferência Municipal sobre Ruído, Vibração e Perturbação Sonora, por ocasião do INAD. O resultado culminou na Lei 16.499 Mapa de Ruído Urbano, de 21/07/2016, que obriga a Prefeitura de São Paulo a desenvolver e implantar uma importante ferramenta de diagnóstico para a melhor gestão dos impactos da poluição sonora.

Para o ano 2017, a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo (SVMA) através do Departamento de Educação Ambiental da Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ) e a ProAcústica Associação Brasileira para a Qualidade Acústica unem esforços em mais uma ação pela conscientização sobre os problemas da poluição sonora nos grandes centros urbanos.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que o ruído é a segunda causa de poluição ambiental, ficando atrás somente da poluição do ar. A exposição aos ruídos de diversas naturezas, em excesso e de forma contínua ao longo da vida, podem ocasionar danos não somente a saúde auditiva dos indivíduos mas, também, estar relacionada ao desenvolvimento de uma série de doenças cardiovasculares, distúrbios do sono, pressão alta, estresse, irritabilidade, ansiedade, agressividade; afetando a capacidade de concentração, aprendizado, produtividade, descanso e interferindo, consequentemente, na qualidade de vida como um todo.

“Manifesto do Silêncio” - Sensibilizar - Conscientizar - Educar

A poluição sonora é parte da vida diária que atinge toda a população principalmente nas grandes metrópoles. Sensibilizar, conscientizar e educar sobre este grave problema de saúde pública é o ponto de partida para o combate e a implementação de medidas mitigatórias e compensatórias nas esferas pública e privada.

A ação do manifesto consiste numa intervenção urbana no Monumento às Bandeiras, um dos monumentos mais expressivos e reconhecidos da cidade de São Paulo, localizado na região do Ibirapuera, onde convivem indivíduos em busca de refúgio, a prática do esporte e convivência no parque versus um tráfego intenso que gera ruído excessivo além de muitas manifestações.

As cabeças dos personagens humanos e cavalos da escultura receberão adereços de “Fones de Ouvido” na cor amarela, numa figura de linguagem e expressão cujo gesto representa um sinal de alerta e basta ao ruído excessivo em prol do silêncio!

Após programação na UMAPAZ, alunos das escolas de fonoaudiologia da UNIFESP, PUC-SP, USP e UMAPAZ (150 alunos) seguirão em passeata pelas Avenidas IV Centenário e República do Líbano até a Praça Armando de Sales Oliveira, no Monumento às Bandeiras. Os alunos vestirão camisetas alusivas ao INAD Brasil e carregarão faixas com mensagens do tema de 2017: ''Conforto acústico e educação, um bem para você e sua audição''

Num abraço simbólico ao monumento objetiva-se deixar a mensagem a população e a cidade de São Paulo de conscientização sobre este grave problema de saúde pública e, pela união de esforços no combate a poluição sonora.

Leia mais no site do INAD.

  


» Clique aqui e veja todas as atividades da UMAPAZ

 

Como chegar na UMAPAZ: