Cine-Debate: Belo Monte: Após a Inundação

Sobre: Em um cenário de diálogo, reflexão e descontração o público será convidado a assistir ao filme: Belo Monte - após a Inundação . Antes da projeção será construída conversa com o público na tentativa de expor conceitos relacionados ao que será tratado durante o filme, tais como: ecologia de rios amazônicos; as grandes barragens e povos indígenas.

A seguir texto retirado do site: http://www.xinguvivo.org.br/ sobre o documentário: Belo Monte: Após a Inundação

Narrado pelo ator Marcos Palmeira, o documentário conta a história e as consequências de uma das hidrelétricas mais polêmicas do mundo. Através de entrevistas com líderes indígenas, ativistas e moradores locais, Belo Monte: Depois da Inundação demonstra como esse megaprojeto, que custou mais de $30 bilhões – na sua maior parte, financiado com dinheiro público – deixou um legado de violações de direitos humanos e danos socioambientais que desestruturam meios de vida das comunidades locais do rio Xingu. Ao mesmo tempo, o filme conta a história de lutas dos povos indígenas, movimentos sociais e seus aliados para cobrar justiça e a responsabilização pelos crimes cometidos na Volta Grande do Xingu por Belo Monte, e para evitar a repetição dos mesmos erros na bacia do Tapajós, onde o povo Munduruku e comunidades ribeirinhas têm defendido seus territórios e direitos, resistindo a grandes projetos destrutivos como a UHE São Luiz do Tapajós.
A divulgação on-line do filme vem na sequência de uma série de eventos de lançamento no Brasil e no exterior desde o final de 2016. O filme já está se relevando uma ferramenta muito importante para a conscientização e a mobilização popular, tendo sido premiado com o troféu de júri popular no Festival Cineamazônia realizado em Porto Velho (RO) em novembro de 2016.

Ficha técnica
Título: Belo Monte: Após a Inundação
Documentário, Brasil, 2016, 55'
Produção: Internacional Rivers; Amazon Watch
Direção: Todd Southgate

Facilitação e Coordenação: Miriam Falótico, Bióloga pela UNESP, Pedagoga pela UFSCAR e Educadora Ambiental na UMAPAZ

Vagas: 50
Público: funcionários públicos; educadores; estudantes; conselheiros; administradores de parques e público em geral.

Dia: 18 de maio de 2017, quinta-feira
Horário: 10h às 12h
Local: Sede da UMAPAZ – Parque Ibirapuera. Av. Quarto Centenário, 1268.

Pedestres: Portão 7A.
Estacionamento: Portão 7 da Av. República do Líbano (Zona Azul).

 

Inscrições: aqui

Qualquer alteração na atividade será informada via e-mail aos inscritos.

 


» Clique aqui e veja todas as atividades da UMAPAZ

 

Como chegar na UMAPAZ: