Ciclo de Encontros sobre Hortas Urbanas em São Paulo

A sustentabilidade das cidades é um dos temas de grande relevância na atualidade, e requer de seus habitantes uma nova postura diante da vida, com efetivas mudanças de hábitos relacionados ao consumo, geração de resíduos, a alimentação, dentre outros desafios.
As Hortas Urbanas proporcionam aos que dela participam, a prática agrícola e o contato com a natureza, bem como momentos de convívio e relações comunitárias baseadas na cooperação e solidariedade. Inspiram a adoção de atitudes mais sustentáveis principalmente no que se refere à reciclagem dos resíduos produzidos e ao cultivo de alimentos com base agroecológica, tanto para a saúde humana quanto dos ecossistemas. Enfim, as hortas urbanas prestam serviços ecológicos, sociais e económicos à população, contribuindo para uma maior qualidade de vida e sustentabilidade das cidades.

CRONOGRAMA:

23/05 - Agricultura Urbana: origens, benefícios e diferentes expressões

Claudia Visoni - Paulistana jornalista e ambientalista. Cultiva alimentos em casa e trabalha como voluntária na Horta das Corujas (Vila Madalena) e na Horta do Ciclista (Avenida Paulista). É articuladora de Redes de Permacultura, uma das fundadoras do grupo Hortelões Urbanos e do Movimento Cisterna Já. Faz parte do Conselho do Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz (CADES) da Subprefeitura de Pinheiros.
Gustavo Nagib - Geógrafo com Licenciatura Plena pela Universidade de São Paulo (2007). Mestrado em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (2016). Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana da USP. Pesquisador e membro-fundador do Grupo de Estudos em Agricultura Urbana (GEAU) do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP. Professor, editor e elaborador de materiais didáticos de Geografia (Ensino Fundamental II e Ensino Médio), poeta (obra "Amar: verbo indefinido", Mini Editora) e ator (DRT 0042886/SP).

30/05 – Como cultivar alimentos na cidade: para consumir, para compartilhar ou para comercializar

Claudia Visoni - Paulistana jornalista e ambientalista. Cultiva alimentos em casa e trabalha como voluntária na Horta das Corujas (Vila Madalena) e na Horta do Ciclista (Avenida Paulista). É articuladora de Redes de Permacultura, uma das fundadoras do grupo Hortelões Urbanos e do Movimento Cisterna Já. Faz parte do Conselho Municipal do Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz (CADES) da Subprefeitura de Pinheiros.
Terezinha Santos Matos - Agricultora familiar urbana em São Mateus, trabalha na sua horta orgânica Sabor da Vitória. Integrante da Associação de Agricultores da Zona Leste, com grande experiência de cultivo e comercialização de hortaliças.
Regiane Nigro - Gestora de projetos do Instituto Kairós. Presta suporte às Associações de agricultores da Zona Leste e Parelheiros.

6/06 – Hortas comunitárias e escolares: compartilhando experiências

Claudia Visoni - Paulistana jornalista e ambientalista. Cultiva alimentos em casa e trabalha como voluntária na Horta das Corujas (Vila Madalena) e na Horta do Ciclista (Avenida Paulista). É articuladora de Redes de Permacultura, uma das fundadoras do grupo Hortelões Urbanos e do Movimento Cisterna Já. Faz parte do Conselho do Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz (CADES) da Subprefeitura de Pinheiros.
Sergio Shigeeda - Analista de sistemas e fundador da Horta Comunitária do Bairro da Saúde.
Simone Kenj – Diretora da EMEI Anísio Teixeira - DRE Campo Limpo, no Capão Redondo, que tem projetos de horta e compostagem.
Aline Gonçalves, Camila Dionísio, Gisele Sousa, Valdirene Brassaroto
Mariana Marchesi - É mestre pelo Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM) da ECA-USP, na linha de pesquisa Comunicação e Ambiências em Redes Digitais. Graduação em Publicidade e Propaganda pela Universidade de São Paulo (2008). Atualmente é Designer Gráfica do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo – IPT.

Coordenação: Mirian Mayumi Okada e Suely Feldman Bassi.

Vagas: 70

Público: interessados no tema.

Dias: 23 e 30 de maio e 6 de junho de 2017, terças-feiras
Horário: das 14h às 17h
Local: Sede da UMAPAZ – Parque Ibirapuera. Av. Quarto Centenário, 1268.
Pedestres: Portão 7A.
Estacionamento: Portão 7 da Av. República do Líbano (Zona Azul).

Inscrições encerradas.

Qualquer alteração na atividade será informada via e-mail aos inscritos.
 


» Clique aqui e veja todas as atividades da UMAPAZ

 

Como chegar na UMAPAZ: