Curso: Introdução à Sustentabilidade Corporativa

O presente Curso insere-se no Programa Educação para a Gestão Ambiental da Divisão Técnica de Formação em Educação Ambiental e Cultura de Paz (UMAPAZ – 3).
Ofertará visões introdutórias de gestão de negócio voltadas à motivação para a sustentabilidade e à mudança cultural das corporações no âmbito organizacional, ampliando o conceito bottom line (econômico X social X ambiental) em cada ação do seu dia-a-dia.
As atividades buscarão utilizar-se de propostas integrativas que estimulem a troca de experiências entre os participantes e que promovam o aprendizado comum entre palestrantes e assistentes.

Tópicos a serem abordados e suas respectivas especificidades:

1. Princípios e Estrutura da Gestão Ambiental no Brasil: Exposição histórica de acidentes socioambientais que resultaram na Comissão Brundtland e no documento “Nosso Futuro Comum”. A partir daí, será apresentada as variáveis intrínsecas da dinâmica da sustentabilidade socioambiental e como a gestão ambiental pública se estrutura com ênfase no processo de licenciamento ambiental, com seus potenciais e limitações. Será discutida também a Educação Ambiental enquanto instrumento de gestão.

2. Gestão de Sustentabilidade:
»2.1 Instrumentos de Gestão de Sustentabilidade: conceitos de desenvolvimento sustentável e sustentabilidade; modelo de sustentabilidade corporativa; responsabilidades social empresarial; a “RSE” tal como estratégia para alcançar a sustentabilidade; indicadores da sustentabilidade; instrumentos de gestão e indicadores da sustentabilidade
»2.2 Gestão Estratégica de Carbono: Esta palestra visa fornecer um panorama geral sobre o impacto climático nos negócios, a implantação da Gestão Estratégica de Emissões de Carbono, e os desafios e benefícios para as empresas. Conceitos da ciência do clima e as demandas dos stakeholders sobre as empresas; visão do processo de gestão de emissões de GEE: inventário de GEE, verificação, programas de redução: metas, projetos de compensação, e a comunicação destas ações; análise de riscos e oportunidades para definição da política climática e estratégia de carbono das empresas.
»2.3 Gestão de Resíduos Sólidos: Propiciará uma visão geral sobre a cadeia de resíduos desde sua geração, captação, coleta seletiva até sua destinação final, envolvendo seu tratamento, aproveitamento econômico ou armazenamento. Abordando tecnologias de tratamento e valorização de resíduos, obedecendo a critérios técnicos, legais e econômicos.

3. Introdução às Finanças Sustentáveis: Teoria e prática:
Custo + Lucro = Preço (já era) Preço* – Custo = Lucro (ou prejuízo); Custo deve incluir riscos; Custo total inclui materiais, energia, trabalho, informação, etc.; Avaliação de custo futuro no mundo em mudanças; Compatibilizar necessidades e impactos. Preço é definido pelo mercado e não pela empresa; A Sustentabilidade interna, depende de conhecer os fatos, de atitudes e de ação prática de implementação; a conscientização precede a Mudança; a responsabilidade é de todos; mapear os processos (administrativo, comercial e operacional); mapear riscos, reduzir desperdícios e mitigar riscos; fazer mais com menos, e melhor... (o desafio!).

4. Práticas Sustentáveis:
»4.1 Construção Sustentável: conceitos de economizar, reaproveitar e reciclar; microambiente (residências), miniambiente (cidades) e macroambiente (planeta); sustentabilidade social; sustentabilidade econômica, empregabilidade, qualidade de vida das pessoas; sustentabilidade residencial e empresarial; construção de uma casa usando ações sustentáveis: benefícios: financeiros, preservação do meio ambiente, saúde e felicidade; práticas sustentáveis nas empresas
»4.2 Economia Criativa: Panorama sobre a Economia Criativa no Brasil e suas áreas de atuação; conhecendo recursos disponíveis para gerir melhor os investimentos na busca de referências criativas, matéria prima sustentável, mão de obra e outros temas envolvidos na oferta de seus produtos/ serviços; novos canais de venda e formatos para distribuição e comunicação de seus produtos.

5. Captação de Recursos para Projetos de Sustentabilidade: familiarizar os participantes da importância da utilização dos mecanismos de renúncia fiscal aplicados à cultura e ao esporte, onde podem ser incluídos temas socioambientais. Permeando estes projetos, apresentaremos as principais Leis de Incentivo Federal, Estadual e Municipal.

6. Design Thinking aplicado à Sustentabilidade Empresarial: Focar na cocriação de soluções inovadoras por meio do conceito do Design Thinking; preparar os participantes para trabalharem desafios/projetos reais e inovadores, utilizando de forma prática e completa a aplicação do Design Thinking no âmbito da sustentabilidade Empresarial. Exposição dialogada, estudo de casos, vídeos, alicerçados na metodologia “aprender fazendo” e a experiência na aplicação da metodologia em grandes organizações, o curso tem o objetivo de inserir os participantes na participação de projetos inovadores e melhorar os processos de gestão em organizações privadas. Haverá um Case de desafio real, externo ao grupo (pode ser o desafio de uma empresa de um dos participantes).


 

CONTEÚDO

1ª aula – 8 de maio
Abertura com os professores.
Princípios e Estruturas da Gestão Ambiental no Brasil - André Luiz Moura de Alcântara.

2ª aula – 15 de maio
Instrumentos de Gestão da Sustentabilidade - Fátima Pereira Pinto.

3ª aula – 22 de maio
Gestão Estratégica de Carbono - Fátima Pereira Pinto.
Gestão de Resíduos Sólidos - Marcelo Suster.

4ª aula – 29 de maio

Introdução às Finanças Sustentáveis: teoria e prática - João Vedramim.

5ª aula – 5 de junho

Práticas sustentáveis: construção sustentável - Arnaldo Simões e Carmem Manzano.

6ª aula – 12 de junho
Práticas sustentáveis: economia criativa - Larissa Ortiz
Captação de recursos para projetos de sustentabilidade - Larissa Ortiz.

7ª aula – 19 de junho
Design Thinking aplicado à Sustentabilidade Empresarial - Madailda de Lima.
 

Facilitação: André Luiz Moura de Alcântara - Sociólogo graduado pela USP com Especialização em Educação Ambiental pela FSP/USP e com Gestão Ambiental pela Faculdade de Engenharia Mecânica da UNICAMP. Trabalha na PMSP desde 1992 e em SVMA desde 1994 com Educação Ambiental. Desde 2006 faz parte do corpo técnico da UMAPAZ.
Arnaldo Simões - Pós graduado em Administração de Empresas pela FGV. Sócio da Vehuel Treinamento Profissional que tem mais de 40 jogos corporativos desenvolvidos para treinamentos em empresas.
Carmem Manzano - Pós-graduada em Marketing pela FGV e formação em Ciências Econômicas Internacionais pelo Mackenzie. Sócia da empresa Vehuel Treinamento Profissional.
Fátima Pereira Pinto - Mestre em Tecnologia Ambiental pelo IPT/USP, Engª Química pela FEI. É sócio-diretora da empresa Ecouniverso onde atua em projetos de Sustentabilidade Corporativa e Emissões de Carbono. Atualmente é docente de cursos de pós graduação sobre Sustentabilidade e Gestão de Carbono na FIA/USP, Centro Paula Souza e outras instituições de ensino.
João Vedramim - Economista, Pós Graduado em Sistemas de Informações Empresariais. Área de concentração de experiência na indústria manufatureira. Atuou como Gerente e Diretor de empresas nacionais e internacionais. Extensa exposição internacional em treinamentos e viagens de negócio (USA, Canada, França, Portugal, Espanha, Itália, Alemanha, Suécia, Noruega, Japão, Coréia e Holanda). Afiliado ao CORECON e ao IBCO. Consultor Empresarial.
Larissa Ortiz - formação em Publicidade e especialização em Administração de empresas na FMU. É atuante na difusão da Economia Criativa e engajada em programas setoriais nas diversas áreas que a compõem, como cultura, mídia, moda, design, agronegócio dentre outras. Atua no desenvolvimento empresarial e de lideranças e atualmente é também docente em MBA e gestora de Negócios multiplataforma na Editora Globo.
Marcelo Suster - Mestre em Tecnologia ambiental / IPT, MBA em Gestão Empresarial / FGV, MBA em marketing / ESPM, especialização em Tecnologia e Ciência de Materiais Vítreos / Friederich Schiller Universität – Alemanha, engº e matérias / UFSCar. Experiência profissional em comercialização de resíduos sólidos como produtos na Alcoa Alumínio, reciclagem de embalagens Longa Vida na EET – Piracicaba e consultor em tratamento de resíduos sólidos na TSL engenharia Ambiental. Sócio da empresa Recaltech e consultor em gestão de negócios de reciclagem e valoração de resíduos sólidos.
Madailda de Lima - Graduada em Administração de Empresa com Pós-Graduado em Recursos Humanos pela USCS; MBA em Marketing – FIA/USP. Profissional de Consultoria, Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas, Especialista em Gestão de Pessoas, Marketing, Biopsicologia, Psicologia Aplicada a Negócios, Psicodrama e Sociodrama, Trainer em PNL, Coach Profissional desde 2007, sendo membro da Comunidade Internacional de Coaches - ICC é também formada pelo ICI – Integrated Coaching Institute, Co-Autora dos livros: Ser Mais com Coach, Manual Completo de Coaching e Leader Coach.
Coordenação: Ricardo Fraga Oliveira e Georges Fouad Kharlakian Junior.

Vagas: 60 (haverá seleção dos inscritos).

Público: clientes, fornecedores, acionistas, financiadores (stakeholders) e profissionais das empresas.
Dias: 8, 15, 22 e 29 de maio; 5, 12 e 19 de junho de 2017, segundas-feiras
Horário: das 14h às 17h
Local: Sede da UMAPAZ – Parque Ibirapuera. Av. Quarto Centenário, 1268.
Pedestres: Portão 7A.
Estacionamento: Portão 7 da Av. República do Líbano (Zona Azul).

 

Inscrições encerradas.

Qualquer alteração na atividade será informada via e-mail aos inscritos.

 


» Clique aqui e veja todas as atividades da UMAPAZ

 

Como chegar na UMAPAZ: