Curso: Jogos Cooperativos e Pedagogia da Cooperação

“O mundo ‘lá fora’ e o mundo ‘aqui dentro’ é o mesmo, isto é, um reflete o outro. O que o mundo é, depende de quem o vê e como vive nele.
A maneira de inserir a Cooperação no cotidiano é VIVENDO em nós mesmos o resgate desses valores e a transformação da nossa visão-e-ação no mundo.
Podemos inserir no dia-a-dia pequenas, simples e poderosas mudanças. Partindo do mais próximo – EU – para o mais distante – NÓS – estaremos fazendo a parte que nos cabe neste grande JOGO-VIDA.”
FÁBIO BROTTO


Os Jogos Cooperativos surgiram da preocupação com a excessiva valorização que a sociedade moderna atribui à competição. O Curso ‘Jogos Cooperativos e Pedagogia da Cooperação’ visa proporcionar aos/as participantes a vivência de situações onde a cooperação possa ser identificada e reconhecida como essencial para a construção de relações cotidianas saudáveis, construtivas e de respeito mútuo. Isso por meio de diferentes jogos cooperativos.
As atividades que privilegiam os aspectos cooperativos são importantes por contribuírem para o desenvolvimento da percepção de pertencer a um grupo, pois trabalham respeito, fraternidade e solidariedade de forma lúdica e altamente compensatória, levando a possibilidade de percepção da interdependência entre todas as criaturas.
A competição pode gerar diversos conflitos e emoções desagradáveis, podendo levar à comparação, frustração, ao sentimento de vitória ou de derrota, à exclusão. Porém a competição quando bem encaminhada, pode contribuir para ajustar a percepção destes momentos à sua verdadeira dimensão íntima, visando o equilíbrio. No ambiente competitivo bem administrado também estão presentes a necessidade do respeito, a superação de limites e a amizade, enfim a cooperação.
Os Jogos Cooperativos são estruturados visando diminuir a pressão para competir e a necessidade de comportamentos destrutivos, promover a interação e a participação de todos, deixando aflorar a espontaneidade e a alegria de jogar. São jogos de compartilhar, unir pessoas, jogos que eliminam o medo do fracasso e que reforçam a confiança em si mesmo e nos outros. Todos podem ganhar e ninguém precisa perder. Dessa forma, resultam no envolvimento total da aceitação de todos os membros do grupo.
O curso como um todo é organizado em 03 módulos, sendo os módulos I e II (descentralizados / em parceria) e o módulo III (na UMAPAZ), orientados (com os jogos que serão vivenciados pelo grupo) para os temas ÁGUA, RESÍDUOS, BIODIVERSIDADE E CULTURA DE PAZ/CONFLITOS (eixos prioritários).

Objetivos Gerais: Conhecer e praticar os Jogos Cooperativos; Compreender os fundamentos da Pedagogia da Cooperação; Estimular a reflexão crítica sobre COMPETIÇÃO X COOPERAÇÃO; Desenvolver maior empatia e capacidade de cooperar; Vivenciar diversos Jogos Cooperativos e aprender a focalizá-los; Vivenciar e praticar a PAZ EM AÇÃO; Praticar comportamentos e atitudes cooperativas para a construção de um mundo melhor e mais fraterno.

Proposta metodológica

 Aprendizagem Vivencial, com a utilização de metodologias integrativas, tais como Danças Circulares Sagradas, Comunicação Não-Violenta e Diálogo, estimulando o surgimento da Inteligência Coletiva e o exercício da Inteligência Social/Comunitária.
 Grupos entre 20 e 35 participantes (dependendo das possibilidades do espaço físico).
 Avaliação contínua (feedback e co-gestão) e formulário online a cada módulo.

Encontros

 Periodicidade semanal;
 01 módulo por mês (04 encontros/módulo);
 03 horas por encontro;
 Módulo III no segundo semestre, realizado na UMAPAZ;

Vagas: 40 (Haverá seleção de acordo com o público focalizado).
Carga horária: 12 horas/módulo (36 horas no total).

Facilitação e coordenação: Prof. Adriano Galhardo Pedroso, pedagogo com pós-graduação em Gestão de Pessoas, Psicopedagogia, Ecologia-Arte-Sustentabilidade, Transdisciplinaridade em Educação e Cultura de Paz; Focalizador em Danças Circulares Sagradas e em Jogos Cooperativos; Designer em Sustentabilidade pelo Programa Gaia Education. Docente e Coordenador de Projetos da Divisão de Formação da UMAPAZ/SP. Psicoterapeuta Transpessoal, com formação em Análise Transacional, Programação Neurolinguística e Florais de Bach.

Público: educadores/as, coordenadores/as de grupos e equipes, lideranças e gestores/as, profissionais da educação / saúde / assistência social, profissionais de ONG’s que necessitem trabalhar com grupos e desenvolver o senso comunitário.

TURMAS:

• UMAPAZ 
Dias: 6, 13 e 27 de abril de 2017; 4,11,18 e 25 de maio de 2017; 1 de junho de 2017, quintas-feiras.
Horário: das 14h às 17h.
Local: Sede da UMAPAZ – Parque Ibirapuera. Av. Quarto Centenário, 1268. (zona sul)
Pedestres: Portão 7A.
Estacionamento: Portão 7 da Av. República do Líbano (Zona Azul).
Inscrições encerradas.

• CEU GUARAPIRANGA (manhã)
Dias: 28 de abril de 2017; 5,12, 19 e 26 de maio de 2017; 2, 23 e 30 de junho de 2017, sextas- feiras.
Horário: das 9h às 12h.
Local: CEU Guarapiranga - Estr. da Baronesa, 2031. (zona sul)
Inscrições: DRE Campo Limpo - em breve

• CEU GUARAPIRANGA (tarde)
Dias: 28 de abril de 2017; 5,12, 19 e 26 de maio de 2017; 2, 23 e 30 de junho de 2017, sextas- feiras.
Horário: das 14h às 17h.
Local: CEU Guarapiranga - Estr. da Baronesa, 2031. (zona sul)
Inscrições: DRE Campo Limpo - em breve