Como as mulheres se deslocam em São Paulo?

A mobilidade urbana surge como uma questão desafiadora às políticas ambientais e urbanas. O padrão de mobilidade centrado no transporte motorizado privado mostra-se insustentável à proteção ambiental assim como no atendimento das necessidades de deslocamento que caracterizam a vida na cidade.
Ao adotarmos meios de transporte alternativos ao motorizado individual não contribuímos para um ciclo vicioso responsável pela degradação da qualidade do ar e tantos outros impactos ambientais e na saúde.
Entretanto, para pensarmos a cidade e a mobilidade urbana é necessário também considerarmos a experiência feminina, pois existem diferenças entre os padrões de mobilidade feminino e masculino.
Quais as barreiras que se impõe às mulheres diante do acesso à cidade? Quais os desafios enfrentados ao adotar um meio de locomoção diferente do motorizado privado? E quais os benefícios dessa escolha?

Vagas: 70 vagas (não haverá seleção)
Facilitação: Haydee Svab, engenheira civil, fundadora do PoliGen (Grupo de Estudos de Gênero da Poli-USP) e autora da dissertação “Evolução dos padrões de deslocamento na região metropolitana de São Paulo: a necessidade de uma análise de gênero”.

Coordenação: Antônia Benício, Daniele Bispo e Julia Guadagnucci.
Público: interessados pelo tema.

Dia: 22 de março de 2017, quarta-feira
Horário: das 9h30 às 12h
Local: Sede da UMAPAZ – Parque Ibirapuera. Av. Quarto Centenário, 1268.
Pedestres: Portão 7A.
Estacionamento: Portão 7 da Av. República do Líbano (Zona Azul).

Inscrições encerradas.

Qualquer alteração na atividade será informada via e-mail aos inscritos.

 


» Clique aqui e veja todas as atividades da UMAPAZ

 

Como chegar na UMAPAZ: