Educação Ambiental: Ciclo de descobertas

Oficina 2 – Redescobrindo Caminhos: Trilha Interpretativa monitorada no Parque Jardim da Luz

 

A trilha interpretativa é uma prática de educação ambiental, realizada ao ar livre, cuja finalidade é o desenvolvimento educacional do ser humano, que durante um determinado percurso, interage em diferentes escalas com o meio ambiente natural ou construído. Estratégia utilizada para promover a integração entre o homem e o meio ambiente, as trilhas interpretativas são instrumentos que pressupõem uma metodologia interdisciplinar, articulando diversas áreas do conhecimento e ensejando abordagens transversais da temática ambiental.
O parque Jardim da Luz foi selecionado para esta atividade por ser o primeiro Jardim Público da cidade de São Paulo, importante elemento patrimonial na história da urbanização da cidade, e primeira área verde criada para ser desfrutada pela população no município de São Paulo.

 

Validado por SVMA: proposta 633/2016

Vagas: 30

Facilitação:
Ana Marília Souza, integrante da Equipe Trilhas Urbanas, graduanda em Geografia pela USP. UMAPAZ 3.
Flávia Damaceno, integrante da Equipe Trilhas Urbanas, graduanda em Ciências Ambientais. UMAPAZ 3.
Hellen Cristina Barreto, integrante da Equipe Trilhas Urbanas, graduanda em Geografia. UMAPAZ 3.
Marcela Barbosa Garcia, integrante da Equipe Trilhas Urbanas, graduanda em História pela USP. UMAPAZ 3.
Tania Maria dos Santos Souza Rosa, Química, educadora ambiental da UMAPAZ Formação, atua em escolas e outros órgãos municipais com oficinas de arte-educação inseridas nos Programas Metodologias Integrativas e Educação e Natureza. UMAPAZ 3.
Virgínia Tristão, doutora em Educação pela USP, Coordenadora do Programa Trilhas Urbanas e do Programa Educação e Natureza. UMAPAZ 3.

Coordenação: Virgínia Tristão e Tania Maria dos Santos Souza.

Serão fornecidos certificados.

Bibliografia de apoio

AB´SABER, A. N. (Re) conceituando educação ambiental. MAST/CNPq, 1991.
CARVALHO, I. C. Maria. Educação Ambiental: a formação do sujeito ecológico. São Paulo: Cortez, 2004.
JACOBI, Pedro R. Meio Ambiente e educação para a cidadania: o que está em jogo nas grandes cidades? In; SANTOS, J. E.;SATO, M. A. A contribuição da educação ambiental: a esperança da Pandora. São Paulo: Rima, 2001, p. 423-437.
JACOBI, Pedro R. Educação Ambiental: o desafio da construção de um pensamento crítico, complexo, e reflexivo. Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 31, nº 2, pp. 233-250, maio-ago, 2005.
LOPES, Claudivan S.; PONTUSCHKA, Nídia N. Estudo do meio: teoria e prática. Geografia (Londrina) v. 18, n. 2, 2009. Disponível em:
<http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/>. Acesso em: 04/01/2016.
SULAIMAN, Samia. N. & TRISTÃO, Virgínia. T. V. Estudo do Meio: uma contribuição metodológica à Educação Ambiental. REMEA - Revista eletrônica de mestrado em Educação Ambiental, v. 21, jul/dez., 2008.
TRISTÃO, Virgínia Talaveira Valentini; SULAIMAN, Samia Nascimento. Estudo do meio: uma leitura interdisciplinar e coletiva do espaço para o exercício da educação ambiental. In: III Seminário Internacional de Educação, 2010, São Paulo. III Seminário Internacional de Educação. Pesquisas em Educação no Brasil e no Mundo, 2010.
TRISTÃO, Virgínia. T. V.; CORTEZ, E. P.; MEDEIROS, M.; SILVA, M. R.; TOLEDO, Michele C.; AMARAL, S. C.; SHAHINI, A. L.. Trilhas Interpretativas em Educação Ambiental: A Experiência do Programa Trilhas Urbanas no Parque Alfredo Volpi. 3º Seminário de Parques e Áreas Verdes. Biodiversidade e Sustentabilidade: Experiências, Planos e Ações, 2010.
TRISTÃO, Virgínia T. V. Educação Ambiental Não Formal: A Experiência Do Terceiro Setor. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.

Dia: 30 de março de 2017, quinta feira
Horário: das 14h às 17h
Local: Parque Jardim da Luz - Praça da Luz s/nº - Bom Retiro.
Ponto de encontro: Casa de Chá do Jardim da Luz

Inscrições encerradas.

Qualquer alteração na atividade será informada via e-mail aos inscritos.

 


» Clique aqui e veja todas as atividades da UMAPAZ

 

Como chegar na UMAPAZ: