Curso: Programa Vivendo Valores na Educação - Reconectando Valores

Curso validado pela SMESP para promoção e progressão funcional.

Curso de formação para professores, educadores, pais e demais interessados que visa o fortalecimento integrativo de valores na educação. Com carga horária de 30 horas, 20 horas presenciais e 10 horas de atividades extraclasse.

Programação:

Aula 1 - 2 de março de 2017

Histórico do Programa Vivendo Valores na Educação:
Partilhar Nossos Valores para um mundo melhor.
VIVE: Metas, Objetivos, Pressupostos básicos.
A necessidade de Valores, o Relatórios Delors, os quatro pilares da educação.
Os doze valores básicos na educação de valores.

 

Aula 2 - 9 de março de 2017

Consciência de Valores: Nossos Valores, Desenvolvimento de Valores nas crianças
Exploração de nossos valores como professores, pais, responsáveis por educar crianças e adolescentes.
Mapa mental: O que é, para que serve como e quando utilizar.

 

Aula 3 - 16 de março de 2017

A criação de uma atmosfera baseada em valores: Realimentar o sonho, visualização da escola e Imagine ser uma criança na escola dos seus sonhos, as melhores práticas de ensino, atitudes e atos do professor baseados em valores/emoções e valores humanos. Espiritualidade e valores.

 

Aula 4 - 23 de março de 2017

Modelo Teórico VIVE. Variedades de atividades com valores: temas para reflexão, imaginação, exercícios de Relaxamento e concentração, expressão artística, atividades de autodesenvolvimento. A capacidade de se relacionar socialmente, Consciência Cognitiva de justiça social, Desenvolvimento da capacidade de coesão social, Incorporar valores ao currículo existente. Pintura da bandeira da paz

 

Aula 5 - 30 de março de 2017

Condições para criar uma atmosfera baseada em valores. Reconhecimento, incentivo e construção de comportamentos positivos. Escuta ativa e resolução de conflitos. Implantação do trabalho com valores. O processo de avaliação. Encerramento com o hasteamento da bandeira da paz.

 

Vagas: 50

Facilitação:
Cleide Romero - Psicóloga, Acupunturista, Pedagoga, Especialização em Administração de Serviços Públicos de Saúde. Atuou como recreacionista no início de sua carreira, Diretora de berçários, creches e pré-escolas. Atualmente exerce seu trabalho como profissional liberal e voluntária. Desde 2002 tem atuado como Educadora do Programa Vivendo Valores na Educação, assumindo como missão contribuir para o aprimoramento da dinâmica das relações humanas na escola e na família.

Wanda Moreira Canto - Pedagoga, Arte Educadora e Orientadora Educacional. Atuou na Secretaria de Estado de Educação como Professora de Educação Artística, na Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo na equipe Técnica e como Diretora de Escola Pública. Atuou na Coordenação Nacional do Programa Vivendo Valores na Educação, por mais de vinte anos, atualmente, é Coordenadora Regional do Programa Vivendo Valores. Proprietária do Stúdio 56, escola de Artes, na Vila Madalena.

Marisa Terreu - Pedagoga, especialista em metodologias ativas. Atua em elaboração, implementação e acompanhamento de projetos em saúde e educação, mediadora de aprendizagem na Associação Saúde da Família – ASF São Paulo, Grupo Olhar em São Paulo que tem como meta o apoio a atitude mental. Atuou na coordenação de trabalhos pedagógicos na Fundación Integra-8ª región Chile, na área de Educação Infantil. Educadora do Programa Vivendo Valores na Educação.

Anna Maria de Oliveira - Pedagoga, Arte Educadora, Professora de Meditação Raja Yoga, Instrutora de Yoga para Crianças, Coordenadora Pedagógica Nacional do Programa Vivendo Valores na Educação. Desenvolvedora de projetos na Confluência Projetando Saberes, empresa atuante nas áreas de Educação, Arte e Yoga.

Coordenação: Eliane Terezinha dos Santos Bosio.
Público: educadores da rede pública ou particular que atuam na área da Educação Ambiental, pais e interessados.

Dia: 2 a 30 de março de 2017, quintas feiras
Horário: das 9h às 13h
Local: Sede da UMAPAZ – Parque Ibirapuera. Av. Quarto Centenário, 1268.
Pedestres: Portão 7A.
Estacionamento: Portão 7 da Av. República do Líbano (Zona Azul).

Inscrições encerradas.

Qualquer alteração na atividade será informada via e-mail aos inscritos.

 


» Clique aqui e veja todas as atividades da UMAPAZ

 

Como chegar na UMAPAZ: