Curso de Introdução ao Diálogo

 

Descrição da atividade:
O Diálogo é um método que proporciona a reflexão acerca dos múltiplos aspectos próprios da experiência humana como: valores mais intimamente arraigados; a natureza e a intensidade das emoções; os padrões de nossos processos de pensamento; a maneira segundo a qual nossa neurofisiologia, ou seja, a dinâmica do nosso corpo estrutura a experiência do aqui-e-agora (BOHM, 2005). Dessa forma, trata-se de uma metodologia que propõe uma postura dialógica perante o mundo, e se mostra como um caminho para ampliar a percepção e a compreensão dos problemas socioambientais e a busca de alternativas para a paz.

O curso tem como objetivos apresentar a metodologia do Diálogo na visão de David Bohm (1917- 1992), físico quântico norte-americano, e promover sua vivência através da reflexão conjunta.
Encontra-se estruturado em duas partes: a primeira foi denominada de As Bases Teóricas. Nesta, será apresentada a metodologia do Diálogo abordando os principais conceitos que sustentam a sua prática, através de exposição e dinâmicas. Já a segunda parte, A Prática: Grupo Experimental de Diálogo, refere-se à vivência do Diálogo enquanto uma prática continuada que busca contribuir para o desenvolvimento da qualidade da escuta, por meio da auto-observação, identificação e suspensão dos pressupostos e do compartilhamento de ideias e significados, que são elementos que colocam em atividade o princípio básico do pensamento sistêmico.

 

Vagas e distribuição: 40, sendo 20 vagas reservadas ao público em geral e 20 vagas aos servidores efetivos da prefeitura municipal de São Paulo*. No caso de vagas remanescentes do grupo de servidores efetivos, estas poderão ser preenchidas pelo público.

 

Seleção: Haverá seleção dentre os 35 primeiros inscritos do público em geral e 35 primeiros inscritos do grupo dos servidores da prefeitura municipal de São Paulo, conforme respostas às questões do formulário de inscrição.

Público: Pessoas interessadas em exercitar o diálogo, compartilhar significados, desenvolver a auto-observação e a capacidade de escuta. O Curso destina-se ao público em geral, com qualquer nível de escolaridade.
No caso dos servidores efetivos municipais, todas as carreiras estão envolvidas.

 

Carga horária total: 24 horas, sendo 3 horas por dia

*Obs: Curso validado nº015/2017 para fins de promoção e progressão funcional.

Coordenação e facilitação: Márcia Amélia Moura, Psicóloga, Educadora Ambiental, especialização em Ecologia, Arte e Sustentabilidade e Gaia Education. Coordenadora e Facilitadora do Projeto: A Prática do Diálogo para o Fortalecimento das Redes de Convivência na UMAPAZ.

Turma 1:
Dias
: 02, 09, 16, 23, 30 de março; 06, 20, 27de abril de 2017, quintas-feiras
Horário: das 14h30 às 17h30
Local
: Sede da UMAPAZ – Parque Ibirapuera. Av. Quarto Centenário, 1268.
Pedestres: Portão 7A.
Estacionamento: Portão 7 da Av. República do Líbano (Zona Azul Digital).

Inscrições encerradas.

Qualquer alteração na atividade será informada via e-mail aos inscritos.

 


» Clique aqui e veja todas as atividades da UMAPAZ

 

Como chegar na UMAPAZ: