Oficina da Palavra: encontros com Pessoa

 

A obra de Fernando Pessoa, poeta reconhecido como um privilegiado artista da palavra, sempre despertou um particular interesse por apresentar uma multiplicidade de visões de mundo. A proposta da oficina neste ano é a de visitarmos o universo pessoano fazendo um percurso de leituras dos poemas mais representativos e assim conhecer um pouco a obra peculiar desse autor tão importante.

Na antiguidade clássica, a literatura, em prosa ou poesia, sempre se primou por um conteúdo pedagógico ao veicular valores essenciais à civilização. Retomamos esse discurso fundador para também justificarmos a inserção desta proposta de trabalho à ideia de cooperar para a construção de uma sociedade melhor ao oferecer/compartilhar um panorama geral de autor tão interessante que além de poeta e escritor, foi publicitário, astrólogo, crítico literário, inventor, empresário, tradutor, correspondente comercial, filósofo e comentarista político português.
Vamos identificar os recursos culturais e linguísticos utilizados pelo autor e o entrelaçamento com valores da cultura de paz. A oficina também pretende propiciar reflexões que possam promover a melhor expressão da crítica e da sensibilidade do participante nas produções escritas e orais, assim como a atualização do gosto pela leitura.

Bibliografia:

MORAIS, Ricardo Melo de, Fernando Pessoa para todas as pessoas, Verso de Kapa,Lisboa, 2015.
PESSOA, Fernando, Obra Poética, vol. Único, org. de Maria Aliete Galhoz, 5ª edição, RJ, Aguilar Editora, 1974.
SIMÕES,J. Gaspar. Fernando Pessoa – Breve história de sua vida e da sua obra. Lisboa. Difel, 1983.

Facilitadora: Cladir C. Gabriel-Garcia é graduada em História e Letras, com mestrado e doutorado em Filologia e Linguística pela USP/São Paulo. Foi professora de História do Brasil, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Portuguesa, na rede do ensino estadual e professora de Teorias do Texto e Redação nos cursos de Letras, Jornalismo, Radio e TV das faculdades FIAM/FMU e Anhembi-Morumbi. É participante das Danças Circulares e de cursos oferecidos pela UMAPAZ.
Coordenação: Estela Gomes

Público focalizado: educadores, professores de português e interessados em geral.

Vagas: 40

Dias: 20 e 27 de março; 03 e 10 de abril de 2017, segundas-feiras
Horário: das 9 às 12h
Local: Sede da UMAPAZ – Parque Ibirapuera. Av. Quarto Centenário, 1268.
Pedestres: Portão 7A
Estacionamento: Portão 7 da Av. República do Líbano (Zona Azul).

Inscrições encerradas.

Qualquer alteração na atividade será informada via e-mail aos inscritos.

 


» Clique aqui e veja todas as atividades da UMAPAZ

 

Como chegar na UMAPAZ: