Oficina: Tecnologias de participação: introdução e oficina prática

Atualmente, novas tecnologias convivem com espaços de participação democrática. Por um lado, o uso de computadores e dispositivos móveis aumentou a capacidade de cada um de produzir e compartilhar informações e gerou novas formas, mais ágeis e dinâmicas, de socialização e engajamento. Por outro, meios tradicionais de participação oferecem modos de troca e de produção de conhecimento singulares e, por essa razão, permanecem centrais ao desenho das instituições e ao exercício da democracia. Longe de serem processos distintos, essas modalidades de conversa e participação são complementares e seu bom uso fortalece a gestão democrática.

Nessa oficina será abordado duas agendas: 1) exame do ciclo das políticas públicas e como as tecnologias participativas podem melhorar seu desempenho e fortalecer a democracia e 2) conhecimento do POP, uma ferramenta que permite que os próprios cidadãos colham e priorizem opiniões apoiando ciclo das políticas públicas de forma fácil, democrática e permanente.


Vagas: 40
Público: cidadãos interessados e abertos a compreender a multidimensionalidade da cidade e bairros e as perspectivas de atuação para a construção de futuro.

Facilitação: André Leirner é Arquiteto de formação (USP 1996) com mestrado pela Architectural Association de Londres (1999) e pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (2006). Em seu percurso profissional trabalhou como comissionado para a Prefeitura de São Paulo (2003), como consultor para o BID (2005 – 2009) e Onu Habitat (2014). Trabalhou ainda com gestão e coordenação de projetos industriais (2007 – 2011; Semp Toshiba, Lavazza e Stihl), culturais (2011- 2013; FLIP) e de tecnologia aplicada a educação (2014 – 2015; GTE Fundação Vanzolini). Como pesquisador desenvolve trabalhos na área de gestão e governança, apresentado trabalhos no Banco Mundial e na Secretaria Geral da Presidência da República (2013). Desenvolveu o software POP para apoio à governança social compartilhada junto ao Laboratório de Programação Extrema – IME, USP (2015), é pesquisador do NDAC, Nucleo de Democracia e Ação Coletiva do CEBRAP e professor na Oficina Municipal (2016).

Coordenação: Ricardo Fraga Oliveira

Dia: 19 de janeiro de 2017, quinta-feira
Horário: às 10h
Local: Sede da UMAPAZ – Parque Ibirapuera. Av. Quarto Centenário, 1268.
Pedestres: Portão 7A.
Estacionamento: Portão 7 da Av. República do Líbano (Zona Azul).

Inscrições encerradas!

 

» Clique aqui e veja todas as atividades da UMAPAZ

 

 Como chegar na UMAPAZ: