CONVERSA COM... Sergio De Simone & Regina de Sá - Um Passeio pela História: As Estufas do Viveiro Manequinho Lopes

topo

Ao som de boa música e num ambiente intimista especialmente preparado, os convidados são recebidos com água aromatizada e chá - com ervas frescas, colhidas em nosso Campo Experimental...
E então apresentam seus trabalhos - relacionados com o Meio Ambiente, Sustentabilidade, Paisagismo e Arte - interagindo com o público participante.
E no mês de Aniversário do Parque Ibirapuera receberemos convidados que apresentarão seus olhares diversificados sobre este ícone paulistano.
No dia 28 Sergio De Simone e Regina de Sá irão contar “como surgiu a ideia de criar espaços pioneiros na criação dos primeiros berçários de mudas de árvores, cujo mais importante deles existe ainda hoje no Parque do Ibirapuera, a quem deu origem como grande área verde e de lazer.
Baseado em extensa pesquisa, o Percurso e Implantação das Estufas em S. Paulo - O Caso do Viveiro Manequinho Lopes (1870-1940), ora apresentado em primeira mão, versa sobre a constituição do Viveiro Manequinho Lopes sob o foco de seus viveiros, especialmente os mais antigos que foram transferidos do Parque da Luz e da antiga Escola de Pomologia (atual Parque Fernando Costa) para o Ibirapuera. O estudo inclui anotações sobre as antigas estufas do Jardim Botânico (atual Horto Florestal), do Instituto Biológico, do Horto Oswaldo Cruz (Inst. Butantan) e a atuação de biológos, botânicos e paisagistas que trabalharam em São Paulo; tais como Antonio e Arthur Etzel, Joseph-Antoine Bouvard, Frederico Hoene, Alberto Loefgren e Reynaldo Dierberger, entre outros.” (fonte: Sergio De Simone e Regina de Sá).

Facilitação:

  • Sergio De Simone: Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura de Belas Artes de São Paulo (1984), especialização em História da Arte e da Cultura pela Universidade Estadual de Campinas (IFCH - 2005). Atualmente é arquiteto e pesquisador no Instituto Butantan (IBU), na área de História da Ciência - Linha de Pesquisa: Patrimônio e Arquitetura da Saúde Pública em São Paulo. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em produção técnica sobre História da Arquitetura e do Urbanismo e Restauro de Bens Culturais Edificados, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Arquitetura no Brasil, História da Conservação do Patrimônio Edificado. Mestrando no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo - Área de Concentração História e Fundamentos da Arquitetura e do Urbanismo.
    É membro do Laboratório Especial de História da Ciência, vinculado ao Centro de Desenvolvimento Cultural (CDC) do Instituto Butantan. Foi membro do I.P.R. (Inovação e Pesquisa para o Restauro) da Agência de Inovação da UNICAMP (2005) e integrou a equipe do Serviço Técnico de Conservação e Restauro (STCR) do CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Artístico Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo), entre 1999 e 2006. Produziu vários estudos sobre o patrimônio edificado de São Paulo e Rio de Janeiro, entre outros estados brasileiros.
    Autor das recentes publicações: São Paulo: Cidade e Arquitetura | Um Guia (co-autor/2015) e Guia de Arquitetura - Butantan (co-autor/2017).
  • Regina de Sá: Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia. Jornalista, autora de livros infantis. Dedica-se ao estudo da fotografia, história da fotografia e patrimônio; e, recentemente, tem voltado sua atenção para pesquisas na área de fotografia judiciária, com produção de artigos na especialidade. Integra o Programa Diversitas - Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH-USP), como doutoranda em História e Historiografia das Ciências. Atualmente dedica-se à elaboração da biografia de um dos mais eminentes cientistas da área médico-legal, o Prof. Dr. Oscar Freire de Carvalho.
    Publicações recentes: A morte de um museu esquecido: o que perde a atual medicina legal sem o acesso à informação dos pioneiros (artigo - revista Museologia e Patrimônio); Registros fotográficos em asilos psiquiátricos: o que as expressões faciais revelam. (Arte e Saúde - Cadernos de História da Ciência - Instituto Butantan).

Coordenação:

  • Helena Quintana Minchin - Arquiteta Urbanista

Público: Público interessado
Vagas: 50

Dia: 28 de agosto de 2018, terça-feira
Horário: 10h às 12h

Local: Sede da UMAPAZ - Parque Ibirapuera - Av. Quarto Centenário, 1268
Pedestres: Portão 7A
Estacionamento: Portão 7 da Av. República do Líbano (Zona Azul)

Inscrições: aqui

Qualquer alteração na atividade será informada via e-mail aos inscritos.

Como chegar na UMAPAZ

 

 Confira nossas redes sociais!