CONVERSA COM... Jorge Luís Domene Escobar

EPC Espaço Perceptivo Padre Chico

topo

Ao som de boa música e num ambiente intimista especialmente preparado, os convidados são recebidos com água aromatizada e chá - preparados com ervas frescas, colhidas em nosso Campo Experimental...
E então apresentam seus trabalhos - relacionados com o Meio Ambiente, Sustentabilidade, Inclusão, Paisagismo e Arte - interagindo com o público participante.
E neste encontro receberemos o Arquiteto Urbanista Jorge Luís Domene Escobar que apresentará, entre outros projetos, o Espaço Perceptivo Padre Chico.
“O EPC – Espaço Padre Chico foi concebido como parte de um amplo conjunto de implementações visando a qualificação do IPC – Instituto de Cegos Padre Chico, tradicional instituição de ensino no atendimento de pessoas com deficiência visual. O objetivo do projeto é que os alunos da EI-Educação Infantil e EF-Educação Fundamental façam uso desse espaço pedagógico-experimental como sendo uma verdadeira extensão da sala de aula tradicional, onde os conteúdos programáticos serão ensinados e reforçados através das atividades lúdicas ao ar livre e no contato com a natureza. Será uma verdadeira “SALA DE AULA A CÉU ABERTO.”
O EPC tem caráter essencialmente pedagógico interdisciplinar e experimental, proporcionando novas maneiras de vivenciar e explorar o desenvolvimento do Conhecimento, da Ciência e do Convívio com a Natureza. Seu funcionamento pressupõe a realização pelos alunos de experiências ambientais, perceptivas e sensoriais, integrando e complementando os conteúdos programáticos das diversas disciplinas da matriz curricular do Colégio Vicentino Padre Chico, usufruindo dos recursos desse inovador espaço perceptivo de ensino-aprendizagem, concebido como generoso jardim sensorial, perceptivo e experimental. As instalações inseridas no EPC têm a função de estimular e desenvolver, didaticamente, as dimensões: Física, Mental e Espiritual dos alunos e demais usuários. Está implantado numa área de 2.500 m2, local de uma antiga horta da instituição. A intervenção proposta é um dos caminhos explorados para que o IPC, amplie o cenário do atendimento à pessoa com deficiência visual e sua integração comunitária, aproximando-a da vida cotidiana, da inserção no tecido social e abrindo novas frentes de atuação para os trabalhos pedagógicos da instituição.” (fonte: ESCOBAR, Jorge Luís Domene).

Facilitação:

  • Jorge Luís Domene Escobar - Formado pela FAU Universidade Presbiteriana Mackenzie, com Doutorado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo-USP. Cursou Pedagogia (FATEC – UNESP) e possui MBA em Real Estate – Economia Setorial, Mercados e Investimentos (Escola Politécnica – USP). Responsável por mais de 1,9 milhão de m² construídos: Projetos Arquitetônicos, Técnicos e Obras Hospitalares – EAS, Habitacionais, Industriais e Institucionais. Possui experiência em projetos de Expansões, Readequações Físicas “Retrofit” – Readequação e Humanização Hospitalar. É Diretor da Interarqui Arquitetura e Construção e Professor de Graduação e Pós-Graduação: Administração Hospitalar, Arquitetura Hospitalar, Manutenção e Infraestrutura-"Facility Management".

Coordenação:

  • Helena Quintana Minchin - Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo (FAU UNISANTOS), Marketing (FGV), Mestrado em Arquitetura (FAUUSP/incompleto) e MBA em Administração (Instituto Mauá de Tecnologia). Elaboração, desenvolvimento e assessoria de projetos residenciais, comerciais e institucionais – com destaque na área de Universal Design. Experiência na área acadêmica (SENAC, Instituto Senador Fláquer, Escolas Municipais e Estaduais e Escola Panamericana de Arte). Fotógrafa amadora, possui trabalhos publicados em sites, livros e revistas e participação em exposições coletivas. Iniciou sua trajetória profissional na PMSP em 2007, tendo sido Supervisora (SMPED), Coordenadora de Projetos (Parque Ibirapuera) e Chefe de Aprovação (Prefeitura Regional Parelheiros).
    Desde 2015, compõe o quadro técnico da Escola Municipal de Jardinagem / UMAPAZ.
     

Público: Arquitetos, estudantes e interessados no tema
Vagas: 50

Dia: 26 de junho de 2018, terça-feira
Horário: 10h às 12h

Local: Sede da UMAPAZ - Parque Ibirapuera - Av. Quarto Centenário, 1268
Pedestres: Portão 7A
Estacionamento: Portão 7 da Av. República do Líbano (Zona Azul)

Inscrições encerradas

Qualquer alteração na atividade será informada via e-mail aos inscritos.

Como chegar na UMAPAZ

 

 Confira nossas redes sociais!