CONVERSA COM... Sarkis Sergio Kaloustian - Jardim Japonês: A Magia dos Jardins de Kyoto

Ao som de boa música e num ambiente intimista especialmente preparado, os convidados são recebidos com água aromatizada e chá - preparados com ervas frescas, colhidas em nosso Campo Experimental...
E então apresentam seus trabalhos - relacionados com o Meio Ambiente, Sustentabilidade, Paisagismo e Arte - interagindo com o público participante. E neste encontro de Outono iremos conversar com o arquiteto, paisagista e professor universitário Sarkis Sergio Kaloustian, que apresentará a história, os tipos e as técnicas milenares dos jardins japoneses, resultado de quatro anos de pesquisas em Kyoto, tempo em que residiu no Japão. “Para a maioria das pessoas, a ideia ou a imagem de jardim japonês remete à uma paisagem em miniatura com pouca ou nenhuma vegetação e algumas pedras sobre uma base de areia ou cascalho. Esses jardins não impressionam pela magnificência ou tamanho, e sim, procuram mais o silêncio, a pureza da forma, a delicadeza e a perfeição cuidadosa nos detalhes. O importante não é o visto, mas sim, o imaginado. Os estilos do jardim japonês mostram diferenças radicais quanto à sua concepção espacial e aos materiais usados em sua construção. Eles quase sempre são naturais ou simbólicos em relação à natureza, contrapondo-se ao estilo geométrico e artificial dos jardins europeus. De início, é preciso separar esses estilos para então descobrir a beleza preciosa e sutil contida em seus mínimos detalhes. A aparente simplicidade dos jardins japoneses contém infinitas variações geniais do uso dos terrenos, dos materiais e das formas em que a natureza e o clima exprimem sua sutil beleza. Coube aos mestres paisagistas o trabalho de síntese que permite uma experiência fundamental de contemplação e comunhão com a natureza.”(fonte: KALOUSTIAN, Sarkis Sergio. Jardim Japonês: A magia dos Jardins de Kyoto. Ed. K, 2010)

Facilitação:

  • SARKIS SERGIO KALOUSTIAN - Mestre pela Universidade de Kyoto, Japão (1990) com estudos de vídeo arte na leitura urbana. Fez pesquisas sobre Arquitetura Contemporânea Japonesa, com bolsa do Ministério da Cultura do Japão (Monbusho) de 1986 a 1990. Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Mackenzie (1979). É autor do livro Jardim Japonês - A Magia dos Jardins de Kyoto, Editora K, 2010. Atualmente é docente da Universidade Anhembi Morumbi no Curso de Arquitetura e Urbanismo e Curso de Design de Interiores. Tem vinte e sete anos de experiência de ensino nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, Artes, Design do Produto, Comunicação Visual, e Publicidade e Propaganda, Leciona as disciplinas de Projeto, Urbanismo, Desenho para Arquitetura, Paisagismo, Desenho para Design de Interiores Artista plástico, premiado em salões de arte, lançou CD com trilhas sonoras para dança e teatro (2008). (fonte: Lattes, Março.2018)

Coordenação:

  • Helena Quintana Minchin - Arquiteta Urbanista

Público: Público interessado
Vagas: 50

Dia: 29 de maio de 2018, terça-feira
Horário: 14h às 16h

Local: Sede da UMAPAZ - Parque Ibirapuera - Av. Quarto Centenário, 1268
Pedestres: Portão 7A
Estacionamento: Portão 7 da Av. República do Líbano (Zona Azul)

Inscrições encerradas

Qualquer alteração na atividade será informada via e-mail aos inscritos.

Como chegar na UMAPAZ

 

 Confira nossas redes sociais!