Palestra: O Caso da Figueira Centenária e a Biotecnologia Aplicada à Conservação de Espécies Arbóreas

 

 

Nos últimos oito mil anos, cerca de dois terços da cobertura florestal do planeta foram removidas em função do intenso processo de urbanização e crescimento populacional, e pela ampliação das fronteiras agrícolas. Esta situação deverá se agravar ainda mais nas próximas décadas, em decorrência das alterações provocadas pelo aquecimento global. Perante tal situação é extremamente importante a aplicação de medidas que permitam manter em segurança, recursos genéticos vegetais de espécies consideradas em situação de vulnerabilidade ou ameaçadas de extinção. Na presente palestra serão apresentadas técnicas biotecnológicas atualmente utilizadas para conservação ex situ de espécies florestais, utilizando como exemplo o caso do pinheiro brasileiro. Além disso, serão apresentadas as estratégias utilizadas para a clonagem da figueira das lagrimas, árvore documentada como a mais antiga da cidade de São Paulo.

 

Facilitação: Dr. André Luis Wendt dos Santos - Jovem Pesquisador FAPESP do Departamento de Botânica da USP, Laboratório de Biologia Celular de Plantas (BIOCEL/IB/USP)
Coordenação: Biólogas Ana Maria Brischi e Linda Lacerda da Silva - Professoras da Escola Municipal de Jardinagem - UMAPAZ-1

Público: Munícipes em geral, estudantes e profissionais das Ciências Agrárias e Biológicas e de Paisagismo

Dia: 31 de outubro de 2017, terça-feira
Horário: das 14h às 16h30

Local: Sede da UMAPAZ – Parque Ibirapuera. Av. Quarto Centenário, 1268.
Pedestres: Portão 7A.
Estacionamento: Portão 7 da Av. República do Líbano (Zona Azul).

Inscrições: aqui

Qualquer alteração na atividade será informada via e-mail aos inscritos.

 


» Clique aqui e veja todas as atividades da Escola Municipal de Jardinagem

 

Como chegar na UMAPAZ: