Curso: A Terra, O meio Físico e a Paisagem Urbana

Sobre: Na última década, e pela primeira vez na história humana, a população mundial se tornou predominantemente urbana. Esta ocupação humana interagiu com meio físico, gerando inúmeros problemas ambientais. Desta forma, é importante conhecermos o meio físico, seus elementos e processos associados, de forma a subsidiar e orientar as decisões voltadas ao planejamento urbano e ambiental e às intervenções humanas (obras civis, sistema viário, loteamentos etc.). A ocupação que desconsidera as particularidades dos terrenos favorece a ocorrência de problemas ambientais que, por sua vez, podem ameaçar ocupações humanas e gerar áreas de risco e até acidentes ambientais.

O curso visa estimular a reflexão sobre esta relação entre o uso e ocupação do solo urbano e o meio físico, os problemas decorrentes e como as Geociências vêm contribuindo para o enfrentamento destas questões, no município de São Paulo. Vamos buscar compreender os processos naturais e antrópicos de formação da paisagem no ambiente urbano, usando a experiência do município de São Paulo.

O programa do curso prevê aulas expositivas e dialogadas envolvendo conceitos básicos das Geociências, processos naturais e antrópicos ligados ao meio físico e ao processo de urbanização e como isto se relaciona ao planejamento urbano e ao entendimento dos problemas ambientais.

Palestrantes: Os palestrantes são profissionais atuantes em várias Secretarias da Prefeitura do Município de São Paulo, com larga experiência nos temas abordados.

Coordenação: Geol. Gustavo Agni Beuttenmuller

Público-alvo: Profissionais, professores e estudantes de geografia, engenharia, arquitetura, geologia, e demais interessados que possuam 2º grau completo.
Vagas: 70

Cronograma

1º Aula – 01 de Junho: Introdução, conceitos básicos de Geologia, planeta Terra, meio físico e relação com meio urbano.

2ª Aula – 08 de Junho: Introdução, conceitos básicos de Geologia, planeta Terra, meio físico e relação com meio urbano.

3ª Aula – 22 de Junho: Geotecnologia aplicada ao estudo do meio físico (Geogr. Jânio Marcos Rodrigues Ferreira - Secretaria do Verde e do Meio Ambiente – DEPAVE8/Divisão de Unidades de Conservação).

4ª Aula – 29 de Junho: As Geociências no gerenciamento dos riscos ambientais na cidade de São Paulo. (Geol. Ronaldo Malheiros Figueira - Defesa Civil – Secretaria de Segurança Urbana).

5ª Aula – 06 de Julho: O meio físico e o planejamento urbano ambiental (Geol. Patrícia Marra Sepe – Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento – Assessoria Técnica do Gabinete)

6ª Aula – 13 de Julho: Geologia e Arqueologia no município de São Paulo: introdução básica à Arqueologia, relações entre Geologia e sítios arqueológicos e aspectos da gestão da arqueologia urbana. (Geol. Francisco Adrião Neves – Secretaria Municipal de Cultura – Departamento do Patrimônio Histórico – Centro de Arqueologia de São Paulo).


Dia: dias 01, 08, 22, 29 de Junho; 06 e 13 de Julho
Horário: das 14h às 17h
Local: Sede da UMAPAZ – Parque Ibirapuera. Av. Quarto Centenário, 1268. Pedestres: Portão 7A.
Estacionamento: Portão 7 da Av. República do Líbano (Zona Azul).

Inscrições encerradas.

Qualquer alteração na atividade será informada via e-mail aos inscritos.

 


» Clique aqui e veja todas as atividades da Escola Municipal de Jardinagem

 

Como chegar na UMAPAZ: