Escola Municipal de Jardinagem

 

 Programas e Projetos

cabeçalho
P.A.P.
Cursos EMJ
EMJ 40 Anos
Programação Mensal
P.A.P.
Cursos EMJ
EMJ 40 Anos

Quem somos

A Escola Municipal de Jardinagem (EMJ) foi criada em 1975, com o objetivo de capacitar os jardineiros da Prefeitura, contribuindo para a qualificação das áreas verdes da cidade. Ao longo do tempo passou a oferecer cursos ao público em geral, com temas relacionados à jardinagem, paisagismo e meio ambiente. Foi incorporada em 2009 à Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz – UMAPAZ, atual Coordenação de Educação Ambiental e Cultura de Paz.

A EMJ oferece cursos regulares de Jardinagem, Recursos Paisagísticos, Hortas, Orquídeas, Sementes, Cactos e Suculentas, Arborização, Arquitetura da Paisagem, entre outros, além de atividades de curta duração como palestras, oficinas, vivências, trilhas e minicursos. Conta, ainda, com o Programa de Atendimento às Plantas – PAP

A EMJ possui um espaço educador, o Campo Experimental, onde são realizadas as aulas práticas e demonstrativas dos cursos regulares, oficinas, vivências, visitas monitoradas e dias de campo. O acesso ao local se dá pelos portões 3, 4 e 5 do Parque Ibirapuera. O Campo Experimental também é utilizado por outras Divisões da UMAPAZ e por parceiros como o CECCO-Ibirapuera.

Nossa Equipe

 

 

Ana Maria Brischi (DIRETORA)

Bióloga e Professora com Mestrado em Biologia Vegetal (UNESP – Rio Claro). Tem experiência de 12 anos na produção de mudas e de 12 anos no manejo e conservação de animais silvestres, com ênfase no estudo das Interações Fauna-Flora. abrischi@prefeitura.sp.gov.br

 

Adão Luiz Castanheiro Martins 

Engenheiro Agrônomo pela ESALQ/USP. Especialização em Controle Ambiental pela FSP/USP. Mestrado em Agricultura Tropical e Subtropical pelo IAC. Engenheiro Agrônomo na PMSP desde 1991. Compõe o quadro técnico da Escola Municipal de Jardinagem/EMJ desde 2004. Diretor de 2017 a 2020.

 

Brigitte Baum

Formada em Arquitetura e Urbanismo pela UFSC, com Especialização em Planejamento Turístico pelo SENAC/CEATEL. Atuou por 10 anos em DEPAVE 1 - Divisão de Projetos e Obras da SVMA em projetos e obras de reforma, adaptação à acessibilidade e instalação de brinquedos infantis nos parques municipais. Desde 2015, é professora nos cursos da Escola Municipal de Jardinagem: Recursos Paisagísticos, Sementes: biologia, jardinagem e folclore e Horta. Praticante de permacultura e agrofloresta, implantou o Jardim de Chuva e participou da implantação dos canteiros sintrópicos na UMAPAZ. 

 

Carlos Alexandre Petito

 Formado em Tecnologia em Processamento de Dados; Efetivo na PMSP desde julho/1989 no cargo de Assistente de Gestão de Políticas Públicas; Na Escola Municipal de Jardinagem desde junho/2010, atuando na área Administrativa.

 

Cristina Fischetti Bönecker

Arquiteta pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Mackenzie. Foi cenógrafa durante 20 anos em televisão e teatro e, desde 2001, passou a trabalhar com paisagismo de áreas públicas e privadas. Realizou projetos e execução de praças pela EMURB, no programa Centros de Bairros, e a implantação de parques pelo Programa 100 Parques na SVMA - Depave 1, entre outros. Foi Supervisora de Projetos e Obras na Subprefeitura de Pinheiros e, por 8 anos trabalhou com Termos de Cooperação para praças, canteiros centrais e áreas verdes.

 

Gustavo Agni Beuttenmuller

Geólogo pelo Instituto de Geociências-USP. Especialização em Gestão Ambiental (FSP-USP). Lideranças em Desenvolvimento Sustentável (ABDL-LEAD); Mestrado em Administração Pública e Governo (EAESP-FGV-SP). Atuação: Planejamento Urbano e Ambiental; Educação Ambiental, Científica e Geociências

 

Helena Quintana Minchin

Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo (FAU UNISANTOS), Marketing (FGV), Mestrado em Arquitetura (FAUUSP/incompleto) e MBA em Administração (Instituto Mauá de Tecnologia). Elaboração, desenvolvimento e assessoria de projetos, com destaque na área de Universal Design. Experiência na área acadêmica (SENAC, Instituto Senador Fláquer, Escolas Municipais e Estaduais e Escola Panamericana de Arte) e fotógrafa amadora. Iniciou sua trajetória profissional na PMSP em 2007, tendo sido Supervisora (SMPED), Coordenadora de Projetos (Parque Ibirapuera) e Chefe de Aprovação (Prefeitura Regional Parelheiros). Desde 2015, compõe o quadro técnico da Escola Municipal de Jardinagem / UMAPAZ, ministrando aulas no curso Recursos Paisagísticos. Criou e coordena diversos projetos como: 46 Tons de Verde, O Jardim Sensorial... e seu exuberante universo de texturas, sons, cores, sabores & aromas; Na Quinta..., Conversa Com..., UMAPAZ Visita..., Atelier Aberto..., Degustando Histórias... Saberes & Sabores (Cambuci, Café, Pão), Semanas Temáticas (Fotografia, Japão, Consciência Negra, etc), Oficinas de Mini-Jardins Temáticos, etc. Atualmente é também responsável pelo Espaço Expositivo UMAPAZ.

 

Juscelino Nobuo Shiraki 

Engenheiro Agrônomo graduado pela UNESP Botucatu. Trabalhou em diversos setores da Prefeitura de São Paulo e atualmente compõe o quadro técnico da Escola Municipal de Jardinagem / UMAPAZ – Departamento de Educação Ambiental da SVMA.     

 

Linda Lacerda da Silva 

Bióloga pela UERJ com Mestrado em Ciências Agrárias (UFV) e Doutorado em Biologia Vegetal (UNESP – Rio Claro). Tem experiência de mais de 30 anos em Botânica, Anatomia Vegetal e Jardinagem, e de 12 anos com manejo de animais silvestres com ênfase na conservação do bugio-ruivo (Alouatta clamitans) em cativeiro e vida livre. 

 

 Luciene  Lopes Lacerda

Bióloga formada pela UNG, especialista em Manejo de Animais Silvestres pela PUC-SP e em Arborização Urbana pela UNIFESP. Analista de Meio Ambiente da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente da PMSP desde 2009. Atualmente técnica e docente da Escola Municipal de Jardinagem / UMAPAZ.

 

Márcio Amaral Yamamoto

Engenheiro Florestal pela ESALQ/USP. Atua há mais de 18 anos na SVMA. Tem experiência em Políticas Públicas, Gestão de Contratos Administrativos, Manejo Florestal, Gestão de Parques, Arborização Urbana, Produção de Mudas e Arboricultura. Compõe o quadro técnico da Escola Municipal de Jardinagem. Coordena e desenvolve o Curso Municipal de Arborização Urbana e a Oficina de Jardinagem com Foco em Saúde (em parceria com o Cecco Ibirapuera). Ministra aulas no Curso Municipal de Jardinagem, no Curso de Recursos Paisagísticos, na Oficina de Jardinagem com Foco em Saúde e no Curso Municipal de Arborização Urbana.

 

Marco Antonio Braga

Artista visual, na Escola Municipal de Jardinagem desde 1984. Cursou Artes Plásticas, FAAP; Desenho, Escola Panamericana de Arte; Desenho e História da Arte, Liceu de Artes e Ofícios; entre outros. Desenvolve pesquisas relacionando a História da Arte com a História do Paisagismo, ministra aulas referentes à ‘História do Paisagismo’, ‘Percepção estética’, ‘Composição de Espaços’.

 

Mariangela Mariani

Arquiteta Urbanista formada pela Universidade Mackenzie, cursou paisagismo e jardinagem (Secretaria de agricultura de SP – 1978), atuando como Arquiteta Paisagista desde então. Em 2008 entrou na SVMA trabalhando no DEPAVE – 5 como chefe das bases setoriais na área de gestão e manutenção de parques. Pós-graduação em Ecologia, Arte e Sustentabilidade – UNESP/UMAPAZ (2011). No ano de 2013 passou a servidora da SIURB como arquiteta atuando na área de planejamento. Atualmente compõe o quadro técnico da Escola Municipal de Jardinagem / UMAPAZ e ministra aulas no curso de Recursos Paisagísticos.

 

Mário do Nascimento Junior: 

Engenheiro Agrônomo pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, da Universidade de São Paulo. Atualmente compõe o quadro técnico da Escola Municipal de Jardinagem / UMAPAZ.

 

Natalia Paganotti Antonucci

Bióloga com mestrado em Botânica pelo Instituto de Biociências (USP/SP). Especialista em Gerenciamento Ambiental pela ESALQ/USP e em Geoprocessamento pelo SENAC/Santo Amaro. Analista de Meio Ambiente na PMSP desde 2010. Atuou na fiscalização ambiental e na gestão de Unidades de Conservação. Compõe o quadro técnico da Escola Municipal de Jardinagem/EMJ desde 2021.

 

Nilce Morais Pinto: 

Bacharelado em Serviço Social pela PUC-SP. Pós-graduação em Educação Ambiental pelo SENAC. Atuação, desde 1994, na Secretaria do Verde e do Meio Ambiente / PMSP, nas áreas: Parques e Áreas Verdes (DEPAVE)/Escola de Jardinagem/Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ). 

 

Thiago Beloni 

Engenheiro Agrônomo pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” / Universidade de São Paulo. Trabalhou em diversos setores da Prefeitura de São Paulo. Atualmente compõe o quadro técnico da Escola Municipal de Jardinagem / UMAPAZ.