Curso Estudo da Família Orchidaceae

Programação para 2018

O Curso “Estudo da Família Orchidaceae” é aberto a munícipes em geral e funcionários públicos municipais interessados no tema e tem por objetivo fornecer subsídios técnicos sobre diversos aspectos relacionados ao reconhecimento e cultivo de orquídeas, visando à conservação desse grupo de plantas. Por meio de uma abordagem evolutiva e transdisciplinar, mostrar ao aluno que para compreender a grande diversidade e distribuição dessas plantas e outros seres vivos no planeta, é necessário pesquisar e avaliar as mudanças e condições ambientais ao longo do tempo geológico e os fatores que atuaram, inclusive o antrópico.

  

 

Coordenação: Engenheiro Agrônomo Juscelino Nobuo Shiraki 

» Temas abordados: identificação e morfologia de orquídeas – sistemática e abordagem das subfamílias botânicas – identificação dos gêneros mais conhecidos e cultivados no Brasil – cultivo de orquídeas relacionado aos seus hábitats – substratos, recipientes, adubação e locais de cultivo - formas de multiplicação – biogeografia das orquídeas - julgamento do grupo das Cattleyas e seus híbridos com base na geometria – características a serem avaliadas na escolha de plantas matrizes – identificação e formas de controle das principais pragas e doenças das orquídeas, com enfoque na teoria da trofobiose.

Serão realizadas 2 (duas) turmas em 2018.


Inscrições / Matrículas: Os interessados deverão se inscrever presencialmente na Escola Municipal de Jardinagem, munidos de documento com foto, nas datas específicas. A partir das 8h serão distribuídas senhas até o preenchimento das vagas, observando-se a ordem de chegada. Após o preenchimento das vagas será feita uma lista de espera para ocupar eventuais desistências de matriculados.


OBS.: A ausência injustificada do participante na primeira aula acarretará no seu desligamento da turma para inclusão do primeiro interessado da lista de espera.


Vagas: 50 alunos por turma.


Certificado: receberá o Certificado de Participação o aluno que obtiver 75% de presença. O aluno poderá ter até 4 (quatro) faltas.



Duração: 17 aulas (51 horas).


Opções de turmas: terças e quintas-feiras ou terças, quartas e quintas-feiras.


Períodos: manhã (9h às 12h) ou tarde (13h00 às 16h00)


Material: apostila do curso disponível no link: apostila do curso de orquídeas


Curso gratuito.


TURMAS PARA 2018:

TURMA Nº
DATA DA MATRÍCULA
DIAS DA SEMANA
HORÁRIO
INÍCIO
TÉRMINO
38 03/04/2018 - TERÇA-FEIRA TERÇA/QUINTA 9h às 12h 10/04/18 12/06/18
39 25/09/2018 - TERÇA-FEIRA TERÇA/QUARTA/QUINTA 13h às 16h 02/10/18 07/11/18

 

 

Endereço: Av. Quarto Centenário, 1268 – Parque Ibirapuera. Acesso pelo portão 7A para pedestres. Estacionamento (Zona Azul): Portão 7, Av. República do Líbano.

Em caso de dúvida, ligar para a Secretaria de Cursos, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 16h, através do telefone: 11 5908-3800.
Ou mande um e-mail para: cursosescolajardinagem@prefeitura.sp.gov.br

 

Acesse aqui a versão web da apostila do curso.

 

 

Local: Sede da UMAPAZ – Parque Ibirapuera. Av. Quarto Centenário, 1268.
Pedestres: Portão 7A.
Estacionamento: Portão 7 da Av. República do Líbano (Zona Azul).

 

Qualquer alteração na atividade será informada via e-mail aos inscritos.

 


» Clique aqui e veja todas as atividades da Escola Municipal de Jardinagem

 

Como chegar na UMAPAZ: