MÓDULO EXPERIMENTAL: “INTRODUÇÃO À ASTROBIOLOGIA"

topo

ATIVIDADE CANCELADA EM VIRTUDE DO CORONAVÍRUS

 

 MÓDULO EXPERIMENTAL: “INTRODUÇÃO À ASTROBIOLOGIA"

Dias: 15 a 24 de abril de 2020 (quartas e sextas-feiras).
Horário: 19h às 21h

Descrição

Existe vida fora da Terra? Como a vida surgiu e evoluiu? Qual o futuro da humanidade na Terra? Conseguiremos colonizar o Universo? A Exobiologia, Xenobiologia, Cosmobiologia, Bioastronomia ou simplesmente Astrobiologia, é um campo multidisciplinar com diversas áreas de pesquisa que unidas buscam as respostas sobre a vida em nosso Universo. Com uma abordagem multidisciplinar este módulo proporciona uma visão geral da hipótese exobiológica. A hipótese de que existiria vida extraterrestre e/ou de origem independente daquela que conhecemos. Conteúdo Programático: 1. Origem dos elementos químicos; 2. Química prebiótica; 3. Origem da vida; 4. Planetas habitáveis; 5. Vida ao extremo; 6. Metabolismos pouco convencionais; 7. Busca de vida fora da terra; 8. Futuro da vida na terra e no universo; 9. Exploração interestelar.

 

Facilitação e  coordenação

Henriette Righi
Possui Licenciatura Plena em Física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo (2009). É doutora na área interdisciplinar na qual desenvolve e coordena pesquisa em Biotecnologia com técnicas nucleares, Biofísica Celular e Molecular. Tem experiência teórico-prática na área biofísica celular e molecular. É ativa colaboradora em projetos multidisciplinares na Universidade de São Paulo nos quais realiza estudos da ação de Campos exógenos, dano e reparo em DNA induzidos por radiações ionizantes em bactérias extremófilas, e desenvolvimento de modelos de metabolismo e depuração de Urânio presente na dieta de aves e mamíferos. Atualmente é professora da Escola Municipal de Astrofísica e Planetários de São Paulo.

 

Coordenação

Dinah Moreira Allen

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

                

 

Sobre

Público: nível médio completo ou em curso

Vagas: 100

Dias:  15 a 24 de abril de 2020 (quartas e sextas-feiras).

Horário: das 19h00 às 21h00

Carga Horária: 8h

Período de inscrição: até esgotarem as vagas

Local: Auditório da Escola Municipal de Astrofísica (EMA)

Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, dentro do Parque Ibirapuera.
Acesso para carros pelo portão 3, (estacionamento com Zona Azul). Acesso mais próximo para pedestres pelos portões 9 e 10.

Telefone: 11 2522 4669

 

Como chegar no Planetário Prof. Aristóteles Orsini

 

Confira nossas redes socias

 

  •